Há uns meses, coloquei aqui um post sobre o programa da 24 Kitchen chamado A Sentada Familiar e elogiei a simplicidade com que a sua autora nos explicava os pratos que fazia. E nos quais a sua origem africana deixava uma marca, por mim muito apreciada, já que passei um tempo bem gostoso por aquelas terras.
Mas o que na altura me chamou mais a atenção, para além das curiosas receitas que nos disponibilizava, era a forma como ela conduzia o programa. Nada de toillettes exóticas que ninguém leva para a cozinha, apenas os jeans e as camisas constituiam a sua "farda" e isso contribuia muito para que a nossa atenção se centrasse sobre a comida. Por mim, encantada, dado que era uma mais valia. É que também é deste modo que preparo as refeições da família.
Uma vez, há talvez um ano, encontrei-a acidentalmente num jantar em casa da Rita Delgado e aproveitei para lhe elogiar o seu programa. Apesar de surpreendida, pareceu-me realmente feliz com o elogio.
Há pouco tempo soube que iria lançar um livro com as suas receitas. Recebi-o hoje das mãos da amiga comum. Estive toda a manhã a vê-lo e confirmei tudo o que antes me parecera. A Sandra Nobre do livro é exactamente aquela que vemos na televisão. Uma chef!
As receitas, excelentes, estão bem arrumadas pelas estações do ano, num livro cuidado, cuja edição pertence à Casa das Letras e ao canal onde trabalha. Vale a pena adquiri-lo e vale a pena assistir aos seus programas.
A Sandra é uma profissional que se prepara, que estuda e que, espero, tenha ambições de ir cada vez mais longe. À escala nacional, para mim, o seu programa e o da Catia Goarmon são os que mais se aproximam daquilo que eu julgo deverá ser o objectivo a atingir.
A Sandra é uma profissional que se prepara, que estuda e que, espero, tenha ambições de ir cada vez mais longe. À escala nacional, para mim, o seu programa e o da Catia Goarmon são os que mais se aproximam daquilo que eu julgo deverá ser o objectivo a atingir.
Por isso, espero que outros livros dela venham a surgir e que o seu programa continue com a mesma simplicidade a que já nos habituou.
HSC
HSC
19 comentários:
Querida Helena Sacadura Cabral:
Adorei o que aqui escreveu sobre o meu livro embora tal se deva mais à sua simpatia e generosidade do que ao meu mérito.
Um beijinho grande desta admiradora. Sua,
Sandra Nobre
Adoro este programa que agora até está renovado. Tem toda a razão. Assistir à Sandra fazer comida até nos aquieta.
Bjo da Katia
Tem muita razão. A Sandra Nobre é de uma grande serenidade e leva muito a sério aquilo que faz. Por isso é chef e não apenas uma boa cozinheira!
Tomás
Olá ! Vejo muito pouca TV mas estes comentários saudáveis despertaram - me interesse . Qual é o canal e hora ? Um abraço e boa continuação Fátima Pinheiro
Sou assidua do 24Kitchen, pôe-me bem disposta, distrai-me, dá -me gosto só de ver, mas também já aprendi imenso com todos os chefs que la aparecem. A Filipa Dias é o oposto da Sandra Nobre , são condimentos diferentes , mas ambas têm muito valor e graça. Tb gosto do Jamie e do cozinheiro sueco (?) e até já aprendi algumas palavras nessa língua maluca !! Espero que continuem a transmitir o Masterchef USA, que me entusiasma imenso. Uma coisa é certa, o canal é mesmo uma mais valia!
A tia Cátia tem dois tiques: falar a toda a hora e desora dos pratos da mãezinha (que exagero!) como forma de pretensa prova de autenticidade, muito em voga, e repetir que faz tudo à sua maneira (a guide line do seu programa). Mas a maneira da tia Cátia é muito rebuscada, mistura tudo com leite condensado (acredite-se ou não, até mistura limonada com leite condensado, um pesadelo!), é mais mel, mais açúcar, mais natas, mais manteiga, é mais, mais, é mesmo «prá engorda». De qualquer modo a tia Cátia é muito melhor do que a rainha das mixórdias, a voluptuosa e bela Nigella, que fazia coisas como esfarelar uns brioches comprados feitos e atirar-lhes para cima com leite-creme inglês de pacote e já está! Depois devorava tudo num segundo, sem sequer saborear, tudo muito neurótico. No início a miúda rockabilly, Filipa, tinha a sua graça, pela novidade e frescura, mas depois... teve de inventar à pressão umas mistelas com twist, com um aspecto intragável, e já não a posso ver, mudo logo de canal. Além disso, Filipa engordou, os atavios complicados já não lhe ficam nada bem, tornou-se numa espécie de rebolona convencida «Vocês façam isto, vocês façam aquilo!». São programas sem uma filosofia clara, uma misturada difícil de captar, querem agradar a todos. Acabam por ser preferíveis programa mais definidos como «Doces do Ofício» do chef de pastelaria Francisco Moreira, que não engana ninguém, faz doces CALÓRICOS bem feitos. «A Sentada» é um misto de raízes africanas interessantes com pretensões à finesse da haute cuisine. Por isso elejo a maravilhosa Iara Rodrigues e o seu programa «Naturalmente», a única que sabe o que está a fazer num país com necessidades prementes de mudança de hábitos alimentares e de conhecimento dos alimentos. Nutricionista, Iara Rodrigues, estuda, investiga, experimenta, para criar e aprimorar receitas não só saudáveis, mas saborosas e apelativas, dentro dum conceito e de uma prática já muito distanciada, felizmente, da tristeza enfadonha da ideia de dieta do português em regime.
Ela tempera, acima de tudo, com amor...
Parabens Sandra. Tem previsao de lancat o livro em Angola? Se sim, Para quando? Sucessos
Unknon
O canal é o 24 Kitchen. As horas variam consoante o dia da semana.
Se todas as mães e avós fossem boas cozinheiras não tínhamos tanta obesidade e excesso de peso nas crianças e nos adultos, que se devem sobretudo a erro alimentar. É um mito, por muito que gostemos das nossas mães e avós. Da sentada acaba por não se saber grande coisa, não se chega a perceber o que é mesmo. É uma mesa abastada, uma mesa popular, são receitas pobres na sua origem, mas deliciosas, como as nossas alentejanas, é um dia de festa, é todos os dias? Penso que isso se deve mais aos programadores do que à chef. Não gosto de a ver cozinhar com os cabelos soltos a cair para a cara, fica esquisito, a não ser com uma bandelete, etc. E a chef da sentada fica tão bem de cabelo apanhado, então com aquele turbante africano. Os doces ofícios só vi uma vez, é que só de ver fazer aquelas bombas de açúcar, engorda. Mas o chef não come nada daquilo, não pode ser, se come não há justiça neste mundo, ele é magrinho. Em contraste com a tia Cátia com o seu ar anafado, mas é bonita, toda contente porque acha que faz uma comidinha saudável, só porque mete espinafres. Só que não. Mas já deu o primeiro passo com os espinafres, um dia destes dá mais um passo em direção à saúde alimentar, e deixa de lado alguns ingredientes.
Anónimo das15:32
Em matéria de penteados e cabelos quase em cima dos cozinhados, temos bem mais por onde escolher e, possivelmente, a seu gosto.
Mas esses são programas em que a chef consegue reunir em si própria penteados, moda e sensualidade.
Há que aprecie o género. Não é o meu caso.
A Sentada Familiar - expressão africana - quer dizer refeição em família. E as refeições em familia podem ser diárias - com a familia que formámos - ou terem a frequência que cada um escolhe.
Eu, por exemplo, gosto de almoçar ou jantar, quinzenalmente, aos domingos, com a familia alargada. E adoro preparar repastos para o filho ou o neto sempre que tenho mais saudades deles.
No resto, a porta está sempre aberta para os familiares ou amigos que queiram juntar-se a mim!
O que aconteceu ao Jamie? A cadeia de restaurantes Jamie foi à falência. Milionário ou Bi, ou Tri, não sei, parece que teve de injectar dinheiro pessoal para acudir. Consta que é um fenómeno de hoje e que várias cadeias famosas têm falido. O que se passa nesta economia selvagem?
Também sei criticar o que não gosto, mas este canal não é para ver non stop, é uma lufada gastronómica para descansar dos programas mais pesados. Sendo assim, não tem de ser pedagógico, nem hipo calórico, cada um desenvolve a sua tecnica e explica o que pretende. Mal de nós se todos fossemos iguais no palato. Gosto que estes chefs não sejam apologistas do estilo gourmet e que as receitas tenham condimentos acessíveis, não uma quantidade de produtos que não temos em casa. Não cozinho todos os dias, mas adoro cozinhar para os meus filhos e netos quando calha eles virem cá. Acho a tia Cátia um pouco paternalista, mas muito simpática e simples.
É mais ou menos assim:
- Se vemos chefs em boa forma física apresentarem receitas carregadas de sal, de açúcares e de gorduras animais, pratos super calóricos, sabemos que no seu dia a dia eles não comem assim, aquilo é só para a tv.
- Se são chefs gordinhos que fazem pratos que engordam, está provado (pela imagem junta) que comem o que fazem na tv, e não queremos ficar como eles.
- Se são chefs em boa forma que fazem receitas saudáveis e apetitosas, aí está o programa nota máxima.
Nota: é provável que os dois primeiros apanhem nas suas audiências pessoas com maus hábitos e sem noções alimentares, que não pensam que aquelas receitas só podem ser comidas pontualmente, num dia de festa. E quando lhes vendem que é saudável...
Seria importante fazerem um programa sobre alimentação para bebés e crianças, muitos pais têm dificuldade em saber o que fazer. Mesmo com algumas indicações dos pediatras, se não cozinham nem gostam, acabam por fazer sempre a mesma coisa, e poderiam variar muito mais. Um programa orientado por uma equipa de pediatra, nutricionista e chef.
Ai a criança na foto com sua alteza real, so tacky
Há agora um novo programa no 24kitchen com as irmãs Hemsley, nascidas em Londres, com pai inglês e mãe filipina. Propõe-nos receitas saudáveis dentro de um estilo de vida welness. Têm sido muito criticadas no reino unido por não
terem qualificação para aquilo que se propõem.
Vejo com assiduidade o 24 kitchen. Estou em Angola e se há uma coisa que irrita muitos dos que aqui estão e vem a Sentada é a Sandra Nobre dizer que aqui está! Mentira. O programa e gravado em Portugal. Que necessidade há em mentir? E aquele yummy anda delicious fez-me mudar de canal....
É difícil agradar a todos, mas a chef Sandra Nobre é uma grande chef. Adoro o jeito que ela apresenta o programa, as receitas com ingreendientes que estão ao alcanse. Adoro-te chef
Sandra
existe amor em tudo que fazes Sandra amo suas receitas boas e simples
Enviar um comentário