terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Centro de Saúde da Lapa


A saúde é, decerto, uma área onde tudo conta. Desde quem toma nota do nosso nome, até quem nos observa e prescreve. Ao contrário de muitos, eu sou uma beneficiária do Serviço Nacional de Saúde que tem sido sempre muito bem atendida. E, por duas vezes, em urgências, uma no Hospital de S. José e outra no Centro de Saúde da Lapa.
Ora é deste que hoje vos quero falar. É muito difícil encontrar um conjunto de pessoas que sejam mais prestativas e atenciosas a velarem por nós. Desde a recepção - o primeiro contacto - aos restantes elementos da cadeia que se ocupa das nossas maleitas.
Por razões que não interessam a ninguém, no espaço de uma semana tive que me deslocar por mais de uma vez aquele Centro com um problema administrativo complicado de resolver. 
Não era possível ter encontrado pessoas mais diligentes, afáveis e empenhadas. Por isso, o mínimo que posso fazer, é deixar aqui um enorme elogio à Dra Teresa Costa que coordena aquela instituição e à sua equipa. Não esquecendo a minha calorosa médica de família, Dra Teresa Mota, uma clínica de quem muito gosto.

HSC

7 comentários:

  1. Também não tenho qualquer razão de queixa do meu Centro de Saúde, da minha médica de família e do pessoal administrativo que só não dão em doidos e à sola com a quantidade de gente, porque de facto são muito profissionais e gostam do que fazem.

    Marco as consultas pela internet

    O tempo de espera, para marcar uma consulta (por vezes estão lá às 6 da manhã) e depois na própria consulta é muito insuportável para os mais idosos, que por vezes corta-me a alma ver o que vejo e contra isso nada posso fazer!

    Os médicos estão lá, o que têm é muitos utentes para atender, fora as urgências graves que aparecem constantemente.

    Enfim mas temos o que já é bom!

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  2. O que a Helena parece ainda desconhecer é que um dos médicos dessa equipa do Centro de Saúde da Lapa é seu primo. Não sabia, pois não? :-)

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  3. Paulo, só você para me dar noticias boas.
    Pois não sei qual deles será e espero que me diga para da próxima lhe ir dar um abraço.
    Na minha família, como sabe, abundam médicos e advogados e os meus filhos nasceram na Clinica Cabral Sacadura. A novidade que me dá enche-me de satisfação. Espero conhece-lo!

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  4. Bom dia Helena!
    Parece que os centros de saúde estão a melhorar, felizmente não tenho razões de queixa do meu. Gosto da minha medica, como do pessoal, que ali trabalha.
    Já não digo o mesmo do hospital que serve a população.
    Há 8 anos, a minha mãe esteve bastante mal, por sorte foi decidido por o meu marido, levarem-na para o Hospital de S.José, onde foi muito bem tratada, esteve internada quase 2 meses.
    Os medicos, como enfermeiros sempre muito atentos ao problema, se tivesse ficado neste hospital, tenho quase a certeza que tinha morrido.
    Já o meu pai, foi vitima dos maus profissionais que estão nas urgências do hospital, atendem as pessoas em série, sem se preocuparem com os sintomas, alguns graves.
    Conheço 3 casos, uma jovem de 32 anos, uma de 39 e o meu pai, todos eles com sintomas cardíacos, a todos foi dito que estavam bem, sem fazerem os exames respectivos, todos morreram no dia a seguir.
    Tive a coragem de ir falar com o medico que o atendeu, ele quase sempre de cabeça baixa, sem saber o que dizer.
    Disse-lhe que o condenou à morte, quando lhe deu alta, que eu não sendo medica, sei quais são os sintomas de alerta, como pode ele não saber... no fim a agradeço-me a minha coragem, educação que tive com ele.
    Eu, senti-me aliviada de enfrentar o medico, passei a mensagem que não pudia ter a mesma atitude com outros doentes, apresentei queixa ao hospital. Mais tarde, recebi uma carta de condolências, dizia que tudo tinham feito, ( falso ) a cardiologista que o atendeu no dia a seguir, disse que numca mandaria um doente para casa com os mesmos sintomas com que chegou. Bastava só lhe terem feito uma eco ou rx, mas não pudia responder pelos colegas.
    Agradeço à Drª Lurdes, que tudo fez para o salvar, ao Dr.Álvaro de Santa Marta que o operou, numa longa operação que durou mais de 6 horas, sem sucesso, que ganhou 4 € à hora, mas que o fez por amor à profissão.
    São destes profissionais, que vestem a camisola do seu oficío, que fazem o trabalho com gosto que o país está a perder, estão a emigrar para outros países, em busca de melhores condições de trabalho e salário.
    Sei que o Dr. Álvaro teve uma proposta milionária para um país árabe, não sei se aceitou, mas sei que é o único medico que faz este tipo de operações em Santa Marta, logo se o perderem, perde-se um grande médico.

    Carla

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  5. Paulo Abreu Lima
    Obrigada! Não deixarei de lhe ir dar um abraço seja qual for a sua especialidade.

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  6. Um dia, talvez haja uns 5 anos pedi o Livro de Reclamações do meu Centro de Saúde. Muito assustada a administrativa perguntou-me o que tinha acontecido para eu querer reclamar. "Nada", disse eu, o" que eu quero fazer é um elogio a quem atende no módulo Rosa", (que era o meu)! Muito admirada, já que segundo ela nunca isso tinha acontecido sugeriu-me que o fizesse numa folha A4. "Não, não quero" disse eu, "porque a folha iria perder-se numa gaveta qualquer e no livro, qd fossem tratar das reclamações iriam encontrar também um elogio". Mais tarde recebi um amável feedback!

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  7. Enquanto profissional dos cuidados de saúde primários venho apenas dizer que foi com enorme agrado que li o seu texto, num tempo em que os elogios - em muitas situações bem merecidos - são tão raros.
    Obrigada.

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