Muitas empresas ainda acreditam que a felicidade é a recompensa do resultado. Trabalhe duro e terá sucesso, afirmam. No entanto na última década, uma série de pesquisas têm mostrado que a ordem não é exatamente essa.
A felicidade no trabalho está
a tornar-se tão relevante que algumas empresas têm criado uma função
especificamente dedicada a esta area. A missão de um diretor de felicidade, ou
chief happiness officer (CHO) é garantir que os funcionários sejam felizes. O conceito
surgiu na Dinamarca em 2003, quando a empresa Woohoo Partnership criou uma
metodologia voltada para promover mudanças positivas e duradouras no ambiente
corporativo.
Assim, nasceu a certificação
em CHO, na qual o profissional é treinado para elaborar estratégias e ações que
elevem a felicidade dos colaboradores, aumentando os índices de produtividade e
engajamento da equipe. Amazon, Google e Airbnb são algumas das organizações que
instituíram o cargo de CHO no expediente.
Outras, no futuro, se lhe seguirão,
também no nosso país, onde já tenho feito alguns workshops com sucesso!
HSC
🌹
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