A segunda boa notícia - que pode não ser surpresa para quem a
conhece bem -, que não deixa de ser um orgulho, é que Lisboa foi considerada uma das
50 cidades mais bonitas do mundo. Esta foi a eleição dos leitores da importante revista Condé Naste Traveller.
A terceira notícia não é em si boa ou má. A leitura que dela fizermos é que é muito importante Trata-se de uma afirmação do padre Francisco que nos deve tocar particularmente e que diz que "não é automático que quem frequenta a
casa de Deus e conhece a sua misericórdia saiba amar o próximo.» «Podes
conhecer toda a Bíblia, podes conhecer todas as rubricas litúrgicas, podes
conhecer toda a teologia», mas «amar não é automático, amar tem outro caminho,
com inteligência, mas com algo mais.»
Aqui fica algo que confirma que os portugueses sabem responder aos estímulos, quando a eles são chamados. E também que os lisboetas devem sentir-se felizes por poderem gozar a sua cidade, pese embora algumas mazelas que bem podiam não existir.
Finalmente que os católicos, ou os que se dizem como tal, pensem bem na sua opção, porque a prática litúrgica está longe de ser o mais importante na salvação das suas vidas...
HSC
ResponderEliminarSe Lx estivesse entre as dez cidades mais belas do mundo é que me vangloriava...mas entre 50!!!
Muitos analistas consideram outras cidades mais pequenas tão belas ou mais belas que as capitais....o Porto é uma delas.
ResponderEliminarHelena
Já sabia, é sempre bom ouvir/ler as boas noticias.
Boa frase a do Papa Francisco, muito acertada. Conheço outra muito parecida com diferente intenção, passo a citar.
Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
Carl Jung
Carla
Virgínia, mas se considerarmos as centenas de cidades (com o tamanho de Lisboa e maiores do que ela) que há por esse mundo, estar entre as 50 mais bonitas já é muito honroso, não acha?!
ResponderEliminarObviamente que esta Lisboa que eu Amo só podia estar entre as
ResponderEliminar50 mais bonitas. Só quem não veja isentamente Lisboa pode achar
que não é importante.
O Papa Francisco é único. As suas palavras são sábias e sempre
com muito respeito pelas pessoas.
Sobre o quadro os portugueses sempre que solicitados, dão uma
resposta positiva.
Os meus cumprimentos
Irene Alves
Dra. Helena quero que saiba que tenho muito admiracao por si. Sigo atentamente o seu blogue e as vezes ate me poe bem disposta. Em relacao as palavras do Papa penso que a Igreja nao devia fazer esses julgamentos. A Igreja julga muito e so Deus conhece o intimo das pessoas. Eu ando um bocado desiludida com a Igreja. A experiencia ensina me a viver uma experiencia com Deus mais recolhida e nao estar nada preocupada com o que os outros julgam. Devo ser mesmo muito especial porque nao julgo o que nao conheco bem. Os homens julgam pelas aparencias mas Deus ve o coracao. E nao e uma questao so de inteligencia mas de bondade.
ResponderEliminarGostei muito das notícias e fico muito feliz,com o reconhecimento da beleza de Lisboa. Tenho a sorte de já ter viajado por muitos sítios e, sem qualquer espécie de "patrioteirismo", acho que Lisboa (com todos os seus defeitos)é muito bonita.
ResponderEliminarEm relação ao comentário que faz sobre alguns católicos, estou 100% de acordo. Eu raramente vou à missa, mas tento ter um comportamento cristão na minha vida diária. Já outros que todos os domingos vão à missa e comungam, não passam de "sepulcros caiados de branco".
Maria F. Silvestre
ResponderEliminarDalma, as cidades maiores como Londres, NY, Tokyo ou Mexico têm muitos mais habitantes que Lisboa, portanto não se podem comparar com a nossa capital que só tem 1 milhão de habitantes. E o que consideram eles bonitos? A localização? A arquitectura? A preservação? o turismo? o tempo?
Uma prima minha brasileira disse-me que o Rio é a cidade mais feia construida no local mais belo da Terra....é ela que tem razão. Há muitos mais factores a considerar do que aquelas que existem na filosofia dos tourism makers.
Anónimo das 22:43
ResponderEliminarA vivência religiosa pode ser monacal e longe do mundo. Muitas freiras e monges o fazem. Mas quando se vive neste mundo o que Francisco nos pede é que estejamos abertos ao sofrimento dos outros e não nos fechemos no nosso. Ele "pede", não impõe. E cada um de nós actua como julgar mais certo. É o que se chama de "livre arbitrio"!
Gosto de boas notícias.
ResponderEliminarBom saber que uma obra de arte magnífica está no nosso País,finalmente.O pedido foi atendido.
E depois, Lisboa é igualmente magnífica..."uma cidade de encantos mil", e número um no meu coração.
Papa Francisco - O Magnífico,coração humilde,franco,espelha a rectidão dos valores nobres do ser humano.
Dra Helena, igualmente magnífica pela força hercúlea em superar a maior dor do mundo.
Deixo um forte e sentido aplauso.
Maria
Dra. Helena. Eu ate ja estive numa ordem monacal a fazer uma experiencia mas nao segui preciso de um bocado de mais accao na minha vida. Sou a Fatima. Fui eu que lhe ofereci um sabonete pintado com uma Rosa. Sempre tive vocacao para as artes. Adoro o seu filho Paulo.
ResponderEliminarGosto do Paulo ha 15 anos e estou certa que nao vou amar mais ninguem. Bj.
ResponderEliminarExcelentes notícias que muito nos alegram.E agora para ficar ainda mais contente prepare-se...grande Leoa!
ResponderEliminarO seu/nosso Sporting venceu na Invicta.Quem tem Jesus tem tudo!
E outra boa notícia...a Melhor Selecção do Mundo/Europa está em Cabo Verde e ontem bateu os nuestros hermanos/Espanha e hoje os bifes do reino de sua Magestade/Inglaterra.Se amanhã vencer Cabo Verde - país que o seu Miguel tanto gostava - a taça vem para Portugal e será um grande orgulho.
Portugal merece um aplauso gigante por tantas e tão boas notícias.
Acenda uma velinha e amanhã que o Dia da Mãe seja compensado com a vitória da Melhor Selecção do Mundo.
Força Portugal!Que o Hino de Portugal de faça ouvir em Cabo Verde na Sal Beach Soccer.
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
Fãs do SCP
À Anónima das 14:44
ResponderEliminarEmocionou-me tanto na altura o seu gesto que guardo esse seu sabonete intacto numa prateleira do meu quarto, dentro da caixa em que mo trouxe. Bem haja por me dizer isto, porque tentei ir atrás de si para lhe agradecer mais vivamente mas perdi-a de vista! Mais uma vez, o meu bem haja!
ResponderEliminarHelena
Recordo quando contou aqui, o presente dado por uma jovem.
Bonito saber agora quem foi.
Parabéns Fátima, pela coragem de se identificar a demonstração de afectos nem sempre é fácil, é na escrita que por vezes o fazemos.
Abraço às duas.
Carla
Que sorte tem o seu Paulo em ser tão amado.Linda,pois o amor é uma benção Fátima.
ResponderEliminarSara