segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pessoas de quem eu gosto:Tolentino de Mendonça (8)


Acredito que nada na vida acontece por acaso. Há sempre uma qualquer razão que dita que encontremos certas pessoas. No caso do Padre Tolentino de Mendonça o acaso que me levou até ele foi a dor com a morte de um filho. Nada mais dramático para me aproximar de alguém.
Há muito que conhecia a sua escrita e desejava poder falar-lhe. Mas todos me diziam que o seu tempo disponível era muito escasso e, por isso, nem sequer tentava. Até que...a perda do Miguel me deu a coragem de o procurar e de pôr nas suas mãos as dificuldades pelas quais estava a passar.
Quando não se tem à nascença a dádiva da fé, como foi o meu caso, é preciso ir à luta para a encontrar. Foi o que sempre fiz desde que, aos 20 anos, escolhi baptizar-me. Desde então, essa busca jamais me abandonou. 
Eu não queria que o desaparecimento do Miguel fragilizasse a força de que carecia para continuar a viver e que ele sempre me pedira que jamais perdesse.
Foi assim, neste estado de espírito e completamente desarmada, que o procurei. Ninguém, naquela altura me poderia ter ajudado mais. Não com sermões - nunca mos deu - mas ouvindo-me sem me julgar e lançando as sementes que o tempo havia de fazer frutificar. 
Irão passar neste mês de Abril três anos sobre a nossa primeira conversa. Três longos anos em que a minha alma se foi da morte libertando. Não sei, ainda hoje, como teriam sido estes 1095 dias sem a sua ajuda. Mas sei que é por causa deles que estimo tanto o Padre Tolentino!

HSC

15 comentários:

  1. Partilho totalmente deste seu afeto. Não conheço pessoalmente o Padre Tolentino de Mendonça, mas o que escreve – poesia e prosa - toca-me profundamente. A inteligência, a clareza e a bondade que cada palavra sua encerra é para mim uma inspiração que pede uma reinvenção, uma mudança de respiração, um rumorejar de verdade.

    ResponderEliminar
  2. O Miguel, de quem fui muito amiga, adoraria ler este seu texto.
    Grande e amigo abraço para si e para o mano Paulo, de quem ele tanto gostava

    ResponderEliminar

  3. Helena,
    seria um bom livro a editar " Pessoas de que gosto".
    Um dia, gostava de ler um livro do Padre Tolentino, sei que o admira muito, foi uma ajuda preciosa para si, sem dúvida.
    Eu, ao invés sempre fui crente, mas só me batizei aos 38, crismada aos 39.
    Aos 40 fiquei ceptica, questionei-me, hoje não sei em que creio.
    Mas posso afirmar, que foi ajuda de um profissional, que me fez afastar da morte, viver mais o presente, é o tento fazer.

    Carla

    ResponderEliminar

  4. Não acredito em Deus, o dos Cristãos, um ente sobrenatural que assiste às atrocidades que se passam cá na Terra e fica indiferente.

    Mas acredito em deuses humanos, pessoas quase sobrenaturais na sua capacidade de ajudar os outros em momentos difíceis , diria mesmo , lancinantes. Quando a minha filha adoeceu em Leeds, e mesmo depois, encontrei pessoas dessas que me deixaram marca indelével e ainda hoje são para mim especiais.

    Quando era adolescente tive "adoração" por alguns padres, já que pertencia a uma paróquia que deu muito que falar : Santa Maria de Belém.

    Agora confesso que a maioria dos padres não me dizem nada, também não os procuro em casos de aflição....prefiro os médicos do corpo aos da alma!

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente OBRIGADA pelo post de hoje.
    Nocas

    ResponderEliminar
  6. Querida guerreira:
    "A coragem é sempre a qualidade humana que garante todas as outras…"
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  7. Hand On Hand.
    http://youtu.be/EbD-YhN5obU
    A

    ResponderEliminar
  8. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

    ResponderEliminar
  9. Falar de Pe.Tolentino de Mendonça é de uma grande responsabilidade!
    Essa "Luz especial" que dele emana, faz-nos sentir pequeninos...
    Segui-lo nos seus escritos, é caminhar num "caminho iluminado", pois ele ensina-nos e ajuda-nos a olhar para a vida de uma forma renovada, mais rica, mais atenta ao pormenor e por isso mais profunda, com mais substância...
    Procuro seguir este "caminho de luz" desde há uns 5 anos já, como se fosse um farol para a alma.
    É também uma pessoa de quem gosto e respeito.

    ResponderEliminar
  10. E...se alguém lhe oferecer 1095 🌷 ... Isso é ...desenhar um jardim no seu ❤️.

    :-)

    ResponderEliminar
  11. Não conheço pessoalmente o Padre TM. Só conheço pequenos apontamentos da sua escrita, que muito aprecio.
    Há dois anos no Natal, encontrava-me de férias no Funchal, cruzei-me com ele (eu e as minhas amigas estavamos nas compras).Este olhou para mim/nós com muito carinho. E eu, por vergonhas não o cumprimentei e dizer que apreciava muito, o pouco que conhecia do seu trabalho.
    VW

    ResponderEliminar
  12. Padre J Tolentino = Amor
    "Se nada nos salva da morte,ao menos que o Amor nos salve da vida".
    Pablo Neruda

    Sara

    ResponderEliminar