Começa a ser preocupante a forma como um ex Presidente da República se refere a outros ocupantes do mesmo cargo e, em geral, aos políticos do seu país.
A função desempenhada no passado e a despesa que ela ainda representa para a nação, deveriam impor uma certa forma de contenção verbal. Discordar é uma coisa. Enxovalhar ou difamar é outra, muito diferente.
Acresce que uma comunicação social responsável não deveria ser o veio de transmissão daquilo que mais não é do que uma triste manifestação de senilidade.
À bon entendeur salut, como dizem os franceses!
Isso mesmo, Helena! Não posso estar mais de acordo. :)
ResponderEliminarE desta vez o ex-PR até tem uma certa razão...É bem verdade que a Justiça portuguesa não atuou como devia em relação a alguns políticos...a começar, precisamente, por Sua Alteza Republicana, D. Mário I, o Inimputável!
ResponderEliminarA questão é: porque tratam os srs. jornalistas e a comunicação social em geral, o Dr. Soares, com uma subserviência e um "respeitinho" completamente diferenciado dos restantes políticos?!
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2012/11/dr-mario-soares-vs-dr-mario-soares.html
Olá Drª Helena,
ResponderEliminarEm primeiro lugar faz-me imensa confusão as regalias vs estatuto de uns "ex-presidentes" face a outros!
Mas quando se fala em tempo de antena para dar opinião então é de enlouquecer....
E porque não vir a público prescindir de TODAS AS REGALIAS que possui, ficando a sobreviver de uma única reforma?
Simplesmente mudo de canal, não possuo capacidades sobrenaturais para o ouvir... deve ser por ter nascido após o 25 Abril!
Um Abraço,
Isabel
Tem toa a razão. Devemos saber retirar-nos com dignidade.
ResponderEliminarIf
Assino por baixo. E mais não escrevo por respeito pela senilidade do senhor.
ResponderEliminarboa tarde,
ResponderEliminaresse senhor perdeu totalmente o respeito por ele próprio.
Cumprimentos,
Cláudia
Estas declarações estão fora do seu tempo. Será que ele não se apercebe que, o melhor, era ficar caladinho, pois ele continua a chupar na teta...)
ResponderEliminarTriste e degradante, com a falta de memoria inerente à idade e à maldade já avançada. Os jornalistas deveriam ser mais humanos, procurando ignorar tamanha decadência.
ResponderEliminarUm abraço Helena
A culpa não é dele porque está senil!
ResponderEliminarNeste caso a culpa é de quem o deixa falar e dos que se aproveitam dessa senilidade para atingirem outros fins!
Que pena as pessoas não saberem quando parar... e quando o seu tempo acabou!!
Com todo o respeito que o Dr. Mário Soares merece, acho que os meios de comunicação deveriam deixar de dar tempo de antena às coisas que ele diz... Quando se observa atentamente o rosto do Dr. Mário Soares, é visível uma debilidade, resultante de uma vida já longa. Não lhe chamarei "delírios", mas há afirmações que decerto ele não pensa bem antes de as proferir e quero acreditar que tal se deve aos seus respeitosos 88 anos... Decerto que o esquecimento também se deve ao mesmo.
ResponderEliminarCumprimentos e beijinho cara Helena
Os mídia para sobreviverem precisam de senis com nome.
ResponderEliminarLamentável.
Melhores cumprimentos.
ResponderEliminarÉ triste um senhor que podia viver com dignidade os últimos tempos em paz não ter ninguém que faça ver a sua situação.
Os cumprimentos
Manuela
Acho que vou voltar a ler o livro da Vera Lagoa "A CAMBADA" outra vez ;)
ResponderEliminarNão podemos desvalorizar as pessoas pela idade, mas pelo seu comportamento.
ResponderEliminarAcho mais que é despudor, toda a gente sabe que MS fez várias viagens à volta do mundo sem pagar nada do seu bolso, adquiriu benesses, e nem vamos falar da fundação que, mesmo quando foi feito o estudo das fundações que revelou não passarem de tachos, a fundação de MS continuou a receber milhões, nesse mesmo ano.
Uma fundação é uma instituição com meios próprios postos ao dispor do bem comum, não é para ser financiada, para receber subsídios, é para dar bolsas, financiar projetos, rentabilizar esses BENS PRÓPRIOS.
Bom dia Dr.ª Helena!
ResponderEliminarConcordo com a sua análise sobre o ex-Presidente da Republica. É pena que este Senhor não tenha alguém lucido que o aconselhe a retirar-se (para bem dele o do país) o país precisa de vozes sábias e não destas palavras acesas. E muito menos vindas desta pessoa. Mas parece que isso não acontece ou então o Senhor teima em pensar que ainda está com todas as capacidades (que já teve)e não ouve ninguém. Também é verdade que a comunicação social explora a situação.
Também concordo que “não devemos desvalorizar as pessoas pela idade, mas pelos comportamentos” é isso mesmo que está em causa, os comportamentos, que neste caso são reprováveis, sejam pela idade ou por outra causa qualquer. Cada ser humano é uno e como não somos iguais, também não o somos no envelhecimento.
Temos o exemplo do Prof Adriano Moreira que ainda hoje com 90 anos é um prazer ouvi-lo. Ainda ontem o ouvi e fico sempre deliciada com as suas análises. Tem uma crítica construtiva e elucidativa, é sempre um prazer ouvi-lo. É pena que nem todos possamos envelhecer do mesmo modo. Pelo menos não perdendo a memória e a compreensão.
Obrigada pela sua análise e por partilhar connosco, é uma maneira de também termos voz.
Tenha um bom dia
Não posso estar mais de acordo!
ResponderEliminar
ResponderEliminarEste Senhor devia pensar que afinal até nem foi muito prejudicado, fez o que entendeu no seu tempo e agora devia estar sentadinho no seu sofá a ler uns livrinhos da sua monumental biblioteca.
Caladinho passa despercebido, a falar sujeita-se a ouvir muitas coisas que não fica bem até por respeito à idade.
ResponderEliminarExma SnrªDrª Helena
O mundo está louco...
No seu tempo, no meu tempo, pois tenho 82 anos, existiam palavras que faziam parte da vida das pessoas quando eram educadas por pais educados.
Ética - honra - respeito -Pátria - Bandeira - Senhor - Excelência
Tudo isso desapareceu.
Mas o ex.- presidente Mário Soares insultar o atual Presidente ? que educação teve ele?... TAIS AFIRMAÇÕES REVELAM ÓDIO E AS PESSOAS BEM FORMADAS NÃO ODEIAM
Permita-me o seguinte comentário:
ResponderEliminar"Dr. Mário Soares" à parte, Independentemente do publicado na Página Oficial da presidência da República, uma questão "baila" na mente de todos (pelo menos na minha):
Como fazer mais valias daquela ordem de grandeza com acções não cotadas em bolsa?
Sobretudo sendo o vendedor inicial e posteriormente comprador um antigo "ajudante de ministro" do inicialmente comprador e posteriormente vendedor.
Já agora, uma outra questão: é legítimo (pelo menos eticamente) utilizar a página oficial da Presidência da República para tentar justificar/legitimar negociatas do cidadão que exerce o cargo?
Nunca escutei ainda uma tentativa sequer de resposta objectiva para estas questões concretas.
Com os melhores cumprimentos
Guilherme Monteiro
Não digo que MS não tenha razão, mas não é assim que se fazem críticas, tanto mais que muita AUTOCRÍTICA tb teria MS de fazer. MS pensa que a idade lhe permite tudo e deixa-se manipular pelos media.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSenhor anonimo das 16,44.
A sua mente tem que se habituar a ver as coisas como elas são.
Sério que teve tanto poder e ouro nas mão e morreu sem que até hoje conseguissem encontrar a sua fortuna, só conheci um HOMEM que se chamava ANTÓNIO e está em Santa Comba...
Concordo em absoluto. Julgo que os Media gostam de explorar as enormidades que diz porque gostam de "sangue e ridículo". Não terá o senhor filhos e netos que o calem??
ResponderEliminarLuísa Moreira
Numa época em verificamos que o facto de sermos mais velhos não nos tira a capacidade de termos uma vida normal, há sempre um velho do Restelo - o Dr. Mário Soares - a lembrar a velha ideia que ser velho é uma segunda meninice. Pena ele deixar-se acabar assim...
ResponderEliminarConcordo inteiramente consigo, Drª Helena: é pura manifestação de senilidade! É triste é que, tenhamos uma comunicação social cada vez mais sem ética e sem profissionalismo! Quanto a mim, uma vergonha! Mas não haverá ninguém na família deste "senhor" que o controle e que não o deixe fazer estas figuras tão tristes? Será que ele ainda 'pensa que é alguma coisa, politicamente falando? Faz lembrar alguém no antigamente... Como os extremos se tocam!....
ResponderEliminarUm abraço.
Maria (seg. int.)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão me interessa minimamente quem é o Dr. Mário Soares com todo o seu passado político mas houve um cidadão que dá por esse nome que disse um conjunto de verdades e tal não pode ser escamoteado como quem atira o lixo para debaixo do tapete.
ResponderEliminarJM
POR LAPSO PUBLIQUEI ANTERIORMENTE (E JÁ APAGUEI) O COMENTÁRIO QUE SEGUE, REFERINDO O BLOGUE "JUGULAR" ONDE DEVIA REFERIR O BLOGUE "O INSURGENTE". AS MINHAS DESCULPAS E O TEXTO CORRECTO:
ResponderEliminarSubstância à parte, o que mais interessante vi sobre o assunto foi um post de O Insurgente, onde se inserem duas fotos: uma de Che Guevara e outra de Mário Soares, com os seguintes nomes por baixo: Che e Che Che!
Ressalvo que é a única coisa aproveitável do blogue O Insurgente...
19 de Outubro de 2013
Estimada, Maria Helena S. Cabral.
ResponderEliminarJá enviei o livro.
Hum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
Abraços, abraçados.
atribuo as declarações desenfreadas ou desinibidas de ms a algum mecanismo psicológico do tipo, cheguei à altura da vida em que me posso permitir dizer tudo o que sinto e me apetece dizer.
ResponderEliminarmas não existe insensatez no que diz, apenas uma completa liberdade de expressão já sem qualquer contenção protocolar, etc
como será a partir de agora nas sessões do conselho de estado?
Faz-me lembrar a polémica José Cid VS Tony Carreira.
ResponderEliminarJosé Cid tem razão nas suas críticas, mas é capaz de ter telhados de vidro.
Quanto ao resto de senilidade, vejo muitos senis a "trabalharem" todos os dias num sítio chamado Assembleia. Sobretudo na bancada "central". Estão sempre a dizer coisas que não batem certo com a realidade... mais senil que isto não encontro em lado algum.
Concordo e subscrevo e acredite Dª.Helena não consigo associar esse senhor ao 25 de Abril, mas a imensas coisas mal feitas como a descolonização e "quem em novo é disparatado em velho triplica":)
ResponderEliminarMS apesar de ter razão está a ser sensacionalista, e isso vende como pãezinhos quentes.
ResponderEliminarQue bom seria se a liberdade de expressão de MS fosse verdadeiramente livre, a ponto de mostrar com sensacionalismo os seus próprios erros, desabafando sem os limites que o protocolo impõe.
Mesmo os que comete(ra)m erros podem e devem ter a liberdade de dizer que o rei vai nu. Lamentável, a meu ver, os epítetos associados à idade, o que nem deveria de estranhar, dada a moda no rectângulo, embora, aqui, neste espaço,desejasse ter encontrado argumentos pertinentes e isentos.
ResponderEliminarOs melhores cumprimentos, minha Senhora,
Pedro Silva
Pedro Silva
ResponderEliminarSe me leu bem não é o conteúdo que me entristece, embora talvez devesse. É a forma, as palavras, o direito a julgar os outros sem se lembrar de que também pode vir a ser julgado da mesma forma pelos que critica.
Temos para com Mario Soares a grande dívida de não havermos enveredado pelo comunismo puro e duro. Mas creio que o país já terá saldado essa dívida.
E, como sabe, a liderança de MS não esteve isenta de problemas sérios- Rui Mateus, Macau, etc . É justamente em nome desses problemas que MS não deveria falar como falou, porque ele também pode vir a ser julgado.