domingo, 30 de junho de 2013

Dois pesos, duas medidas

"...Recorde-se que Soares tem defendido reiteradamente que um governo contestado nas ruas e impossibilitado de comparecer em locais públicos sem que se gerem protestos, perde legitimidade para permanecer em funções. Pois bem, é altura de Mário Soares se pronunciar. Uma queda de 35% nas sondagens e a decisão de última hora de não estar presente na final da Confederações para evitar uma vaia monumental parecem ser, de acordo com a doutrina Soares, motivos suficientes para Dilma dar lugar ao próximo."
(Rui Rocha in Delito de Opinião)

Dilma Roussef impressionou muito Mario Soares, que a considerou sua camarada  de esquerda. Mas, de facto, perante os graves distúrbios no Brasil e a estrondosa queda de popularidade de Dilma, o que dirá agora o antigo Presidente?

HSC

17 comentários:

  1. Não perde uma, hein, Sr.ª Dr.ª! Certeira, como sempre! No entanto, não deixo de pensar: entranha, esta Senhora pois que de política sempre afirma t'arrenego!

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro
    Eu não gosto de política partidária, que não respeito. Mas amo o meu País e estou atentíssima ao que dizem os políticos que a fazem.
    Soares incita a população a ir para a rua e derrubar o governo. Mas fica calado que nem um rato, perante Dilma e o que se está a passar bo Brasil? Haja paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena que M.S. esteja a manchar o papel que teve com estes desmandos últimos. Os anos não perdoam e as sinapses dos neurónios começam a "calcificar" com todas as consequência que daí advêm!
      Pena é que não haja quem o aconselhe e que, pelo contrário, haja alguém que se aproveite, quiçá, o instigue a dizer o que diz...

      Eliminar
  3. Aqui discordo uma vez que penso que o ex-presidente não tem de falar uma vez que de esquerda a Presidente brasileira só será de nome e se ele afirmou isso é mais uma fraca afirmação!
    Um abraço,
    lb/zia

    ResponderEliminar
  4. É caso para dizer como é vulgar fazer aos pobres que pedem na rua : "Tenha paciência!"

    ResponderEliminar
  5. Cara Helena

    Será que Mário Soares vê alguma diferença entre a evolução do Brasil com Dilma, e a involução de Portugal com Passos Coelho? Não acredito que a estimável Helena Sacadura Cabral, não veja.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Helena, estou totalmente em acordo consigo. Totalmente!
    Ainda há quem dê ouvidos a esse "senhor"!?
    Eu também amo muito o meu país, e não estou esquecida de muita coisa....
    A monarquia já foi derrubada há muito tempo....
    Um Abraço.
    Maria (seg. interm.)

    ResponderEliminar
  7. Caro António mp
    O que se passa hoje em Portugal tem razões mais fundas do que apenas Passos Coelho. Não vale a pena concentrar nele todas as culpas. As que já tem, são bastantes e grandes.
    Mas não ver a "evolução" do Brasil com Dilma e só ver a nossa "involução", retira a M. Soares credibilidade!

    ResponderEliminar

  8. Cara Helena
    Agradeço imenso a selecção noticiosa que é sempre equilibrada pelo seu assertivo discernimento. Nem calcula o precioso serviço que me presta!...
    Em relação a esta noticia, é fácil concluir que, deste modo, Mário Soares “perdeu uma boa oportunidade de estar calado” porque, depois de toda a insistência, não existem argumentos, dignos, que salvem a sua camarada de dar “lugar ao próximo”.

    Um enorme abraço e muito obrigada

    ResponderEliminar
  9. Cara dr.Helena,

    depois de ouvir em directo na TV o dr. Mário Soares dizer,com o maior desplante,que tem lugar cativo no Gambrinus...
    haja paciência para o socialismo.

    Detesto política!

    Todos atiram pedram uns aos outros,e teem telhados de vidro!

    Alguém na política, será que verdadeiramente se interessa por quem sofre? Utopia.

    Acredito nos voluntários,aqueles que de alma e coração ajudam e vivem em prol dos outros.
    São poucos,mas fazem a diferença no mundo.

    Tudo o resto é ficção e demagogia.

    Senhor! Tende piedade de nós!

    Sininho

    ResponderEliminar
  10. Mesmo com todos os defeitos que se lhe reconhecem – bem como das qualidades, igualmente – Soares possuí uma "característica", que, infelizmente, vai cada vez mais rareando actualmente: Educação. Outro dia, na entrevista que deu á jornalista Ana Lourenço tratou-a sempre como “minha Senhora”, “como a Senhora sabe”, etc. Isto, por estranho que possa parecer, é hoje raro, como disse atrás. A título de exemplo, reparei que, após o último Conselho de Estado convocado pelo PR Cavaco Silva (pouco importa agora a irrelevância daquele “Consílio”), à medida que os ditos Conselheiros iam saíndo, os jornalista tentavam questioná-los. A certa altura, passava o ex- PR Jorge Sampaio. Precipitando-se sobre ele, perguntaram-lhe: “Olhe, o que é que vocês (!) estiveram a discutir lá dentro, etc”? Reparem: “Vocês”. Espantoso! Lamentável! Mas, revelador. Isto para com um ex-Presidente da República! É assim, hoje em dia. Soares, ao menos, não faz parte desta falta de classe (nem, tão pouco Sampaio). Tem educação. Tem classe. É um Senhor. Ponto. Já é uma grande qualidade, que vais desaparecendo nos dias de hoje. É na Rádio, onde nos tratam por Tu, como se todos os ouvintes tivessesem a mesma idade (um bando de estúpidos), é ao telefone e no dia a dia, o Sr. Pedro, Paulo, Joaquim, José, a Dona Maria, Dona Francisca, etc. É o mundo de hoje, de muita gente, incluíndo da classe média-alta. Já ouvi. Mas não é o de Soares. Ainda bem. Sigamos-lhe o exemplo.
    P.Rufino

    ResponderEliminar
  11. Terei imensa pena no dia em que MS se calar de vez.
    Todos temos defeitos e o MS por vezes cai na demagogia mas sempre foi um grande democrata apesar de tudo.
    L.L.

    ResponderEliminar
  12. Drª Helena, penso que fazia bem a muitas pessoas lerem a "Biografia de Mário Soares", de Joaquim Vieira, onde, a História de Portugal, da 2ª metade do séc.XX, é muito esclarecedora...
    Um abraço.
    Maria (seg. interm.)

    ResponderEliminar
  13. Cara dr.ª Helena S Cabral

    Ai,ai,ai,Sta Pechenica,o sr. dr.Mário Soares é muito educado,viram na Tv como respondeu,(numa filmagem que passou)ao agente da autoridade que estava desmpenhando o seu trabalho?
    Quanta arrogância!Prepotência!
    Ah pois é?

    Lugar cativo e diário no Gambrinus!?
    Também quero uma fundação,dos Fome de Luxo.
    Socialismo assim também eu quero!
    Gente chic,gente fina...

    Grandes investimentos na Jamba em Angola,ui ui...

    Cala-te boca!

    Que saudades me deixou o excelente professor dr. Francisco Sá Carneiro!

    "Ó Tempo volta p´ra trás!"

    Esperança






    ResponderEliminar
  14. O Amor é complexo, mas é lindo,
    muito lindo! Quando ele .
    Acredite no Tempo, na Amizade,
    na Sabedoria, e principalmente no Amor.
    A verdadeira amizade supõe um pacto de fidelidade,
    uma capacidade de dar sem esperar resposta.
    Em nome desse amor , que estou aqui hoje.
    Um dia especial..especial de verdade.
    O aniversário da minha princesa(Lara)
    por isso venho convidar para uma visita no meu blog.
    Uma semana abençoada e na paz.
    Beijos no coração ,Evanir


    ResponderEliminar
  15. A propósito do post do anónimo das 16.06. Tem toda a razão. Esta mania de tratarem as pessoas por 'você' .. não acho nada elegante. Mas, já reparou que uma grande jornalista, a Judite Sousa, enquanto está a colocar questões aos entrevistados trata-os por você. 'Que é que você acha'... 'Você sabia que...'de facto, não acho nada bonito. Mas siga, se dissessem palavrões era pior ... :-)
    Um bom dia para todos e parabéns à Dra helena Por este blog.

    ResponderEliminar
  16. Ninguém se iluda, o Brasil esta a beira de um caos econômico gerado pela corrupção e pelo conformismo popular. Agora que tudo está em colapso (educação, saúde, segurança pública), o povo começa a ver o quanto custou para si aceitar por tantos anos de "tranquilidade" a política de pão e circo.

    ResponderEliminar