terça-feira, 13 de outubro de 2009

Finalmente, uma mulher!

Finalmente uma mulher consegue o Nobel da Economia. Chama-se Elinor Ostrom e tem 76 anos. Partilhado com um homem - Oliver Williamson - mas, mesmo assim, distinção única para o género a que pertence.
Como mulher e como economista não posso deixar de me regozijar.

H.S.C

5 comentários:

  1. Este ano a Academia Nobel está muito benemérita com as mulheres. Esperemos que o Mundo, até agora governado por homens, comece a mudar!
    O que mais me espantou, foi realmente a economia... uma área vista como território quase exclusivamente masculino... Que bom!

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber mais sobre ela.
    P.Rufino

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai. Trata-se de uma economista política com um MBA em ciência política tirado em 1954 na Universidade de UCLA..
    Em 1973 funda um workshop em Teoria e Análise Políticas na Universidade de Indiana, no qual conta com a colaboração do marido.
    Os seus principais estudos são na área dos recursos naturais onde a sua abordagem se distingue pela enfatização dada à acção do homem sobre os eco sistemas.
    Este é o que no momento conheço sobre a senhora que antes deste Nobel já havia recebido vários prémios importantes.

    ResponderEliminar
  4. Ex.ª Senhora Dr.ª Helena Sacadura Cabral.

    Somos alunas do 12ºano da Escola Básica 2/3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo e no âmbito da disciplina de Área de Projecto, estamos a desenvolver o tema geral “A Primeira República Portuguesa e os seus valores”, sendo um dos pontos a explorar a Emancipação Feminina em Portugal.

    Vimos por meio deste blog, e usando este seu artigo sobre a primeira mulher a conseguir um Nobel da Economia, convidá-la a estar presente no dia 25 de Fevereiro de 2010 na nossa escola para debater a evolução da Emancipação Feminina em Portugal, sendo que a Senhora Doutora se destacou neste campo por ter tido a coragem de enfrentar todos para concretizar o seu objectivo, licenciar-se em Economia tornando-se a primeira portuguesa a consegui-lo.

    Com os melhores cumprimentos, muito gratas pela sua atenção.

    Aguardamos uma resposta o mais breve possível. Gostaríamos de lhe solicitar que se possível respondesse para o seguinte e-mail: marianah_3@hotmail.com

    Miranda do Corvo, 5 de Novembro de 2009

    Ana Carvalho
    Ângela Costa
    Mariana Simões
    Tânia Carvalho

    ResponderEliminar