quarta-feira, 15 de abril de 2009

Helena Almeida

Na próxima sexta feira, Helena Almeida, um dos valores mais seguros na arte contemporanea nacional, irá inaugurar uma exposição no MEIAC - Museu Extremeño de Arte Contemporáneo - em Badajoz, promovida pela Consejeria de Cultura y Turismo da Junta de Extremadura.
Conheço a Helena há muitos anos. Somos da mesma geração e uma boa parte dos nossos amigos são comuns. Acompanho de há muito os seus sucessos.
Filha de mestre escultor Leopoldo de Almeida, tirou o curso de Pintura na ESBAL, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e tem uma obra muito diversificada. Com efeito, pinta, esculpe, desenha, grava e faz instalações. Todos estes caminhos têm, contudo, um denominador comum que é a fotografia.
Tendo feito a primeira exposição individual em 1967, não pára mais. O seu trabalho usa com muita frequência o auto retrato a preto e branco - cor que descobre em 1980 - salpicado com manchas de cor muito pontuais. As principais temáticas são o espaço e a sua ocupação pelo corpo, mas também todos os rituais associados a ela associados.
Vale a pena uma viagem à raia fronteiriça para deleitar os olhos com a sua obra magnífica!

H.S.C

2 comentários:

  1. Gosto imenso do tabalho da Helena Almeida.
    Há talvez um ano, vi alguns dos seus trabalhos, em exposição, na Alfândega, do Porto.
    Se não se importar, farei um link a este seu texto. obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Claro que me não importo. Pelo contrário, as Helena's ficam muito contentes. Falo por mim na certeza de que a outra ficará muito sensibilizada!

    ResponderEliminar