segunda-feira, 3 de novembro de 2025

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica de meditação introduzida por Maharishi Mahesh Yogi, na década de 1950, fundamentada na repetição silenciosa de um mantra específico. Praticada geralmente durante 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, em posição confortável e com os olhos fechados, a MT visa conduzir a mente para além da atividade mental superficial, alcançando um estado de consciência, caracterizado por profundo repouso fisiológico e alerta mental. Pratico-a desde que o meu filho Miguel partiu.

Diferente das práticas que exigem concentração ou controlo ativo dos pensamentos, a MT é descrita como um processo natural e sem esforço, que permite alcançar o chamado “estado transcendental”. Pesquisas científicas, que posso confirmar, associam esta prática a benefícios psicológicos e fisiológicos, como redução do stresse e da ansiedade, melhoria da saúde cardiovascular, maior clareza cognitiva e aumento do bem-estar geral.

Nos últimos anos, a Meditação Transcendental tem vindo a ganhar reconhecimento, também entre nós, sendo praticada tanto em contextos individuais como em programas de promoção da saúde e do equilíbrio pessoal, o que reflete o crescente interesse pelas práticas de desenvolvimento interior.

 

domingo, 2 de novembro de 2025

O ELOGIO DA VAIDADE

A vaidade, tantas vezes condenada como um vício moral, talvez mereça uma reconsideração mais justa. Sob o olhar atento da razão e da história, percebe-se que ela não é apenas um espelho do ego, mas também um motor silencioso do progresso humano. É a vaidade que desperta no indivíduo o desejo de se distinguir, de se aprimorar, de alcançar a excelência que o olhar do outro confirma.

Longe de ser mera frivolidade, a vaidade é uma forma de auto-perceção que se pode transformar em consciência estética e ética. O cuidado com a aparência, quando não se reduz à superficialidade, revela também o respeito por si e pelos outros. O homem ou a mulher vaidosa, no melhor sentido, não buscam apenas admiração, mas harmonia — entre o interior e o exterior, entre o que são e o que mostram ser.

Na arte, na ciência, na política, a vaidade tem sido impulso e combustível. O desejo de reconhecimento, moveu pintores a criar obras imortais, cientistas a desafiar o impossível, estadistas a sonhar com glórias nacionais. Ainda que o aplauso seja efémero, ele serve como medida simbólica do esforço e do valor.

O perigo da vaidade não está na sua existência, mas no seu excesso — quando o espelho se torna prisão, e o olhar do outro, tirano. Porém, extirpá-la completamente, seria apagar uma das forças que mais profundamente moldaram a cultura humana.

Elogiar a vaidade, portanto, é reconhecer o poder ambíguo que habita em nós: o desejo de ser visto, lembrado e admirado. É admitir que, entre o orgulho e a humildade, há um território legítimo, onde a vaidade, com sua luz e sua sombra, nos ensina a ser mais humanos.

 

sábado, 1 de novembro de 2025

OS IMPROVISADORES

Há quem precise de roteiro para viver. E há quem se lance no vazio do momento, confiando que o chão vai aparecer — ou que, se não aparecer, ao menos o tombo, possa render boas gargalhadas. Os Improvisadores pertencem a esse segundo grupo: artistas do instante, trapezistas sem rede, poetas do agora.

Sobem ao palco com o mesmo desassombro de quem entra num sonho, sem saber o final. O público lança palavras, ideias, desafios absurdos — e eles transformam tudo em cenário. Um amor impossível entre uma torradeira e um astronauta? Uma tragédia no supermercado? Um rumba sobre a reforma tributária? Eles aceitam. E fazem.

Improvisar é brincar de ser deus e criatura, ao mesmo tempo. Inventar o mundo e habitá-lo. É uma arte que nasce e morre diante dos olhos, sem reprise, sem edição, sem chance de “depois nós melhoramos”. Cada erro vira escada, cada tropeço vira piada.

Há um tipo de magia nisto: o riso cúmplice de quem assiste e percebe que, por um instante, todos estão a criar juntos — artistas e plateia respirando o mesmo susto, o mesmo encanto.

Quando as luzes se apagam, nada fica gravado. Só o eco de algo que foi único, efémero e vivo. Porque improvisar, no fundo, é isso: provar que o instante basta!