sábado, 8 de julho de 2023

OUVIR E ESCUTAR

Quantas vezes já ouviu sem escutar? Decerto muitas. Tantas que quando quer relembrar o que lhe foi dito, apenas consegue ter uma vaga ideia…por razões várias. Vamos tentar explorá-las.

Ouvir e escutar são duas palavras que frequentemente usadas de forma semelhante pese embora terem significados distintos. Vejamos as principais diferenças entre as duas:

Ouvir refere-se ao ato físico de captar os sons através dos ouvidos. É um processo passivo no qual se percebem os sons ao redor. Ouvir envolve a capacidade de receber informações sonoras, mas não implica necessariamente a compreensão ou atenção consciente aos sons. Por exemplo, eu posso estar a ouvir o barulho do trânsito do lado exterior da janela, mas não lhe prestar muita atenção.

Escutar vai além do simples ato de ouvir. Envolve uma atitude ativa de estar atento aos sons e compreender a mensagem transmitida. Escutar implica concentração consciente no som e interpretar o que está a ser dito. É um processo mental que envolve a compreensão e a resposta ao que é ouvido. Por exemplo, quando se está envolvido numa conversa, não se ouve apenas as palavras, mas também as processamos, interpretamos e respondemos de acordo com a atitude.

Em resumo, ouvir é um ato físico de perceber os sons, enquanto escutar é um processo ativo de dar atenção e compreender o que está sendo dito. Escutar implica um engajamento consciente e atencioso, enquanto ouvir pode ser mais passivo. Ambas as habilidades são importantes na comunicação eficaz, pois escutar envolve uma compreensão mais profunda do que está sendo comunicado.

 

3 comentários: