Se fosse vivo seria Parabéns a primeira palavra que eu lhe diria hoje. Seguida do habitual beijo e do "que continues a ser feliz". Ele daria a sua sonora gargalhada e responderia "parabéns mãe, pelo filho que criaste". Ambos nos riríamos muito e só o veria à noite porque o 1º de Maio era, também, o dia das celebrações politicas em que sempre andou metido. Hoje até acredito que o seu parto foi difícil, porque neste dia ele já só queria ver o mundo, para comemorar...
Acordei bem disposta, sonhei com ele e apeteceu-me passear por uns cantos onde ele costumava pousar. Foi o que fiz e conversamos um bom bocado. Contei-lhe que já só tinha os pontos do punho para tirar, dei-lhe noticias da família e prometi que logo adormeceria a ouvir uma das suas musicas preferidas. Foi uma bela manhã passada em conjunto que me deixou feliz. Agora só me faltava mesmo dar um beijo ao André, o neto que tanto amo, tão parecido com o pai, e que é a melhor pessoa que conheço!
HSC
Por que razão nunca fala do outro neto?
ResponderEliminarTambém achei estranho. Miguel Portas deixou 2 filhos.
Eliminar
ResponderEliminarMiguel
As portas celestiais permaneceram abertas naquele malogrado dia, longo e doloroso da tua partida, para acolherem um anjo mais no seu seio celestial.
As despedidas não foram ditas enquanto tu lentamente te afastas-vas.
Lindas lembranças tuas, foram salpicadas por um milhão de lágrimas.
Como gostaríamos, que Deus te houvesse poupado a vida, apenas por alguns longos anos mais.
Miguel.
Obrigado pelo amor que ofereces-te a todos nós. Obrigado pelo amor e carinho que compartilhas-te e dedicas-te incesantemente à tua familia, aos teus amigos, ao teu povo e principalmente à tua Nação.
Ate um dia, Miguel!
Repousa em paz, no seio dos eleitos.
..nota de lembrança: Os mortos deixam uma dor no coração que ninguém pode curar. O teu amor deixa en todos nós, uma grata memória que ninguém pode borrar. Miguel, a tua vida foi uma bênção, a tua memória um tesouro. Tú és amado para além das palavras, e tua memória nunca será perdida, para além do nosso eterno agradecimento. Miguel, tú habrás podido desaparecer do nosso olhar, mas nunca do nosso coração! MorgadinhadosCanaviais
Amiga Helena continuas a ser um exemplo para os teus amigos. Consegues tarnsmitir uma força especial a quantos te conhecem há muitos anos e que nem sempre aceitam contratriedades que surgem ao longo da vida.
ResponderEliminarAbraço amigo
J. Honorato
Variações sobre o tema Happy Birthday To You a partir de obras de vários compositores- Bach, Mozart, Chopin, Schumann
ResponderEliminaryoutube.com/watch?v=2eFFiqLu5sU
Essa sua postura seria a mais desejada do seu Miguel cujo sorriso contagiava tudo e todos.
ResponderEliminarUm abraço e as suas melhoras
«(As atitudes)
ResponderEliminarTêm de ajudar a inventar um futuro
Onde as pessoas possam crescer
Não em função do que têm
Mas do que possam ser»
É como se eu tivesse sabido escrever este texto, ele escreveu por mim e por todos nós.
PARABÉNS e GRATIDÃO ao Miguel Portas
«Pour un monde nouveau»
ResponderEliminarPour un monde nouveau, unissons-nous, unissons-nous
Lançons aussitôt mille idées à semer partout
Les Enfantastiques
youtube.com/watch?v=ceXI_uLyWd0
Um xi-coração de outra mãe, amiga desse seu filho, cujo sorriso aberto, para além das qualidades únicas (e defeitos, como todos nós). Mas a gargalhada era única e a tolerância e a educação, que ele e o irmão sempre esteve presente.
ResponderEliminar.
les yeux perçants
ResponderEliminarFico feliz porque vejo que tal como prometeu, já está em grande recuperação!
ResponderEliminarUm abraço de Parabéns pelo aniversário do seu filho.
O trabalho é uma atividade feliz do ser humano, desde que decorra sem exploração.
ResponderEliminaro 1º de Maio deveria ser um símbolo de luta pelo fim de desigualdades sociais tão gritantes, e pela criação de emprego.
Apercebo-me agora que Miguel Portas nasceu no dia 1 de Maio e partiu no dia 24 de Abril, duas datas tão sociais, tão políticas.
HSC muitos Parabéns pelo dia de aniversário do seu filho e por nos dar sinais de que está restabelecida ou em processo de cura!
🌷
ResponderEliminarB e l i e v e
ResponderEliminar:-)
Helena que ternura transmites no relato da tua celebração do aniversário do teu filho Miguel... Quando escreves, de facto, consegues tornar presente muito do que dizes.
ResponderEliminarCom amizade
J. Honorato
Dra. Helena boa tarde.
ResponderEliminarPercebi pelo seu post que tinha sido operada ao túnel cárpico.
Faço votos para que a recuperação seja rápida, mas se foi esse o problema, há que ter cuidado com a posição da mão no computador.
Um exercício ótimo é ter uma bola de relax á mão.
Um excelente dia da Mãe
Ana maria
Desde que pratico o SHINRIN-YOKU, a Terapia da Floresta, tudo melhorou.
ResponderEliminarNão precisamos de ir para florestas longínquas, em qualquer espaço verde podemos praticar o banho de floresta. Primeiro temos de encontrar um local onde haja árvores, onde não seja complicado para nós deslocarmo-nos, sós ou acompanhados, deixando para trás o telemóvel. Não precisamos de percorrer quilómetros com ar atlético, podemos caminhar ao nosso ritmo, podemos parar.
Do regresso do verde lhe envio um abraço de PARABÉNS!
Na foto o olhar lindo do Miguel diz tudo: o brilho de descoberta da vida, o riso de quem sabe que tudo tem muitos ângulos, a abertura ao mundo, a determinação!
Feliz dia da MÃE!
ResponderEliminarUma flor, um abraço!
Uma flor também para as mães solteiras que em Portugal são cerca de 50% das mães dos bebés, umas porque preferem assim, outras porque o pai fugiu.
FELIZ DIA DA MÃE!
ResponderEliminarCalculo que um dia agridoce para si, mas quem como a Helena SC para saber renovar as suas energias!
FELIZ DIA DA MÃE!
ResponderEliminarMãe
O Colo que acolhe
O Braço que aconchega
A Palavra que conforta
Dra Helena com votos de felicidades e saúde no dia da Mãe
ResponderEliminarMariza canta Mãe
youtube.com/watch?v=GJnQCmp67ZA
Filomena G
Anónimo das 15:22
ResponderEliminarPorque não tenho nada para dizer
Escorreito, decente!
ResponderEliminarComo o Dia da Mãe é todos os dias desejo-lhe uma boa semana e uma boa recuperação.
ResponderEliminarSó quem se ri de si próprio tem sabedoria.
ResponderEliminarSaúde, paz interior e o gosto de ler «Passo a Passo», que nos ajuda a pensar o período que estamos a viver.
ResponderEliminarNo dia da mãe ofereceram-me um vaso de peónias, uma flor que pouco conhecia, acho que só tinha visto em imagens. São lindas, florescem de Maio a Outubro, as flores duram apenas entre cinco e dez dias.
ResponderEliminarHSC um ramo de peónias fica-lhe muito bem.
Desejo-lhe muita saúde!
Antes de tudo desejo-lhe muita alegria e saúde!
ResponderEliminarPeço-lhe licença para perguntar ao comentador que referiu o banho de floresta, se essa prática existe em Portugal.
Um amigo que esteve no Japão antes da pandemia, contou-me que lá o banho de floresta é uma prática muito usada, a ponto de fazer parte das políticas de saúde e de ser uma atração turística, porque existe uma vasta rede de locais e profissionais (guias) para a sua prática.
Segundo ele me disse o banho de floresta junta a mindfulness e a imersão na floresta.
E termino desejando-lhe um banho de floresta que, por aquilo que partilha aqui, a HSC provavelmente já faz intuitivamente.
Em memória do seu filho Miguel «Le Voyage Magnifique» de Schubert, pela pianista Maria João Pires, de que tão pouco se fala.
ResponderEliminarFicou na memória colectiva e no coração da mãe.
ResponderEliminarBoa semana
Vi o Miguel na série que ele fez e apresentou na RTP2 sobre a presença portuguesa em Moçambique, Etiópia, Iémen, Índia, etc.
ResponderEliminarNão perdi um episódio, em 2012 foram repostos e vi tudo outra vez.
Antes disso não «conhecia» o Miguel, sou da geração seguinte, mas passei a estar atento.
Apesar de apartidário, muitas das posições dele no Parlamento Europeu me tocaram (e até me surpreenderam) e revi-me em muitas das suas ideias, a aceitação da diversidade, o respeito pelas posições dos outros, o seu espírito aberto, sentia-o bem-intencionado e de acordo consigo mesmo.
GRATIDÃO PELO LEGADO QUE NOS DEIXOU!
Numa época em que vale tudo, sem escrúpulos, para enganar os outros (e as pessoas nem se dão conta de que é a si mesmos que enganam) uma pessoa íntegra como o Miguel Portas ainda se torna mais admirável.
ResponderEliminarDra Helena não deve ser fácil sentir-se «afastada» do seu neto, seja lá qual for o motivo. Eu tinha uma relação muito próxima do meu neto de três anos, mas os confinamentos vieram alterar tudo, agora ele ignora-me. Não me vem abraçar, não me responde quando falo com ele, nada, é como se eu não estivesse ali. Não é fácil, ele está «zangado», está «sentido», tem de ser a pouco e pouco.
ResponderEliminarConheci o Miguel Portas numa instituição onde foi convidado para falar, gostei muito do contacto com ele porque esperava um político e ele transmitia mais a pessoa que era. Havia ali uma simbiose, na pessoa sentia-se a presença do político, no político a pessoa estava sempre presente. Deixou saudades e faz falta.
ResponderEliminarAs suas palavras são para ser sentidas...
ResponderEliminarnão as vou, pois comentar. Gostei de saber
que está a recuperar satisfatoriamente.
Bjs.
Irene Alves
Dra Helena boa tarde.
ResponderEliminarEsperei hoje o seu comentário!
Não é por nada mas hoje é o dia internacional do burro 🤭
Saúde e bem estar
Menina Leninha
ResponderEliminarBenção
Zé