A tua Estrela finalmente brilhará sobre os nossos dias insolúveis, entre penúria e sede.
Brilhará sobre o nosso coração blindado, sobre os invisíveis muros do egoísmo que nos isola, sobre os ávidos motivos que nos prendem ao seu comércio repetido e sonâmbulo.
Brilhará sobre as múltiplas formas de cegueira que defendemos acriticamente; sobre o peso insustentável das nossas omissões, sobre a paz e a justiça que permanecem para nós uma missão sempre adiada.
Brilhará sobre as inúteis razões que acumulamos para mascarar o medo, que nos torna sempre mais indisponíveis à viagem que Tu nos sugeres.
A tua Estrela brilhará sobre a austeridade que impomos à circulação dos afetos; sobre a dança interrompida e as mãos silenciadas, sobre o silêncio mastigado em solidão apesar do previsível incremento de presentes e de desculpas; sobre a incapacidade de transformar os nossos passos erráticos e afadigados numa confiante marcha de peregrinos.
A tua Estrela brilhará sobre os caminhos que tantas vezes percorremos sem conduzir a lado nenhum; sobre esta aliança hesitante, ainda que assídua; sobre a imperfeição das promessas que acendemos; sobre o nosso olhar demasiadas vezes se rompe do lado de cá; sobre a incompletude da oração e sobre a fragilidade do dom.
A tua Estrela brilhará sobre nós.
Card. José Tolentino Mendonça
Os amigos
ResponderEliminarPoema de Tolentino de Mendonça
Esses estranhos que nós amamos
e nos amam
olhamos para eles e são sempre
adolescentes, assustados e sós
sem nenhum sentido prático
sem nenhuma noção de ameaça ou de renúncia
HSC venho ao seu blog há uns dois anos, com irregularidade, muitas vezes não concordo consigo, mas gosto de si, e isso é que interessa.
Feliz Natal 2020 e um Bom Ano 2021 para si
e para todos os seus comentadores
ResponderEliminarHSC, mas que efeito terá essa “Estrela que brilhará” sobre toda a “penúria”, os “corações blindados,” “o egoísmo”, “as múltiplas formas de cegueira”, a “austeridade nos afetos”, “o silêncio mastigado da solidão”...??
Apenas “brilhará” mas sem resolver nenhum dos problema da Humanidade que o Cardeal Tolentino de Mendonça refere num texto filosófico!
Passando, vendo, lendo, gostando, elogiando, e desejando um Santo e Feliz Natal
ResponderEliminarBoas festas.
Dra Helena bom natal.
ResponderEliminarBoas Festas para a Sra e família. Recebi neste Natal o livro Uma beleza que nos pertence.de José Tolentino Mendonça. Será a minha próxima leitura. Gostei muito desta oferta.
ResponderEliminarPerdoe o meu estovamento mas no post anterior não me apercebi que era uma oração num momento especial.
ResponderEliminarFiz aquele comentário em que só queria comer chocolate, felizmente sei que tem grande capacidade de perdão.
Desejo-lhe Boas Festas e um Ano Novo cheio de Esperança.
Palavras sabias. Vamos vivendo com esperança. Sempre ajuda a vencer. Esperemos que a Estrela brilhe muito, sobre tudo e sobre todos. E que o mundo deixe de estar virado do avesso. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarDesejo que o Novo Ano nos traga uma grande estrela a brilhar muito e que nos ilumine com muita saúde, paz e amor.
O meu Natal trouxe-me o seu livro "O ABC da Vida" estou a ler com muita calma e estou a gostar. Obrigada por tudo o que escreve.
Desejo-lhe Boas Festas e um ano 2021 cheio de saúde, paz e amor junto de toda a família. Seja feliz.
Maria
🌷
ResponderEliminar
ResponderEliminar_________________000__________________
________________00_00_________________
_______________00___00________________
______________00_____00_______________
_____________00_______00______________
____________00_________00_____________
0000000000000____*A*____0000000000000_
_00_____________*BIG*_____________00__
___00__________*STARZ*__________00____
_____00_________*FOR*_________00______
_______00________*A*________00________
_________00____*GREAT*____00__________
________00_____*FRIEND*_____00_________
_______00________0000________00_______
______00_______00____00_______00______
_____00_____00__________00_____00_____
____00___00________________00___00____
:)