Sou uma grande admiradora da pessoa e da obra do Prof. Sobrinho Simões, fundador do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto), unidade de investigação que dirige e foi classificada como excelente na última avaliação internacional levada a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e que constitui um dos três laboratórios europeus acreditados pelo Colégio Americano de Patologistas. Esta unidade realiza anualmente centenas de consultas de diagnóstico para hospitais e institutos de oncologia da Europa e da América.
Ontem, a TVI24 transmitiu uma entrevista sua, cujo tema era "BOM SENSO E RESPEITO PELO OUTRO", que eu tive a sorte de apanhar na íntegra. Foi um deleite ouvir alguém com 70 anos falar da sua carreira e do modo como encara o mundo de hoje.
Para além de ainda ser um bonito homem - a grande vantagem de ter a idade que tenho, é poder escrever estas avaliações... - é um ser humano como há poucos.
O seu trajecto científico é brilhante, mas a humanidade com que fala daqueles que ele estuda sem, contudo, lhes conhecer o rosto, é impressionante. Como é impressionante a naturalidade com que fala dos nossos e dos seus próprios medos.
Que pena que a televisão o não traga mais vezes até nós. Mas isso é impossível num país viciado e obcecado por política.
Só posso aconselhar a que vejam a entrevista e, se tiverem curiosidade, a consultarem o seu currículo. Trata-se, de facto, de um ser humano muito especial!
HSC
Viva Cara Helena.
ResponderEliminarNo Homem superior que é "Sobrinho Simões", aproveita-se Tudo, e a ternura fica-lhe tão bem.
Maria Helena
Subscrevo inteiramente e também vi e ouvi e voltei atrás para ouvir de novo o testemunho deste grande doutor com DR. grande e sobretudo na sua habitual humildade fazendo-o dele um homem com H grande.
ResponderEliminarO refere sobre políticas/mudanças de governo/nunca ou raramente pensam a longo prazo daí não se investir mais nos campos referidos por ele onde a "prevenção" é a palavra chave!
Gostei imenso como outras que foi dando ao longo dos anos.
Uma boa noite
Um homem maravilhoso. Útil ao país e a todos nós.
ResponderEliminarEu, que sou um pouco mais nova, também posso dizer que é bonito😆, ou como se diz aqui no Porto, " um pedaço de mau caminho":)
Bjs da Maria do Porto
🌷
ResponderEliminarHá já alguns anos tive uma rubrica no meu blogue dedicada aos grandes portugueses (vivos).
ResponderEliminarSobrinho Simões, tão genial quanto simples e natural, era naturalmente um deles.
Boa semana
Palmas para a escritora e para o laureado!
ResponderEliminarBom verão.
Flor
Vou ver e ouvir com muita atenção.
ResponderEliminarBeijinhos