sábado, 25 de junho de 2016

Um justo reconhecimento


Marcelo Rebelo de Sousa lembrando as virtudes de caráter que sempre distinguiram Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República eleito em democracia - a 27 de junho de 1976 -, um"homem sério, honesto, austero, corajoso, incorruptível, que foi naturalmente chamado a assumir em nome de uma geração funções de elevada responsabilidade durante o período mais critico após o 25 de Abril-  decidiu homenagear o general Ramalho Eanes, por ocasião da passagem do 40.º aniversário da sua tomada de posse como Presidente da República.
Ramalho Eanes considerou  a cerimonia como uma homenagem à instituição das Forças Armadas através dos militares que liderou e uma recordação de um passado recente de luta pela liberdade e por maior democracia.
Já antes, o atual Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Pina Monteiro, havia salientado a "carreira verdadeiramente singular" de Ramalho Eanes, que foi "norteada pelo culto das virtudes militares e de uma corajosa frontalidade" que o prestigiou, bem como às Forças Armadas.
Na cerimónia de homenagem, que decorreu na Escola das Armas do Exército, o atual CEMGFA e os Chefes Militares dos ramos (exército, marinha e força aérea), entregaram a Ramalho Eanes o símbolo do Comando, uma espada.
"Com a oferta desta espada pretende-se recordar a bravura e o poder com que, ao longo da sua brilhante carreira, sempre conseguiu distinguir o bem do mal, combatendo a perversidade e a insipiência, na defesa dos valores da democracia e na construção da justiça e da paz", disse Pina Monteiro.

Ramalho Eanes decidiu, contudo, oferecer depois a espada - expressão simbólica da condição militar -,  ao actual Presidente da República, pedindo-lhe que a guarde e transmita aos seus sucessores como "símbolo da confiança dos militares".
É conhecida a minha estima pelo casal Ramalho Eanes, que sei ser amplamente retribuída. Por isso, não posso, como amiga e como cidadã, deixar de louvar a iniciativa de tal reconhecimento.

HSC                  

10 comentários:

  1. Como já disse num outro comentário tive a honra
    de conhecer e trabalhar com o General Ramalho Eanes.
    Subscrevo todas as suas palavras.
    De sua esposa tenho a dizer também que é uma pessoa
    de uma grande dignidade e que respeita todas as pessoas
    desde a mais pobre, beijando qualquer pessoa, sem qualquer
    demonstração de repugnância.
    São um casal exemplar e que tiveram a sorte de se encontrar
    na vida e formarem família.
    E vou ter a liberdade de levar o seu texto para colocar
    no meu blogue, com os devidos créditos.
    Os meus cumprimentos.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  2. Que a espada levante o esplendor de Portugal
    Como beijos de Mãe
    Contra os infortúnios da sorte!

    https://youtu.be/pMNShtjCYH8

    ResponderEliminar
  3. Grande Portugal - Grande Seleção - Grandes Selecções

    Futebol 11 passou aos quartos de final

    Futebol de Praia em Belgrado vai à final depois de ter ganho hoje em pênaltis a Rússia e ontem a Espanha.

    Á VITÓRIA! A Fé sempre connosco.

    Grande País Portugal - Grande Orgulho!

    💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚

    Madjer e Ronaldo no comando.Muita garra,muita raça.

    Fãs do Sporting

    ResponderEliminar
  4. Se todos os portugueses tivessem metade das qualidades do Presidente Ramalho Eanes não estaríamos a viver um período tão difícil como o actual !

    Os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Corroborando tudo o que disse, considero o General Ramalho Eanes das pessoas com mais virtude que governaram este país ao longo de todas as épocas. As suas atitudes perante o país e os seus cidadãos foram das mais louváveis.
    Ao mesmo tempo que o elogiamos nunca esqueceremos a Drª Manuela, sua esposa, que tanto deu e continua a dar de si no apoio a tantas causas onde se destaca o seu altruísmo e solidariedade.
    Que Deus os abençoe por muitos anos.

    ResponderEliminar
  6. Uma homenagem merecida sem dúvida.
    Tenho uma enorme simpatia e admiração pelo casal Eanes.
    É bom saber que que se reconhece valor onde ele existe.
    Maria Isabel

    ResponderEliminar
  7. O nosso comentário saiu no post errado.Apresentamos as nossas desculpas.
    A honra acima de tudo.

    💚❤️💚❤️💚💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️💚❤️

    Fãs do Sporting

    ResponderEliminar

  8. Helena
    Uma condecoração bem merecida, simpatizo com Ramalho Eanes.
    Acho que todos os merecedores destas condecorações, deviam ser condecorados em vida. Postumo o condecorado já não sente a emoção, o orgulho em si mesmo.É uma condecoração vazia.

    Carla

    ResponderEliminar
  9. Penso que o General Ramalho Eanes estudou no Colégio Militar,será?
    Assim sendo bons valores e instrução se aprende lá não descurando a enorme importância da educação familiar e da própria personalidade do indivíduo.
    José

    ResponderEliminar
  10. Ontem, a cerimónia na Gulbenkian foi lindíssima e num registo de grande dignidade, que um Homem como ele (a quem devemos mesmo pormenores que nem imaginamos) bem merece.O hino nacional, quando entrou o actual PR, cantado pelo Côro da Fundação,e músicos, tudo em traje de gala, lindo. E foi bonito ver uma ala da plateia com jovens alunos de todas as escolas militares, fardados, disciplinado, educados, elegantes. Assistiram à descrição do dia das primeiras eleições presidenciais, exactamente há quarenta anos, quando nenhum deles tinha nascido. Todos os discursos, tanto do Dr. Artur Santos Silva, Dr. Manuel Braga da Cruz, General Eanes e Dr. Marcelo Rebelo de Souza, foram lindíssimos, uma bela lição de História Contemporânea. Além das altas individualidades oficiais, imensos militares da idade dele (81 de pernas cansadas), companheiros de vida profissional, mesmo os que não são exactamente amigos, comovidos e orgulhosos. Marcelo Rebelo de Souza tem qualidades e deitos, como qualquer ser humano, mas sabe tomar estas inciativas, sem complexos e com elevação (e carinho, coisa rara).

    ResponderEliminar