Todos os que me conhecem, sabem que me não levo muito a sério. Cansei de conviver com gente que se considerava o centro do (seu) universo. Eram intelectuais, pensadores, artistas e filósofos que pulularam à minha volta - ou eu à volta deles - até aos meus 35 anos. Nessa altura percebi que a vida real era outra coisa e saltei para convívios menos elitistas, mas muito mais verdadeiros. Aprendi que o mundo não se faz com heróis de pacotilha mas sim com pessoas normais - a que a intelectualidade chama de povo - e que são elas que quotidianamente fazem crescer as sociedades. Dito de outra forma, ter-me-ei encontrado a mim própria. E, hoje, à distância dos anos, sorrio quando olho o que ficou desse pequeno mundozinho cheio de si e das suas utopias.
Comecei, então, aos poucos a escrever. Não sobre as realidades numéricas da economia, mas sobre a forma como o cidadão comum vê essas realidades. E fui sendo ouvida, porque utilizava uma linguagem que todos entendiam. Esse foi o meu "nicho de mercado", como agora soi dizer-se.
O nicho cresceu das aulas para os jornais e destes para a tv. Nos últimos quatro anos, juntei-me à blogosfera, esse mundo do qual nada conhecia. Também aqui fui fazendo os meus leitores, fui dizendo o que pensava, partilhando o meu modo de ver o mundo que me cerca. E aqui estou eu, agora, a atingir os 2000 acompanhantes neste blogue que, se vive do que escrevo, não seria o espaço que é, sem os fieis comentadores que o visitam. A todos o meu imenso "obrigada"!
HSC
Dr.ª Helena, eu é que lhe agradeço por este blog. Gosto muito de a ler. Um forte abraço.
ResponderEliminarSofia
Olá, Drª Helena,
ResponderEliminar...e também não teria os 2000 leitores se não fosse escrito por si, pela diversidade dos assuntos e com todo o seu eu. Por isto, porque a admiro por varias razões, quase diariamente venho aqui espreitar e estar um pouco mais consigo. Obrigado, Um BOM DIA para si, e até amanhã.
Eu é que agradeço por tudo o que me tem ensinado!!!
ResponderEliminarBeijinho
Anabela
Olá Drª Helena,
ResponderEliminarAo ler o seu post, por momentos pensei que me tinha lido o pensamento, pois na semana passada fiz 35 anos, e decidi que vou passar a dar valor residual àquilo que os outros pensam (até porque dá muito trabalho) e passar a dar importância às coisas simples e que me fazem bem ao corpo, à mente e à alma.
Muito obrigada pelo seu blog.
Um abraço
Isabel Correia
Obrigada digo eu que adoro ler o que escreve. A Sra. é "especial", merece os 2000 e merece 20 000!!
ResponderEliminarComo no post dos passes sociais me respondeu referindo-se como Caro/a FL, vou dizer-lhe que sou uma senhora e só sou anónima porque não tenho blogue e porque me sinto mais confortável só com as iniciais porque outras pessoas que conheço leem este blog e não têm que saber que eu o faço(manias).
Bem Haja.
Um beijinho
FL
Olá D. Helena,
ResponderEliminarnão tem de quê!
Obrigada, também.
Cumprimentos,
Cláudia
Já somos alguns! Sinal que os seus escritos têm interesse, actualidade e o que mais me atrai a sua imparcialidade e lucidez. Já vai sendo raro no que lemos.
ResponderEliminarUm abraço da Júlia
Parabéns, Helena. Até aqui, em Fortaleza, já encontrei seguidores seus. Que mais mil leitores floresçam, retomando o velho mote dos maoístas que estão aí a regressar...
ResponderEliminarEu é que agradeço a companhia que me faz, os sorrisos, as lágrimas e sobretudo aquela palavra certa, aquele sentimento de dôr ou de alegria, que eu não sei exprimir e que, coincidência ou não, acabo que ler no seu blog.
ResponderEliminarBem haja!
Nocas
Ó Helena, somos nós que temos que lhe agradecer, muito, por este blogue e tudo o resto.
ResponderEliminarUm grande beijinho, mesmo grande
Isabel Mouzinho
Faz-me tão bem lê-la!!! Quando rio, quando choro e quando me identifico pessoalmente com o que escreve, como é o caso deste post sobre "convívios elitistas". Obrigada por, obviamente, sem saber, me dar força em momentos frágeis.
ResponderEliminarPaula
ResponderEliminarSó quem fez esse percurso de se fartar de elitistas (muitas das vezes só pseudo-) e perceber que é "aí na rua" que temos tudo a aprender a pode perceber bem .
Foi também o meu caso .
Obrigado mais uma vez .
RuiMG
Já não me lembro de de que modo encontrei o seu blog. Talvez porque gostasse muito de a ouvir quer na rádio quer na televisão. Encontrei-a noutro registo e diariamente, graças a Deus.
ResponderEliminarbeijo
Fátima
É por isso, por escrever para as pessoas e sobre as pessoas! Isso interpela sempre e prende-nos ao autor, neste caso, à autora! Já era sua fã e tinha lido vários livros seus. Gostei sempre de ouvi-la na televisão e gosto particularmente da sua gargalhada espontânea e sincera. Achei sempre que pessoas que riem assim, eram boas pessoas. Agora, "descobri-a" (e já tarde, eu sei...) nesta blogosfera a que recentemente também aderi e é um prazer segui-la neste blog!!! Venham mais 2000!!!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Gosto mesmo muito de si.
ResponderEliminarObrigada.
Sabe que detesto bajuladores - e os dos blogues às vezes enervam-me - mas tenho de louvar a sua postura perante a vida.
ResponderEliminarÉ um exemplo que contrasta com a de algumas figuras da TV ( os figurões do Eixo do Mal, por exemplo), convencidos de que valem mais só porque tiveram a sorte de privar com os privilegiados da nossa sociedade.
Como a Helena também tive uma juventude intelectualizada e isso não me fez menos simples e terra-a-terra ( no bom sentido). Não escrevo livros,mas fui professora durante 37 anos e consegui sempre elevar os meus alunos, sem me considerar superior. Aprendi imenso com eles e fazem-me muita falta.
Bjinho e continue por aqui.
Obrigada Drª.Helena e continue....
ResponderEliminarNão passo um dia sem vir visitá-la.
Abraço respeitoso Mina Jesus
ResponderEliminarParabéns querida Helena!!..
Nem calcula o imenso orgulho que tenho em ser sua amiga e o bem que me faz em escrever neste blog.
Aqui vai um beijinho e, depois, mais um abração...
Dra Helena
ResponderEliminarTodos os dias visito este seu cantinho. Muito obrigada por tudo o que tenho recebido da senhora e não foi pouco. Sou sua admiradora e não perco os programas da TV quando lá vai.
Desejo-lhe muita energia positiva.
Abraço
Eugénia
Muito bem haja pela consideração que transmite, e sinto me orgulhosa de a vir seguindo. Tem sido uma conversa praticamente diária que não dispenso, faz parte do meu dia e sinto me honrada disso.
ResponderEliminarA sua companhia é tão boa e ajuda a dar sentido aos dias que se sucedem.
Obrigada por ser quem é!
Todo o carinho,
lb/zia
Bárbara Helena,
ResponderEliminarNão me encontro entre os 2.000 porque sou avessa a inscrever-me onde quer que seja: nem clubes, nem partidos, nem credos. Mas isso não quer dizer que não venha sempre aqui de visita, vê-la, ouvi-la, deixar uma palavrinha de vez em quando.
Hoje estou aqui para lhe deixar os meus parabéns e dizer-lhe que merece bem a atenção e carinho que os seus visitantes (seguidores ou não) lhe dedicam.
Um abraço, Bárbara Helena!
Eu sou sua leitora quer daqui, quer dos seus livros que a minha mãe vai comprando pois é sua fã:)
ResponderEliminarmas não faço parte daquele número porque nunca me inscrevi por não perceber nada do assunto:):):)
Continue a ser a pessoa que é!
Beijos
Parabéns!
ResponderEliminarUm beijinho,
Vânia
A todos, um xi-coração imenso. Aos que me seguem, aos que comentam, aos que me visitam, enfim a todos que me têm ajudado a fazer este percurso e que, ainda por cima, me elogiam.
ResponderEliminarSou uma pessoa normal, que gosta de gente normal, que leva uma vida normal. Por isso, nunca quis na minha vida exercer funções fora do normal...
É capaz de ser por essa razão que recebo tanto carinho vosso e me não envergonho de o dar a conhecer.
Cara UJM
O que eu gosto de ser Barbara Helena!
olá
ResponderEliminarmais uma que não se inscreve em nada, mas que já tem comentado, mas principalmente uma visitante quase diária.
beijo GR e muito obrigada por partilhar o seu saber.
AC
Querida Helena,
ResponderEliminarJá cheguei um pouco tarde mas sempre a tempo de lhe dar os Parabéns pelo numero de seguidores, mas sobretudo por si mesma.
Acho que tudo o que vem de si é ensinamento e mesmo que haja discordancias de opinião é sempre uma mais valia poder lê-la, vê-la ou ouvi-la.
Que Deus a conserve assim por longos anos.
Grande abraço
Teresa
Helena
ResponderEliminarMerece cada um dos 2000 seguidores deste fio de prumo. O que escreve vêm do fundo do seu coração, por isso mesmo, mexe com nossas emoções. Só me resta agradecer-lhe e desejar-lhe toda a felicidade possivel.
Bj
Carmen
+ de 1000000 de visitas; + de 2000 membros; milhares de horas que partilhou com todos nós... deu-se à blogoesfera e todos lhe deram de volta um pouco .. a relação é simbiótica
ResponderEliminarN371111
«...percebi que a vida real era outra coisa...»
ResponderEliminarPercebê-lo, é um sinal de inteligência, mas assumi-lo como o faz, mais que isso, é um acto de coragem. Cumprimento-a.
Boi Noite Drª Helena
ResponderEliminarLeio-a diáriamente, po pelo menos visitoã com essa regularidade, aqui no seu blog, desde 2 de Abril de 2012, quando escreveu sobre o acordo ortográfico. Também não faço parte do nº dos 2000, mas aproveito hoje para lhe agradecer por escrever este blog. Muito Obrigado
J. Barros
Gosto muito de fazer parte deste
ResponderEliminarnúmero. Bom fim de semana.Bjs.
Irene Alves
PS. Já agora com os seus imensos
conhecimentos, conhece algum
médico especialista na diabetes?
Eu, isto é nós é que agradecemos.
ResponderEliminarO que escreve tem vindo a dar outra vida a muitas conversas e reflexões.
Muito obrigada.
Se tiver paciência e tempo o meu blog chama-se A LEITARIA ECILA. Foi o meu filho André de A CAIXA DE COSTURA que mo abriu quando me reformei em 2005. Reformar-me foi/ainda é difícil.
Teresa Frazão
Silenciosamente ouvindo
ResponderEliminarConheço de facto um médico do Hospital da Luz que trata a diabetes de um meu familiar.
Mas mais do que aconselhar-lhe um nome aconselho-a a procurar a APDP- Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal - que tem desenvolvido um trabalho notável nesta área e de que aquele clínico faz parte. Vai sentir-se mais protegida e acarinhada.
A diabetes controlada permite-lhe levar uma vida absolutamente normal e os progressos no seu tratamento são enormes.
Cara DrªHelena, não calcula o prazer que me dá, quando venho ao seu blog (seg. int.)! Adoro as suas análises acutilantes e certeiras. A SENHORA é genuína e contra as tais "intelectualidades", tal como eu o sou, a sua sensibilidade, enfim os valores que defende e, os quais , são também os que eu defendo.
ResponderEliminarGosto muito de a ver na televisão (quando posso, o que não acontece muitas vezes) e já me ri muito com as suas observações e as do Mário Zambujal, que também tem um sentido de humor... (sim porque a Helena, tem um sentido de humor fantástico)!
A Helena adora rir,como eu, (e a vida às vezes faz-nos perder a vontade de rir...)e para além de tudo isto, adoro a sua postura para a "frentex",como eu gosto, nos meus 55 anos.
Minha querida, tenho muito gosto de fazer parte dos 2000 seguidores,apesar de eu ser mais intermitente, e eu é que lhe agradeço muito, mesmo muito, por me proporcionar momentos de puro prazer, ao ler as suas análises.
MUITO OBRIGADO POR SER O SER HUMANO QUE É!
BEM-HAJA.
Um abraço forte e muita admiração.
Maria
Maria (publicamente anónima)
ResponderEliminarOlá Drª Helena!
Eu penso que todos nós lhe devemos um agradecimento por tudo o que tem partilhado connosco.
Pela minha parte só tenho a agradecer e dar-lhe os parabéns por atingir os 2000 acompanhantes. Isto significa que a Senhora é uma boa companhia. Para mim é.
Sou mais uma que não se inscreve em nada, ou seja, apenas tenho e-mail. Utilizo muito a Internet até por motivos profissionais e por alguma formação que tenho frequentado por esta via. Podemos dizer que este meio de comunicação, hoje em dia, se tornou indispensável, com as devidas precauções, claro.
No campo da blogoesfera sou apenas leitora e comentadora. No caso do seu fio-de-prumo sou visitante e leitora quase diária, não comento todos os dias por falta de disponibilidade de tempo. É muito bom ler os seus posts. Tenho aprendido muito com tudo o que escreve. Só tenho que agradecer e desejar uma boa continuidade, sempre com a mesma alegria e boa vontade
Beijinho
Maria M
Querida Helena,
ResponderEliminarObrigada pelo tempo que dedica aos seus leitores :)
Isabel BP
Seguir este blog é realmente um prazer, mas também uma lição!
ResponderEliminar... Obrigada eu!
Helena,
ResponderEliminarFui hoje à Feira do Livro, embora soubesse que não podia lá estar por ter de se deslocar ao Porto. Obviamente que comprei o seu ultimo livro e disseram-me que estará lá na próxima 2a. feira. É verdade ? E a que horas? Gostava de a rever e que mo assinasse.
Um beijinho
Cara Helena,
ResponderEliminarComo leitora assídua deste blogue, agradeço a disponibilidade de escrever com humor e de uma forma muito inteligente sobre todos os assuntos contemporâneos.
Mais uma vez subscrevo totalmente o que escreveu. Sempre com amizade.
Dra. Helena, não é por acaso que este seu post deu origem a um elevado numero de comentários. Ele encerra um tesouro!
ResponderEliminarMT
O seu texto lembrou-me a indignação de Orwell face à indiferença dos intelectuais de esquerda do seu tempo pelas "pessoas comuns", pelo "ordinary people" e a noção moral de "common decency", que me parece essencial.
ResponderEliminarQue diria Orwell hoje dos políticos e economistas do neo-liberalismo feliz que nos governa (aqui e por toda a Europa)?
... muito obrigada por me receber na sua "sala de estar virtual":-) Ao serão gosto sempre de passar por cá ...
ResponderEliminarUm grande beijinho de luxo (não taxado pelo Gaspar)
É mesmo bom, mesmo bom, saber que existem pessoas como a senhora. Não sou visita diária, mas sou diariamente grata por saber que ainda existe gente assim. E, muitos dias, dou por mim a parafraseá-la. Com a devida referência, claro: "Lá diz a mãe de/ ou... lá diz a drª Helena Sacadura Cabral..." ;)
ResponderEliminarMuito obrigada!
Cara Tété
ResponderEliminarApesar de ter chegado do Porto agora, ainda vou estar na Feira hoje pelas 18h30 e amanhã, se o tempo permitir, estarei talvez a partir das 17h30.
Caro Alcipe
ResponderEliminarOrwell diria que grande parte deles não sabe o que é decência. Infelizmente!
«Sou uma pessoa normal, que gosta de gente normal, que leva uma vida normal.»
ResponderEliminarAqui está, caríssima Helena, o principal motivo que me trás aqui, ao seu blogue.
E não, não vou entrar naquela de lhe agradecer porque a senhora me agradeceu.
O que vou dizer é, com a sua permissão e compreensão, um lugar comum que 'fica a matar':
Gente como a senhora já não de faz.
Respeitosos cumprimentos.
Ainda bem que se juntou à Blogosfera!
ResponderEliminarObrigada!
Um abraço