Afinal aconteceu aquilo que muitos já anunciavam como possível. A agência de notação "Standard & Poor's" baixou o "rating" da França que, assim, perdeu o chamado "triplo A". Outros países europeus, nomeadamente Portugal, também viram descer as suas respectivas notações.
O mais grave de tudo isto, é que pode estar seriamente comprometido o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. O que se traduziria numa péssima noticia para Portugal.
Esta sentença da agência de notação, parece-me, nesta altura, uma manobra da libra e do dólar contra o euro... De facto, não deixa de ser estranha uma tal decisão em vésperas de uma reunião na qual a salvação do euro se poderia vir a decidir.
E quais poderão ser os países mais interessados em que isso se não dê? Não tenho teorias conspirativas mas, para além dos tradicionais especuladores - pouco interessados na estabilidade do euro -, creio que a Grã Bretanha e os EUA não devem ter lamentado muito o que se passou...
HSC
Sinceramente julgo que se deve mais à acção interessada de agentes não estatais, isto é, os especuladores financeiros, do que a uma manobra programada, que acabaria por voltar o feitiço contra o feiticeiro. Mas não sei...
ResponderEliminarMeu caro Alcipe acredita que estas agências são totalmente alheias aos movimentos especuladores?
ResponderEliminarNão acha estranho que isto aconteça nas vésperas de uma reunião que poderia salvar o euro?
Quais são os países mais interessados em que isso não aconteça?
Não serão os EUA e a Grã Bretanha?
"Cui prodest scelus, is fecit" dizia o Séneca.
ResponderEliminarTalvez tenha razão, Helena.
Cara Helena:
ResponderEliminarConcordo plenamente consigo. O Reino Unido foi sempre, em primeiro lugar, aliado dos EUA; os britânicos foram sempre "desconfortavelmente" europeus. Para quando agências de notação europeias fortes ou para quando um jogo em que elas percam o impacte? Há desde 2008, decididamente, uma guerra aberta ao Euro. Ah, De Gaulle, De Gaulle…
Raúl.
No passado sábado, a Clara (6 anos) passeava de mao dada com o pai quando de repente lhe perguntou :
ResponderEliminar- "Papa, il est très grave que la France ait perdu son triple A ? "
Este é o mundo que deixamos às nossas crianças ! Cheio de angustias e de preocupações...
todos com ar de fartos, cansados,aborrecidos, com cara de não saber que mais inventar
ResponderEliminar