Análise séria e acutilante, humorada ou entristecida, do Portugal dos nossos dias, da cidadania nacional e do modo como somos governados e conduzidos. Mas também, um local onde se faz o retrato do mundo em que vivemos e que muitos bem gostariam que fosse melhor!
sábado, 10 de setembro de 2011
Dez anos,,,
O último Nouvel Observateur abre com um excelente artigo de Jean Daniel, intitulado "Ces dix ans qui ont changé le monde".
Nem sempre tenho a mesma visão do mundo, o que é normal, mas sou uma leitora atenta do que este pensador escreve.
O artigo analisa as relações entre o Oriente e o Ocidente depois do 11 de Setembro. De facto, este acontecimento constituiu uma verdadeira ruptura histórica e esteve na origem de uma série de guerras, de comportamentos e de situações que modificaram o equilíbrio planetário.
Nesse dia os EUA foram, pela primeira vez, agredidos no seu próprio solo e descobriram que tinham deixado de deter o comando do mundo, que a queda do muro de Berlim consagrara desde 1989. E realizaram igualmente que, daí para a frente, teriam de enfrentar uma forma de guerra totalmente nova, para a qual não estavam de todo preparados, cuja arma utilizada era o Islão.
O artigo faz depois uma análise daquilo que Obama percebeu e tentou simbolizar e das razões pelas quais uma parte do seu projecto faliu. Vale francamente a pena ler este texto Considero, cada vez mais, ser essencial perceber outras formas de ler a história, mesmo que nem sempre estejamos de acordo com elas!
HSC
Mais uma excelente partilha que tenho o privilégio de ler, neste espacinho cibernético.
ResponderEliminarDe facto, perceber outras formas de ler a história e ver o mundo talvez seja o passo mais importante para a emancipação do pensamento. E é por essa razão que viajar (tal como ler ou ir ao cinema) é tão enriquecedor.
Eu também acho o artigo interessante!
ResponderEliminarO povo tem que ler artigos destes para perceber o mundo , pois está tão confuso que não consegue retirar significados dos factos e encadea-los em associações lógicas!
Se me dissessem que o Nobel que o Obama ganhou foi por ter permitido e ordenado a chacina de milhões de civis ( Iraque, Afganistão, somalia,etc) porque esses civis eram uma ameaça para a segurança dos americanos e Europeus, ai eu percebia e entendia .
Em portugal também temos excelentes opinion makers . aparece um muito giro que é ex-general que aparece sempre a dar umas explicações sobre as guerras na SIc,está claro . Acho que se chama Loureiro qualquer coisa !
Esse vai explicar para a televisão o conteudo do papelinho que recebeu da embaixada dos EUA , na vespera!
Assim as coisas são tão claras !!!
Bom dia, Helena,
ResponderEliminarUm acto de ultra barbárie desperta sempre instintos bárbaros, por mais que sejamos contidos...
desejo-lhe um ótimo domingo
Marcolino
Cheguei ao seu blog através dos comentários que tem deixado no Jeito Manso, blog que me é muito querido pelas mais variadas razões.
ResponderEliminarEste seu post abriu-me bem o apetite para ler o artigo do NO que vou tentar encontrar. O 11 de Setembro marcou a todos, penso que de forma permanente. Ainda hoje no meu blog escrevi uma pequena história ligada a esta parte da nossa História.
Gosto muito da sua clareza de pensamento e de escrita. Voltarei certamente!
M.
historiasdenos.blogspot.com
Histórias de nós
ResponderEliminarVolte sempre que é muito bem vinda!
Anónimo das 11:18
Chama-se Loureiro dos Santos!
NA
Muito obrigada pelas suas palavras
Querida Helena
ResponderEliminarDaqui a pouco, será 12 de Setembro!!!
Voltemos então a página, porque pelo menos para PARA NÓS DUAS, será dia de celebrar a VIDA.
Mamã, sabes quem faz anos no mesmo dia que eu?
...........
Ah sim?
Com a ironia do costume perguntei:
Será que a 12 de Set só nasce gente com "narizinho arrebitado"?
Resposta do costume:
OK, já devia saber...
Se soubesse não tinha dito nada.
Risos.
Mas disse.
Fui mãe pela primeira vez e nada até hoje foi tão "estrondoso" como o milagre da vida.Duas vezes.
Amanhã, apagar-se-ão velas nas nossas casas...e mais acesa será
a nossa aventura de viver.
Para receber à meia noite:
Um abraço de parabéns para si e filhote.
Cantem as nossas almas!!!
Parabens tambem para si.
ResponderEliminarQue seus filhos sejam sempre abencoados.
Um grande abraco
Bom Dia Dra Helena
ResponderEliminarHoje passo por aqui para lhe desejar a si e ao seu Filho Dr .Paulo Portas um dia muito feliz .Que conte muitos por longos anos .
12 de Setembro de 2011
Carlota Joaquina
Cara Helena:
ResponderEliminarNa minha percepção os EUA (+RU na sombra, não, na penumbra) mudaram o curso da História eles mesmos… para seu belo-proveito - exclusivo! Mais palavras!?
Raúl.
Carlota, Mar e Era uma vez
ResponderEliminarMuito e muito obrigada pelas vossas palavras. Bem Hajam!
Loureiro dos Santos !!! é isso !!
ResponderEliminarEsse homem querido, reformadão , faz uns biscates para a CIA na SIC a comentar as guerras, de foram identica aos cometadores da Bola, à segunda feira !
Esse ex general, cada vez que aparece um evento de guerra, depois de acontecer , lá está ele a explicar aquilo bem explicadinho , como a CIA lhe pediu!
Gostei do Post e dos comentários, e de saber a data da sua maternidade, parabéns (só dá azar se forem antecipados)
ResponderEliminarAbraço