terça-feira, 24 de julho de 2018

Uma vergonha!


Ignoro quais terão sido as condições impostas pelo ex Ministro Manuel Pinho para se dignar ir à Comissão Parlamentar. Nem me interessam muito porque certamente não seriam, para a maioria dos portugueses, aceitáveis. 
Mas não posso deixar de julgar atentatório, que alguém que os deputados pretendem inquirir, "imponha condições para ser interrogado". Como acho bizarro que esses mesmos deputados aceitem tal limitação ao seu trabalho.
Depois de assistir ao que se passou na dita audição, confesso, senti-me envergonhada. Envergonhada pela humilhação feita aos deputados, pela desconsideração feita à Assembleia da Republica e pelo profundo desrespeito mostrado pelos portugueses.
O que se passou naquela reunião é uma vergonha nacional e não devia admitir-se. Resta a única conclusão lógica. É que se Manuel Pinho não defendeu o seu nome, é porque, muito possivelmente, não tinha meios para o fazer...

HSC

sábado, 21 de julho de 2018

Voltamos à saga!


Quando tudo apontava para que se entrasse na acalmia desportiva, eis senão quando, recomeça a saga do ex-Presidente que volta a querer candidatar-se a presidência do Sporting. 
Já perdi a conta aos candidatos e ontem dei com um jovem imberbe personagem que também se fazia ao mesmo piso. Será que este saga não terá fim?

HSC

terça-feira, 17 de julho de 2018

João Semedo


Tive hoje um grande desgosto. Morreu João Semedo, uma pessoa de quem eu gostava muito e que foi um dos bons amigos do meu filho Miguel. A estima que lhe dedicava vinha mais do que ele era como ser humano do que daquilo que ele pensava, que, como calculam, não era exactamente o mesmo que eu pensava. Mas concordávamos em aspectos da vida muito importantes e, sobretudo, eu sabia que havia nele alguém de uma enorme seriedade e verticalidade.
O João era o exemplo de como as pessoas se podem estimar, mesmo que em campos  ideológicos diferentes e sempre senti que no seu apreço pelos outros, a ideologia não seria o mais importante. Perco, assim, um ser humano com quem gostava de estar e cuja doença me fez voltar a pisar os corredores do IPO, onde tanta vez, por seu lado, ele foi abraçar o Miguel.
Para a Família, nomeadamente a sua Mulher, que também tive ocasião de conhecer, vai o meu abraço de sentidas condolências.

HSC

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Um mês especial

Terminamos um mês marcado pelo acidente dos jovens futebolistas encerrados numa gruta da Tailandia, com a paranóia de quem iria ganhar o Mundial de 2018, com um debate da Nação que mais parecia o "olhem como nós somos competentes e os anteriores uns asnos" e, finalmente, para dar alguma pimenta à historia o fica ou sai de Lula da Silva, coroado pela transferência do nosso Cristiano Ronaldo para o Juventus de Turim e mais uma "estórias" das gaffes do Sr Trump ou a visita quase misteriosa do Sr Obama...
Convenhamos que qualquer destes acontecimentos deu pano para mangas nas televisões e orgãos de comunicação social. 
Assim, as notícias da terrinha ficaram-se pelos festivais - mais do que as mães - e a entourage que os rodeou, uns tantos crimesitos já banais de violência domésticas, coisa pouca, uns maridos que matam mulheres, uns filhos que matam os pais e umas rusgas feitas ao futebol e autarquias cujo resultado demorará tanto tempo como o roubo das armas de Tancos, cujas ultimas peripécias envergonhariam qualquer país decente.
Escrever sobre estes pontos seria um mera perda de tempo. Eles só interessam a quem vende jornais ou aos que dependem das audiências. Não é, felizmente, o meu caso, que nem publicidade consenti ter neste blogue.
Esperemos, enfim, por melhores dias, embora a silly season seja tudo menos a mais adequada a algo de interesse que se possa escrever.

HSC

terça-feira, 3 de julho de 2018

Viver feliz para sempre!


“...Num mundo em que as ideologias - de esquerda e de direita - estão a soçobrar, os eleitores também se tornaram "migrantes". Tal como eles, flutuam entre quem a cada instante lhes oferece as soluções que lhes parecem mais adequadas aos problemas do momento, ou que estão mais conforme o que exigem as suas preocupações. É asfixiante o espaço reservado para a discussão dos problemas estruturais e à política distante do ruído dos holofotes mediáticos que, como é natural, estão mais interessados em ganhar audiências do que em resolver os problemas do mundo...”
 
Álvaro Nascimento in Negócios

É um facto que o debate politico no nosso país está reduzido à chamada propaganda eleitoral. As televisões encharcam-nos de pseudo discussões que, em lugar de nos esclarecerem, visam apenas definir quem é o vencedor das mesmas.
Sendo assim, os melhores não perdem tempo com querelas partidárias e, quando chegam ao topo das carreiras, sabem que para se manterem é conveniente/vantajoso ir distribuindo as suas benesses por todos os partidos do chamado arco do poder e deste modo... viverem felizes para sempre!

HSC

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Madonna nossa!



A notícia divulgada no último sábado, sobre uma cedência a Madonna de uns terrenos da CML para que esta pudesse estacionar a sua frota de 15 carros é algo que, no mínimo, se reveste de alguma bizarria.
Com efeito, Fernando Medina gere e administra dinheiros que são dos contribuintes. Logo, impõe-se que a “coisa pública” seja tratada de acordo com regras de transparência e clareza.
É claro que todos sabemos existirem benefícios quando grandes estrelas internacionais se instalam no nosso país, já que divulgam e promovem lá fora a “marca” Portugal e, no caso, a “marca” Lisboa. 
Mas, ou a “estória” está mal contada, ou as decisões tomadas são tudo menos transparentes. De facto, a Câmara começou por não divulgar o valor do contrato. Depois, lá revelou que o valor cobrado seriam 720 euros mensais e,  por fim, soube-se que este valor não só não está ainda a ser cobrado, como só o será no fim do período de utilização.
Os mecanismos de excepção sempre existiram. Mas, por norma, as balizas são previamente definidas. Como seria de esperar, a oposição camarária trouxe o tema para a praça publica.
O que significa que Medina não só vai ter de esclarecer este assunto rapidamente, como os seus esclarecimentos têm de ser muito claros e...transparentes. É que ser autarca e político com ambições, tem os seus custos!

HSC

domingo, 1 de julho de 2018

O caminho é para a frente

Lá estive pendente do aparelho, a ver a nossa seleção. Malfadada relva aquela em que os jogadores escorregavam como se estivessem numa pista de gelo. Julgo que não jogámos mal, mas a equipe adversária não largava os nossos pés. Parece que havia sempre um uruguaio á frente de cada um dos nossos jogadores.
É o futebol, é a vida. Ganhámos quando jogámos pouco e perdemos quando fizemos bom serviço. Mas fiquei com pena, gostava que pudéssemos chegar às finais. Não foi possível. Não vale a pena chorar sobre leite derramado. Para a frente é que é o caminho!

HSC