segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Marcelo e as influencers...


Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no Palácio de Belém, em Lisboa, várias dezenas de influencers portugueses. Com efeito, o Presidente mandou chamar a Belém quatro dezenas de pessoas que marcam a diferença pela sua presença nas redes sociais, num encontro que ficou de fora da agenda oficial. O programa, claro, incluiu, como seria de esperar, muitas selfies.
Estas cerca de 40 personalidades, na sua maioria associadas à moda e beleza, mas também às artes de representação, ao humor ou ao activismo social — que, nas redes sociais, somam fãs e uma posição de relevo —, compareceram em Belém, para uma conversa com o Presidente da República sobre a importância dos influencers no mundo do digital.
O convite seguiu para nomes como as Youtubers Sea3po e Mafalda Sampaio (Maria Vaidosa), a blogger Maria Guedes ou a apresentadora Raquel Strada. 
Aliás, esta última, partilhou logo no seu perfil de Instagram, que quando o Presidente da República te convida para ires ao palácio debater ideias, metes o fatinho e vais”. “No fim [do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa] tiras uma foto, que eu e as selfies não nos damos bem”, escreveu a apresentadora que conta com 384 mil seguidores. E rematou “agora, a sério, estou muito feliz com o resultado deste encontro e tenho a certeza que estamos todos confiantes que vão sair daqui coisas espetaculares”.

                          excertos retirados das redes sociais

Confesso que, no inicio, fiquei um pouco baralhada com a avalanche de noticias e quantidade de fotos de Marcelo com as influenciadoras de moda e beleza, que vêem deste modo, consagrada uma nova profissão. E, pelo interesse presidencial, de vital importância para o país.
Só tenho pena que o Presidente não tivesse convidado quarenta dos nossos grandes cientistas e nos desse a conhecer o seu trabalho. Mas nos dias de hoje só posso exclamar " é a vida". A que temos, claro!

HSC

17 comentários:

Anónimo disse...

O nosso Presidente de vez em quando entra em roda livre.
São imensas, com pequenas mais ou menos conhecidas e cuja influencia se desconhece totalmente. Mas alguém deve ter aconselhado o Presidente a tomar esta iniciativa brilhante...
É mesmo disto que o país precisa!

Anónimo disse...

Assim as senhoras já sabem o que usar nas receções oficiais e Marcelo fica a par de um país que talvez ele e muitos de nós não conheçam.Felizmente, diria...
Estou consigo, mais valia mostrar o trabalho daqueles que se ocupam da nossa saúde ou da nossa qualidade de vida!

João Menéres disse...

Lá chegará o momento...

Pedro Coimbra disse...

As redes sociais são talvez o mais influente dos poderes na actualidade.
Tão influente que leva pessoas cultas e inteligentes ao ridículo.
Do oito (Cavaco) ao oitenta (Marcelo), de uma esfinge a um entusiasta das selfies.

O TEU FLUVIÁRIO METE ÁGUA CAMARADA disse...

quer ser eleito com 90% dos votos é o que é, vai a todas

Anónimo disse...

A Helena Sacadura também é uma influencer!

G_ticopei disse...

Eu tenho ideia que este encontro não teve como propósito apresentar ao país o trabalho que estes bloggers ou influencers fazem na vida, mas sim tentar obter ideias de como chegar aos jovens e adultos dos dias de hoje, tão desinteressados pela vida politica (e é evidente o nivel de abstenção cada vez maior de eleição para eleição) que decorre no nosso país, mas fiéis a este fenómeno dos blogs, videos de youtube ou contas instagram... Se a posição que esta gente ocupa servir como canal de comunicação no sentido de sensibilizar para a importancia da participação de todos, em ocasiões tão importantes como umas eleições legislativas, talvez valha a pena este e muitos outros encontros...

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 11:20

eheh, adorei o seu sentido do humor!
Eu, influencer, só vestida de Cinderela...

Dalma disse...

HSC, não será a idade (sua e minha) que nos leva a achar isto ridículo?
Acabo de vir de Montrea QCl onde pude apreciar 10 dias de campanha eleitoral e não a achei mt diferente da nossa! Incríveis, mesmo incríveis promessas que os críticos garantem impossíveis de cumprir: plantar 500 milhões de árvores até 10 anos, presume o dito partido que estaria / continuaria no poder até 2029! Coisas mt interessantes as que prometem, mas que não dá para contar aqui!

Fatyly disse...

Subscrevo o comentário de G_ticopei e do das 11.20, sem tirar uma vírgula.

D.Helena a senhora influenciou (ou será que a dita em inglês quer dizer outra coisa?) e muito pela escrita, pelos cozinhados e pelas intervenções televisivas. Gosto muito de tudo que tem feito.

Já aqui disse que a minha mãe é sua fã e lê todos os seus livros e ambas ligadas pela mesma dor maior do mundo. Já está num lar por sua decisão. Na próxima quinta-feira fará 90 anos e continua a falar muito de si. Prenda? claro o seu livro que depois será lido pelas funcionárias e não só...eu já o li e adorei. Apredeu/aprendi muito consigo a gerir emoções e ainda diz que só de Cinderela? A senhora é mais que a dita:))

Peço desculpa pelo abuso mas tinha de lhe dizer isto e com todo o meu respeito.

Um abraço

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Dalma
Até acredito que se tivesse agora 30 anos achasse o Presidente "bué de fixe", apesar de , nem quando os tive, este género de cultura me entusiasmasse muito. Fui sempre fascinada pela inteligência, pela cultura, pelo sentido do humor. Verdade seja dita, que nem sempre esse fascínio ditou as melhores escolhas...mas na altura era o que considerava importante.
Hoje, o que me decepciona é esta cultura da imagem, do que se deve ler, do que é moda usar, do que se deve dizer. O que é que isso acrescenta a cada um?
Do meu ponto de vista o Presidente deve ser uma referência para o país. Se ele opta por esta nova realidade feita de imagem está no seu direito. E eu estou no meu de preferir que ele nos mostre a outra realidade escondida da ciência, da arte, da musica, que nos fazem acreditar que a vida vale a pena ser vivida!

Dalma disse...

Estou plenamente de acordo com o que me diz, mas infelizmente os presidentes, os responsáveis dos partidos... o que querem é agradar com o intuito do voto, mesmo com propostas disparatadas. Porém como há muita gente que não se apercebe da tática, vai na história!
Gostei de apreciar o assunto no Canadá... que está longe de ser perfeito! Acredite que nos tais 10 dias e com 10 jornais diários lidos com curiosidade sobre o assunto, não vi uma única menção á educação ou à saúde !! Quiçá, talvez o tenham feito antes de eu ter ido!

Anónimo disse...

Felizmente que sentido de humor lhe não falta! É um dos motivos porque fielmente venho aqui.
Aliás, no seu twitter, divirto-me imenso. É das poucas pessoas que me faz rir por causa da política. Mantenha sempre essa frescura!

Amadeo

Anónimo disse...

Ninguém poderá substituir Marcelo. E o que se lhe seguirá vai ver-se em apuros de popularidade...


Guilherme Queiroz

Anónimo disse...

Se calhar porque nao temos 40 cientistas! haha... e triste na verdade

Anónimo disse...

A beleza, seja ela o que seja, porque é de difícil definição, influencia mesmo aqueles que o não constatam, aqueles que não estão conscientes da sua influência, ou até aqueles que a criticam.

A indústria da moda é responsável por uma percentagem importante do PIB e por milhares (ou milhões) de empregos.

Mas moda, indústria da moda e beleza não são a mesma coisa.

Moda é uma forma de expressão, de cultura.

Se a moda cria padrões de beleza e estilos de vida, também os quebra e os recria.

Diz-se que a beleza não tem conceito nem finalidade, é desinteressada, difere de pessoa para pessoa, mas varia com o tempo, o espaço, a sociedade.
É um tema muito complexo que envolve valores, até políticos, que podem ir até ao extremo do totalitarismo.

As(os) influencers fazem sonhar, sobretudo os jovens, tudo depende daquilo que transmitem. Disso depende serem importantes ou fúteis, mas isso não se passa só com os influencers.

Todos nós, mesmo quando não havia influencers, tivemos os nossos: actores, artistas, músicos, escritores, estilistas, pais, professores, etc.

Um dos meus influencers foi Carl Sagan. E se ele tinha estilo!!

Anónimo disse...

Eu cá acho que o Marcelo é capaz de estar a começar a ficar xexé...