domingo, 1 de setembro de 2019

Um novo cardeal português


O Papa Francisco acaba de anunciar a nomeação de D. Tolentino Mendonça como cardeal. A informação é avançada pela Renascença que aponta o dia 5 de Outubro como a data da cerimónia, a realizar-se no Vaticano.
Recorde-se que o arcebispo português D. José Tolentino Mendonça é bibliotecário e arquivista da Santa Sé, passando agora a cardeal.
O consistório para a criação de 13 novos cardeais (10 eleitores) está marcado para 5 de outubro, no Vaticano.
Segundo a Renascença, o nome de D. José Tolentino Mendonça foi o segundo a ser anunciado, este domingo, após a recitação do Angelus, numa lista que inclui colaboradores directos do Papa e responsáveis de várias dioceses do mundo.
O arcebispo madeirense torna-se o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no actual pontificado; passa a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, logo após D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos.
                                     Informação recolhida no DN

Não consigo descrever a alegria que sinto com esta notícia e o que ela representa para mim. Enquanto Padre acompanhou de perto os anos mais difíceis da minha vida toda, após a morte do meu filho Miguel. Só ele permitiu que eu me reencontrasse inteira, depois dessa dor. E desde que está em Roma, são os seus livros que me têm acompanhado. Que Deus o proteja é a única preocupação que tenho!

HSC

8 comentários:

Anónimo disse...

Cara Helena
Também eu sou alguém que muito deve a José Tolentino. Também ele me estendeu a mão para eu não cair. Hoje a Igreja alegrou muitos portugueses com esta nomeação.
Bem haja por a divulgar no seu blog.


Vitor Campos

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo tanto alvoroço em torno a este senhor, o que fez de relevante para além de se dedicar aos livros e assessorar o papa?

Pedro Coimbra disse...

Acompanho há muitos os escritos de Tolentino de Mendonça.
Que Deus o abençoe nesta nova missão.
Boa semana

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo da 02:23

É natural que não perceba!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Também me lembrei de si quando soube
da nomeação. Também eu fiquei muito feliz
e também eu lhe desejo muita saúde.

Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...

Helena, não percebi.

Conceição Oliveira disse...

Seria maravilhoso se a Igreja tivesse mais padres Tolentino!!!
É uma inspiração é um bálsamo para muitas pessoas!
Que Deus o ajude.

Anónimo disse...

Marcelo RS convidou J Tolentino Mendonça, que é da Madeira, para presidir às comemorações do 10 de Junho de 2020, que serão na Madeira e na África do Sul.
As razões da escolha de JTM: valoriza o pluralismo de opiniões, tem independência de pensamento, além de espírito criativo e coragem nas suas opiniões.