sábado, 5 de janeiro de 2019

Os Stylos Rouges



Os professores em França, inspirados nos chamados Gilets Jaunes resolveram criar no Facebook um movimento denominado Stylos Rouges que já conta com 46000 adesões e cujo objectivo é, entre outros, a melhoria salarial da profissão.
Contrariamente aos sindicatos que não estão presentes em todos os estabelecimentos escolares, as redes sociais permitem discutir em directo, com a vantagem de agrupar privado e publico, escolas e colégios, mas também os principais conselheiros de educação.
Não descartando a ação salarial, este movimento pretende criar um caminho paralelo que impulsione os objectivos pretendidos dado que nem toda a classe se encontra sindicalizada.

Movimentos desta natureza retiram, como é evidente, força aos sindicatos. E, acredito, terão nascido pelas medidas, muitas vezes demasiado agressivas, que estes últimos preconizam.
Se este tipo de actuação política, que parece acentuar-se, pega, os sindicatos podem ter que ser forçados a rever muitos dos seus métodos e políticas. Não há dúvida que as redes sociais vieram, sob muitos aspectos, mudar radicalmente a nossa forma de viver...e o equilíbrio de forças vigentes!

HSC

Sem comentários: