quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A nossa origem



O ano de 2019 começou da melhor forma para equipa de cientistas que está a seguir a sonda New Horizons. Depois de ter revelado de perto o rosto de Plutão e da lua Charon, a sonda norte americana seguiu caminho para fora do sistema solar e dá agora a conhecer, no primeiro dia do ano, um dos asteróides mais antigos e um dos mais distantes alguma vez visitado por um objeto terrestre.
Nunca antes uma equipa de sondas espaciais analisou um corpo tão pequeno, a tão alta velocidade e tão longe no abismo do espaço.
As imagens inéditas e únicas foram tiradas a uma distância aproximada de 27 mil quilómetros e revelam um asteróide constituido por duas esferas rochosas unidas.
De ponta a ponta, o Ultima Thule, mede 33 quilómetros de comprimento. A equipa que está a trabalhar os dados enviados pela sonda batizou as duas esferas do astro. Ultima para a esfera maior (19 quilómetros de diâmetro) e Thule para esfera menor (14 quilómetros de diâmetro). 
Os mais curiosos irão certamente questionar como se terá formado este "oito" espacial em forma de boneco de neve. A equipa de cientistas explica que as duas esferas, provavelmente, ter-se-ão unido já numa fase final da formação do sistema solar, colidindo as duas massas de forma pouco violenta e acabando por ficar unidas. 
Esta visita constitui para a história da exploração espacial uma oportunidade única. O asteróide Ultima Thule, é diferente de tudo o que já se viu, abrindo "novos horizontes" sobre os processos que construíram os planetas há quatro mil milhões e meio de anos.
Mas os primeiros dados e fotos, agora recebidos na Terra, serão apenas o início da grande aventura a alta velocidade, que a New Horizons preconizou. No futuro mais imagens de maior resolução e novos dados irão continuar a chegar e a ser analisados. Esperemos os resultados da sua análise.

Para quem, como eu, vem de um mundo de silêncio, uma notícia desta natureza, não pode deixar de ser empolgante. É que ela irá prosseguir algo – a nossa origem -, que o homem procura há muitos séculos. E irá permitir, muito possivelmente, definir e enquadrar o nosso futuro, até agora feito de conceitos e preconceitos.

HSC

13 comentários:

Pedro Coimbra disse...

tudo que seja conhecimento, saber, é boa notícia.
Desejo-lhe um Maravilhoso 2019 na companhia daqueles que lhe são queridos.

Dalma disse...

HSC, e onde está quem construiu isso tudo que anda aí pelo Universo? Continuo a perguntar a mim própria e a perguntar...
Um 2019 com saúde!
D.

Helena Sacadura Cabral disse...


Dalma para mim esse construtor está em todo o lado, porque não é matéria. Está nos que vamos conhecendo e naqueles que viremos a conhecer.
Nada do que existe é acidental. Não poderia ser!

Dalma disse...

HSC, diz assim” esse construtor está em todo o lado porque não é matérial.” Como é que não sendo matéria “construiu matéria”?
A Evolução não é acidental, aconteceu ao longo de biliões de anos...
Não acredita na Teoria da Evolução?
D.

Anónimo disse...

Tema interessantíssimo pelo qual sou apaixonado.
Será que algum dia saberemos?

Ghost

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

8 = H ... Asteróide Helena

:-))

Helena Sacadura Cabral disse...

Porque é que Jesus que é Deus se fez homem? Ou a Dalma também duvida que existiu Jesus?
A religião - seja ela qual for - exige que "acreditemos". E, julgo, perdoe-me se erro, a Dalma só acredita no que vê. Ao contrário de mim que não preciso ver para acreditar.
Abraço

Dalma disse...

HSC, Claro que Jesus existiu como Homem que se destacou no tempo dele e para além, tal como Maomé, Buda ou Confuncio! Jesus é uma personalidade Histórica e disso só os ignorantemente da história o põem em dúvida, mas daí a dizer-se que Jesus é Deus a mim põe -se-me dúvidas... quem o disse? Ele próprio? Está escrito? O escrito chegou até nós? É credível, sem sombra de dúvidas?

Não, eu acredito para além do que vejo, se assim fosse não acreditava na existência do RX, dos Lasers, da existência de cromossomas nas células etc.etc etc. o que eu duvido é que haja UM “alguém” responsável por tudo isto!

Imagino que está a pensar: “lá está está chata”!

Dalma

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara D’alma não a acho nada chata.
Eu, por exemplo, não acredito nos partidos como forma de fazer política e nenhum jamais me apanharia. Mas eles existem e há quem acredite neles... Prefiro acreditar em Deus e nos seus princípios!😊

Dalma disse...

Bom, mas o seu argumento “não acredito nos partidos como forma de fazer política... mas eles existem...” não é argumento válido!
Comparar esse conjunto de eleitos, alguns de fraca qualidade, com um “ser”, “espírito “ que presidiu á incrível “criação”, parece-me uma resposta para eu me contentar! Mas eu sou muito resiliente relativamente às minhas dúvidas, as minhas questões...
Desta vez estou a ser mesmo chata, não é isso?
Dalma

Helena Sacadura Cabral disse...


Cara D'alma creio que a irrita um pouco quem acredita em Deus.
É a vida!
Não pretendo convencê-la nem a D'alma pretende ser convencida. Tem posições firmes e que lhe bastam. Somos umas felizardas. A maioria tem dúvidas...

Dalma disse...

Não, HSC, não me irrita quem acredita em Deus, de forma alguma, ás vezes até quero acreditar, depois penso, penso e volto ao mesmo raciocínio...
Ser racional às vezes, muitas, ajuda... outras vezes não!
Sou uma pessoa ”soft” acredite!