segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

À bon entendeur salut!



"A dívida pública voltou a aumentar em outubro. Segundo os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal, o valor do endividamento em Outubro situava-se nos 251,1 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 2,1 mil milhões face ao mês anterior. O supervisor em comunicado, esclarece que para este aumento contribuíram muito as emissões de títulos de dívida de 1,9 mil milhões de euros".
O valor da dívida pública é o que conta para Bruxelas. E este valor de 251,1 mil milhões de euros, foi considerado pelo Banco Central um novo máximo.
Por seu lado, os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 1,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 0,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 224,5 mil milhões de euros. 
António Costa, anunciou que Portugal irá pagar até ao final do ano a totalidade da dívida ao FMI de 4,6 mil milhões de euros, facto que, considera, poderá vir a inverter a tendência de aumento da dívida pública."

Confesso que a situação da nossa dívida pública e privada me preocupam imenso e não consigo deixar de pensar nelas quando me lembro dos motivos que determinaram a entrada da Troika em Portugal. Como dizem os franceses, “â bon entendeur salut!”

HSC

1 comentário:

João Menéres disse...

Mas para este primeiro ministro está tudo bem, não é ???

Melhores cumprimentos.