segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

The Post


Fui ver o filme "The Post" realizado por Steven Spielberg, que nos EUA tem sido objecto de grande polémica por alguns considerarem que o realizador terá dado uma visão moralista da história. Verdade ou não, trata-se de um filme importante que aborda ligações entre a política e jornais mas também as lamentáveis mentiras a que os governos nos submetem, quando entendem que a verdade "não pode ou não deve" ser conhecida.
A película é inspirada na aventura de Katharine "Kay" Graham e do editor Ben Bradley que, em 1971, divulgaram no seu jornal - o Washington Post -, os “Pentagon Papers” sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietmam, desafiando a proibição do governo americano. Esta decisão mudou para sempre a história do jornalismo nos Estados Unidos. Posteriormente, havia de seguir-se o caso Watergate e a cobertura por parte do The Post deste novo escândalo.
Para quem fez jornalismo e sabe o que era a vida nas redações dos jornais da época,  é natural que a película  provoque uma certa nostalgia. Foi algo que passou por mim ao de leve, já que o mundo das revistas onde trabalhei, era um pouco diferente. Mas o "cheiro, o  stress, o ambiente, esses eram muito semelhantes".
Meryl Streep, como sempre, revela-se uma actriz notável. E até Tom Hanks, actor que não aprecio muito, tem aqui um belíssimo desempenho. Enfim, um novo filme de Spielberg a não perder!
-->

HSC

3 comentários:

Anónimo disse...

...Merryl...

Gralhas

Pedro Coimbra disse...

Para ver quando passar aqui em Macau.

Unknown disse...

A sua resenha deste filme é muito boa. Obrigada por compartilhar. Sem dúvida este filme nos deixa refletindo sobre o jornalismo. Além é interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. O The Post filme me surpreendeu. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa e diferente na carreira de Steven Spielberg. De verdade, adorei que tenham feito este filme.