terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Portugal no seu melhor!

“Na passada quinta-feira, em plenário, os partidos discutiram e votaram um conjunto de alterações legislativas que, primeiro, acaba com o limite para os fundos angariados por partidos e que, segundo, permite aos partidos receberem o IVA de volta.
... Não vale a pena disfarçar: os partidos (PS, PSD, PCP, BE, PEV) legislaram em benefício próprio, amealhando milhões de euros à conta do Estado. E, para fugir ao escrutínio público, fizeram-no da forma mais opaca possível. O processo legislativo correu num grupo de trabalho que, por várias vezes, reuniu à porta fechada – algo excepcional no funcionamento da Assembleia da República. O agendamento da discussão/votação do projecto de lei foi feito em cima da hora, para não chamar à atenção e forçando até a retirada de outras iniciativas legislativas previamente agendadas. E, na exposição de motivos do projecto de lei apresentado à votação, não consta uma única referência às alterações que beneficiam os partidos – apenas se refere o reforço dos poderes da Entidade das Contas, dando a entender que o objectivo era somente esse. Só que, lá está, não foi bem assim. Nas palavras da ex-Presidente da Entidade das Contas (em declarações ao Expresso), “os partidos resolveram uns aos outros os problemas de cada um”, alterando leis orgânicas do Tribunal Constitucional, da Entidade das Contas, do financiamento político e dos partidos políticos. Mais claro era impossível.
Tudo isto foi premeditado. No conteúdo: a partir desta alteração legislativa, os partidos vão receber mais dinheiro, ficar isentos de impostos e resolver situações ainda a aguardar julgamento – tudo no valor de milhões de euros.
É, portanto, uma vergonha colectiva: uma Assembleia da República que faz isto em completa impunidade só é possível perante uma sociedade entorpecida e pouco exigente. Merecem-se uma à outra."
                    
                         Alexandre Homem Cristo in Observador

Felizmente que o Natal me não permitiu estar "actualizada". Mas em compensação, quando hoje tentei faze-lo, a chuva de surpresas não podia ser maior. A classe política cujos partidos andam endividados resolveu dar-lhes um presente de Natal. De modo transparente. Justificado. Respeitável. É Portugal no seu melhor!

HSC

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Tinha lido ontem.
Inqualificável!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Foi realmente um grande presente de Natal
aos partidos políticos.

E nalgum lado vai faltar mais qualquer coisinha...

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Ana disse...

Agora quero ver o que faz o Sr.Presidente!!Anda sempre a dar "recados".....

Anónimo disse...

Menina Leninha
Uns controem e outros destroem...
Esperar coisa boa do diabo é o mesmo que dar remédio a defunto e esperar que melhore.

Festas felizes

Anónimo disse...

Portugal com CONFIANÇA

Anónimo disse...

Geringonça é ardilosa

Silenciosamente ouvindo... disse...


Drª. Helena venho desejar-lhe um ano de 2018
tranquilo e sem grandes problemas.

Um bjs.
Irene Alves

Anónimo disse...

"Felizmente que o Natal me não permitiu estar "actualizada": é o momento indicado para resolver certos problemas- todos estão distraídos. Tomam-nos a todos por parvos.