terça-feira, 12 de setembro de 2017

O Principio da Incerteza

Como já aqui tenho referido, oiço pouca televisão. E digo "oiço" porque olhar já seria um sacrifício demasiado para a minha capacidade de sofrimento. Abro, no entanto, algumas excepções que, por norma, se situam na RTP2.
Há, no entanto, na RTP3 um programa intitulado "O Principio da Incerteza" que vejo com alguma frequência, porque tem como comentadores residentes Helena Matos e Viriato Soromenho - Marques, duas pessoas inteligentes que se preparam para os temas que vão debater, algo que já é muito raro encontrar.
Recentemente houve uma conversa acerca de Lutero e dos 500 anos de História que sobre ele decorreram. O convidado foi o Prof. Paulo Mendes Pinto, Coordenador da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Lisboa e um estudioso destas questões.
O diálogo pôs uma vez mais a nu a necessidade de trazer o debate religioso para o espaço público, sem que isso seja tomado como um qualquer compromisso entre o Estado e a Religião. Esta existe, faz parte da vida das pessoas, mesmo que só sob o manto "light" da espiritualidade e a sociedade dos incréus não pode impedir que a mesma se discuta.
Aconselho vivamente quem se interesse por estes temas a "ver" o referido programa em diferido. Vale a pena, mesmo que se não tenha qualquer filiação religiosa.

HSC


4 comentários:

Paulo Mendes Pinto disse...

Cara Helena,
Agradeço o seu post, que vai em muito ao encontro do que tentamos fazer na área de Ciência das Religiões: demonstrar que a religião interessa a todos e que faz parte da sociedade, seja-se religioso, ou não.

Peço-lhe que corrija a minha filiação institucional: Universidade Lusófona.

Pode ver o nosso site e perceber por onde andamos:
http://cienciadasreligioes.ulusofona.pt/

Obrigado,
Paulo Mendes Pinto


Anónimo disse...

Namasté

Anónimo disse...

A Geringonça envia os Parabéns ao seu/nosso "menino" Paulinho e votos de muitas felicidades e longa vida!
https://youtu.be/HvYgke2fBeg
Geringonça

Anónimo disse...

E o Príncipe dos afectos não podia de maneira nenhuma faltar á festa e enviar felicitações ao aniversariante
https://youtu.be/jP3JIXFFBqM
Geringonça