segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Igreja: novo livro do Padre Tolentino(12)


O Padre Tolentino de Mendonça acabou de publicar um novo livro - o segundo num ano -, intitulado O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas que foi apresentado sob forma de conversa entre Guilherme de Oliveira Martins e o autor, moderados pelo jornalista José Pedro Frazão.
Desta vez não pude, com grande pena minha, estar presente. Todavia mão amiga fez chegar às minhas a obra, que no Domingo comecei a ler.
Não posso, para já, emitir qualquer opinião. Mas do que folheei, a perceção que tenho é a de que as perguntas essenciais da Humanidade não variam muito. As respostas, essas, é que são o âmago da questão, neste nosso quotidiano atravessado de interrogações.
Tolentino diz-nos que vivemos numa sociedade que acredita que são os sonhos e as utopias que nos movem, mas frequentemente o ponto fundamental para iniciar um caminho são distopiasDe facto, com a decepção, podemos ser mais autênticos porque partimos de uma realidade que permite um recomeço. Sem ela, esse recomeço não existe.
O embrião desta obra ficou a dever-se ao convite feito por um jornal italiano, o Avvenire, para que Tolentino escrevesse diariamente durante os primeiros três meses deste ano. Todavia, depois, o processo de escrita havia de continuar e, assim, nasceram as micro-narrativas deste livro, que são um género desafiador dado que se aproximam muito da nossa experiência do quotidiano, sem um fio narrativo longo, mas com uma breve respiração .
Quem conhece o padre Tolentino sabe o quanto lhe interessa a religião expressa de forma não-religiosa. São suas, as palavras em que afirma que aprende muito com os não-religiosos, ateus e indiferentes, pois os que não crêem fazem perguntas aos que crêem e é importante que estes as escutem e aprendam.
Acredito, diz, que a crença é um laboratório de descrença e que dentro de um crente há sempre um não crente. Mesmo quem vê Deus por todo o lado, faz a experiência de que Ele não está em sítio algum e o contrário também é verdade.
‘O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas’ é, afinal, uma longa conversa onde se cruzam cinema, literatura e memórias, como pretexto para uma aproximação mais espiritual às questões fundamentais”. Só posso aconselhar a sua leitura!

HSC

3 comentários:

Unknown disse...


E vou seguir o seu conselho, porque gosto

muito do pensamento do Padre Talentino Mendonça.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Unknown disse...

Excelente introdução ao livro de que também estou a saborear as primeiras folhas e que estou a ler em pequenas porções que se tornam alimento para uma viagem maior que é a viagem ao interior de nós mesmos..

Anónimo disse...

🌷