sexta-feira, 30 de junho de 2017

Morreu Simone Veil


Tinha 89 anos e uma vida que poderia ter ficado pelos fogos crematórios de Auschwitz. Chamava-se Simone Veil e se a França está de luto em sua memória, muitos serão aqueles, fora do país, que, como eu, lamentam profundamente o seu desaparecimento. Devo a esta Mulher uma abertura de espírito que talvez não tivesse, se não tido a sorte imensa de me cruzar com ela. 
A Europa também devia estar de luto. Mas, como a memória é cada vez mais curta, acredito que poucos a recordem hoje, pese embora, tenham múltiplas razões para saberem de quem se trata. Podia, até, ter sido Presidente do seu país. Mas a sua obstinada independência sempre lhe limitou esse caminho e foi pelo seu pé que decidiu afastar-se, há alguns anos, da vida política e até da vida pública. 
Sobrevivente do Holocausto, foi a primeira mulher presidente do Parlamento Europeu e antiga ministra da Saúde francesa, é a ela que se deve a despenalização do aborto em 1975. Agora dá-se pouco valor a esse facto, porque, para o bem e para o mal, está tudo à nossa disposição...
Quem, como eu, teve a oportunidade de falar com ela, só pode recordá-la como uma das mais interessantes e extraordinárias mulheres do seu tempo. E estar-lhe profundamente grata pelo que ela conseguiu para todas nós.

HSC

4 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...


Também acho que o Parlamento Europeu devia estar de luto

e a própria Fraança.

Também sempre a admirei. Chegou o seu dia e só digo:

paz à sua alma e as m/condolências à família.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Há sementes Humanas que germinam na Terra e permanecem eternas...
É o caso . Extraordinária Mulher!

Anabela from Portugal disse...

Fiquei surpreendida com a noticia. E a Humanidade fica mais pobre.
Um abraço da Anabela S. R.