terça-feira, 23 de maio de 2017

Um dos meus "anjos"


Tranquilizem-se que hoje a matéria, pese embora o título, não é religiosa. Já por várias vezes aqui vos tenho falado das médicas e dos médicos que me protegem e acompanham. Uma oftalmologista, um cardiologista, um dentista e a Isabel Galriça que é o meu SOS para tudo o resto.Todos eram ou se tornaram meus grandes amigos.
Nunca vos tinha falado do meu internista e, no entanto, ele é alguém que já me conhece bem. Lembro-me que o escolhi, há uns anos, quando decidi que era a altura de ter um clínico que me acompanhasse de forma mais sistemática. Informações recolhidas junto de alguns colegas e amigos, apontavam um nome. Tratava-se de um médico do SAMS, do qual sou beneficiária, pelo meu passado na banca, mas também tinha consultório próprio. 
A primeira vez que o procurei ia bastante desanimada porque estava com um problema ocular sério que a minha querida Isabel Almasqué começara a tratar. Fiquei encantada pela forma calorosa, distendida e interessada como fui acolhida e que se havia de manter ao longo dos anos sempre igual.
Trata-se do Dr Faustino Ferreira, que hoje dirige clinicamente o Hospital do SAMS e é alguém em quem deposito total confiança. É um médico que está sempre contactável, que nos atende o telefone como se o tempo fosse todo nosso, que jamais se impacienta. Enfim, é alguém que faz da medicina uma vocação e não uma carreira. E é também alguém que sabe ouvir e compreender.
Tive recentemente que ser submetida a uma pequena intervenção que não correu como se esperava. A paciência, o acompanhamento, a disponibilidade que teve comigo foram inexcedíveis. Só quem passa por uma destas pode avaliar a importância de ter um médico que gosta dos pacientes e se comporta como amigo que é.
E, como exerce clínica privada, estou perfeitamente à vontade para o recomendar a quem deseje ser tratado com muita competência e humanidade, combinação cada vez mais rara entre nós.

HSC

14 comentários:

Anónimo disse...

Dra Helena
Não há coincidências...mas há mesmo.
Andava a precisar de um internista e não havia meio de me decidir. Li o seu post e decidi-me. Pode dar-me a morada do consultório?
E muito obrigada.

Maria disse...

Dra. Helena, já há muito que a sigo. Só comentei uma vez quando a encontrei no Hospital do SAMS, suponho que no dia da intervenção, e lhe disse que quando chegasse à sua idade queria ser como a Senhora. O desejo e o esforço para tal mantêm-se.

Agora, voltando aos médicos do SAMS, em termos de internistas, penso que temos uma equipa de médicos extremamente competentes.

Sou doente com lúpus e seguida pela Dra. Milda Saldanha. Além de minha "salvadora", considero-a como uma grande amiga. Pena que não tenha consultório para mais doentes terem acesso a ela.

Num tempo em que se diz mal de tudo é da maior justiça que sejamos justos com estes profissionais e sobretudo com um serviço que considero um privilégio.

Tirada longa para quem nunca comenta.

Permita-me um abraço grande.

Carolina

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Vi-a várias vezes este ano no SAMS sempre com o mesmo sorriso. Pensei para comigo que se esta senhora cá vem é porque tem confiança nos Serviços e isso deu-me alento.
Tenho um amigo que gosta muito de si e que também é paciente do seu internista no consultório. E tem nele muita confiança. O mundo é pequeno. E é bom ler o que a senhora escreveu acerca do seu médico. Mas também é dificil não gostar de si!

Silenciosamente ouvindo... disse...


Ainda bem que a drª. Helena escreveu este post,
pode com ele ajudar outras pessoas.
Médicos assim, não há muitos.
Os meus cordiais cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...


Helena
Já não me recordo, mas creio que este é o 2º anjo seu que conheço, anjo medico, porque está rodeada de muitos anjos.
Ter alguém que cuida de nós, das maleitas físicas e senti-lo como anjo, é porque deve ser alguém que abraçou a sua profissão com amor, dedicação. Bom dar a conhecer os seus anjos assim podem ser anjos para outros.

Fez-me pensar...acho que tive um anjo , o anjos que cuidam da alma.
Ontem foi mote de conversa , o seu curso de filosofia, os seus livros, ando passar o gosto pela sua escrita já vai no 2º.
Gostava de a ver na feira do livro :)

Há muito que deixei de comprar o chocolate/amêndoas/sal, tenho conseguido resistir, o foco num objetivo sublima-me o desejo.

Abraço
Carla

Anónimo disse...

Dra. HSC,

Também sou beneficiária do SAMS e penso que ultimamente o atendimento desceu um bocadinho de nível talvez pela procura e por ter "aberto portas" às companhia de seguro. Gostei dessa referência ao seu médico e no SAMS existem de fato muito bons profissionais. Neste momento tenho o meu sogro lá hospitalizado com tratamento VIP.
Lamento apenas que nunca nos tenhamos cruzado!
Um beijinho
FL

Anónimo disse...

Dra Helena
Nunca se canse de nos dar a conhecer os seus "anjos". Já tinha ouvido falar do Dr Faustino Ferreira e gostava de o conhecer/ contactar depois de ler o seu post e saber que também tem consultório. De_me por favor o contacto.
E obrigada.

Helena Sacadura Cabral disse...

Aos dois comentadores que pediram morada e contacto do consultório aqui fica:

Avenida dos Defensores de Chaves, 83 (1º) 1000-120 Lisboa,
Telefone 21 782 7310

Anónimo disse...

Sou paciente do Dr Faustino e fico muito contente por haver alguém que publicamente diz aquilo que eu gostaria de ter dito e não sou capaz.
Dizemos mal de tanta coisa que é muito bom ler um post deste género sobre alguém que é extremamente discreto.

Anónimo disse...

Dra Helena não calcula como este seu post foi oportuno para mim. Nunca deixe de partilhar este tipo de notícias porque há muita gente que olha as suas escolhas como um certificado de qualidade.

Anónimo disse...

Tenho um enorme respeito pelo seu "anjo". Tratou o meu Pai e foi sempre impecável no interesse, na dedicação, na competência. Acredito que quem o conheça tenha por ele igual estima!

Anónimo disse...

Oh! Helena ainda bem que falou do Dr Faustino. Há bastante tempo que gostava de o consultar - uma amiga minha é paciente dele - mas não sabia que ele tinha consultório.
Ainda bem que partilhou e divulgou o seu paradeiro. Vou marcar consulta.
Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde,
Mais alguém que me dê referências da DRª Milda Saldanha.
Tenho acesso ao SAMS e tenho uma doença auto-imune.
Grata
Maria Mendes Leal