quarta-feira, 8 de março de 2017

Mulher

Quase todas as chamadas discriminações positivas têm em mim efeito contrário ao pretendido.  No dia de hoje é comum celebra-lo como sendo dedicado às Mulheres. A todas, sejam trabalhadoras ou ociosas, bonitas ou feias, inteligentes ou burras. Isto é, entende-se que o género feminino carece de atenção especial um dia no ano, algo que se assemelha ao grito de vida de quem possa sentir-se ostracizado nos restantes 364 dias.
Não esqueço, claro, o simbolismo do dia e o que ele representa, como não esqueço o que o sistema de quotas pretende atingir. Porém, o papel do género feminino sofreu transformações profundas e são estas que, a meu ver, alteram o significado do dia.
A "luta" das mulheres tem, agora, contornos bem diferentes e são esses que, do meu ponto de vista, convinha destacar e tentar resolver. Tempo houve, em que a sua "masculinização" foi uma etapa considerada necessária, frente a um mundo laboral dominado pelos homens. Essa fase está ultrapassada e aquilo de que nós hoje carecemos é, sobretudo, que nos não seja vedado o acesso aos postos de decisão, em completa igualdade de circunstâncias. Para isso, mais do que dar benefícios ao género feminino, importa repartir de forma paritária, aqueles de que o sexo masculino, até hoje, beneficia. Trata-se, afinal, da merecida partilha de deveres e de direitos que, esses sim, não se modificam consoante o género!

HSC

15 comentários:

Dalma disse...

HSC, também partilho da sua opinião mas, tendo em conta o que disse o Eurodeputado da Polónia que sem pudor algum disse que "as mulheres devem ganhar menos que os homens porque são mais frágeis, mais pequenas e MENOS INTELIGENTES" ainda há muito para fazer!
Porém não será com o " dia da mulher" que isso se conseguirá!!

Maria Isabel disse...

Para mim não tem a mínima importância. O dia da mulher é desde o dia 01 de janeiro até 31 de dezembro. Mas para quem quiser, um dia bom então.
Gostei, como quase sempre gosto, e concordo com o que escreveu.
Abraços bons
Maria Isabel

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Dalma
Esse euro-deputado já foi uma vez repreendido. Foi muito pouco. Alguém que fala assim deveria ficar à porta do Parlamento.
Mas, como em democracia ele tem "direito" a lá estar, então que seja severamente punido quando insultar as suas colegas e as mulheres do seu país.
Enfim, menores mentais que fazem da política bem paga a sua vida...

Dalma disse...

Embora procurasse não consegui encontrar a reação do Parlamento, nem das euro-deputadas que o constituem e gostava. Se souber onde posso ler isso agradecia que mo indicasse.
D.

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
Vi na televisão. Há uma euro-deputada que lhe responde em defesa das suas colegas e é ela que refere que ele já havia sido admoestado anteriormente. É capaz de estar já no youtube.

Dalma disse...

Vou tentar, obrigada.
D.

Dalma disse...

Fui pesquisar, mas no YouTube só está o que deu na televisão.
Ps. O sorriso dele é sinistro!

Anónimo disse...

Com tantas notícias vindas a publico sobre a situação das mulheres no mundo, não percebo como se considera que determinadas questões são ultrapassadas. Não podemos esquecer que o que está em causa neste dia não é o que se passa em Portugal, ou na Europa, mas sim no mundo.
Ainda hoje num artigo de opinião de um jornal, a autora dizia que "hoje as mulheres são vistas de forma diferente e que além de serem mães, esposas, e donas de casa, também têm emprego, fazem voluntariado, são bonitas, tratam-se e ainda têm tempo de ir ao ginásio". E sinceramente, eu fiquei parva com aquele artigo de opinião. Sim, é verdade que aqui no mosso mundo muita coisa mudou para melhor. Mas, oh caramba, é isso que está em causa neste dia internacional da mulher? Não é. Além deste dia fazer referencia a 130 mulheres queimadas dentro de uma fábrica (há mais de 100 anos) é necessário pensar no muito que ainda está por fazer pelas mulheres descriminadas no mundo. Não podemos esquecer das meninas e mulheres maltratadas e violentadas por esse mundo fora. As apedrejadas até à morte, as que não fazem absolutamente nada sem a autorização dos maridos ou pais. As que são mortas porque foram violadas, porque os pais se sentem feridos na sua honra e são os próprios a assassina-las. Como é que se acha que está tudo feito pelas mulheres? Pois HSC, está quase tudo por fazer. O mundo não é só este em que vivemos. tenho pena que sejam as próprias mulheres a não dar o real valor a um dia como este.
L.

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

"Inteligentes ou burras" depende muitas vezes da perspectiva.
Há pessoas que passam o tempo a fazer críticas aos outros, quando os mais inteligentes se ocupam de coisas mais elevadas e passam por cima das críticas.
Há várias formas de ofensa, e às vezes aqueles que mais criticados são por ofenderem ou não serem coerentes são os que menos culpa têm e se ofendem são porque são ofendidos. O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deviam ter um!!

Fátima Magalhães.

Unknown disse...

COMO PROVINCIANO GENUÍNO A 5 DIAS DOS 82 ANOS NÃO ENTENDO NADA DISTO: TUDO ISTO É DISCRIMINAÇÃO PURA COMO EU NUNCA VI EM TODA A MINHA VIDA

Unknown disse...

SOU FILHO DE UMA MULHER, (O QUE É NATURAL, COMO JULGO), NETO SOBRINHO, IRMÃO DE ALGUMAS DEZ. VOU FAZER 82 DAQUI A 5 DIAS, FUI CASADO COM A MESMA MULHER 49 ANOS, DEVO TER VIVIDO NOUTRO PAÍS.

Pedro Coimbra disse...

O dia 8 de Março é muito especial para mim.
Não é só o Dia Internacional da Mulher, é o dia de aniversário da minha mulher.
E essa coincidência foi ponto de partida para um romance que já dura há mais de vinte anos.
E que vai durar muitos mais.

Unknown disse...

UM POUCO ATRASADO, MAS DE BOA VONTADE:
Uma das minhas quatro irmãs, por sinal a mais nova, que tem quase vinte anos menos do que eu, que começou a trabalhar pouco depois da 4ª. Classe a 200 quilómetros das saias da mãe, e que tem hoje uma boa vidinha, engraçada e realizada, disse-me ontem: “Tenho de ir lutar pela minha independência... tenha de ir trabalhar”.

Anónimo disse...

Ontem Mulher
Hoje Mulher
Amanhã Mulher

Sempre Mulher

https://youtu.be/j5UIi8sgO-k

:-)