domingo, 19 de fevereiro de 2017

Uma petição

Assumi, há dois dias, aqui neste blog, a minha mágoa por não ver reconhecido a dois heróis da aviação nacional – Gago Coutinho e Sacadura Cabral – o que me pareceu ser um justo  louvor ao feito que os guindou ao reconhecimento internacional. Foi um desabafo de quem sente uma injustiça e entende não dever cala-la. 
Pois houve quem fizesse o que não ousei fazer e tenha aberto uma petição para dar ao aeroporto do Montijo o nome de meu tio.
Fiquei, como seria natural, bastante comovida. Já a assinei. Compete-me, agora, o dever de dar conhecimento dela. Assim, quem esteja disposto a assina-la, poderá faze-lo no endereço


Que o novo aeroporto possa consagrar o nome dos dois heróis. E que a vossa assinatura corresponda a um imperativo de  consciência é o meu sincero desejo. 


HSC

18 comentários:

Anónimo disse...

Prefiro o nome sugerido pelo nosso PR, para o novo aeroporto - Mário Soares.
Tal como em paris, Charles de Gaulle.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 22.42

Nos anos 1920 e 1930 de Gaulle destacou-se como um proponente da guerra de blindados e defensor da aviação militar, que ele considerava um meio para romper o impasse da guerra de trincheira.

Anónimo disse...

Assinado e divulgado a todos os meus contactos.Já vai com oito mil e tal assinaturas.
Grato.
Pedro

Anónimo disse...

Feito.
Maria

Anónimo disse...

Assinada.

Ivaz disse...

Assinado e partilhado 👍

Dalma disse...

Já assinei e com muito gosto!

Unknown disse...


Assinado.

Daniel

Anónimo disse...

Dra. Helena,
Assinado e partilhado.
FL

Silenciosamente ouvindo... disse...

Já assinei.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Virginia disse...


Já assinei. O meu Avô que foi secretário geral da Sociedade de Geografia durante muitos anos antes de Adriano Moreira, considerava os dois aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral uns heróis e promoveu homenagens e exposições sobre os seus feitos nos anos 60.
Abraço

Anónimo disse...

Já está assinada com todo o gosto e partilhada.
JG

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Missão cumprida.

Gralhas

Sandra disse...

Assinado! Beijinhos

Anónimo disse...

Srª Drª Helena: Acabo de ler este seu texto, o que me levou a ler também o que escreveu anteriormente com ele relacionado. E não posso estar mais de acordo consigo! Que nome mais apropriado para um aeroporto do que este, sugerido por si? Os nomes de Gago Coutinho e Sacadura Cabral estão indelevelmente ligados à História da Aviação. Realizaram um feito prodigioso para a época que, além do mais, se reveste de uma enorme carga simbólica: tratou-se de uma travessia que ao unir as "margens" do Atlântico, também estreitou Continentes e povos.
É deste jaez que são feitos os heróis! São estes "que por obras valerosas" sobem ao Olimpo.
Políticos?! A que propósito?! A título de quê?!
Alguns,um dia, no futuro, não passarão de uma simples nota de rodapé...

E, de resto, basta lembrarmo-nos de que, na área do Desporto, foi esse o critério seguido, e bem, para a escolha dos nomes do Pavilhão Rosa Mota e Pavilhão Carlos Lopes, inspirando-se nesses extraordinários maratonistas e medalhados olímpicos.

E agora vou inscrever-me na petição!!!

um abraço
SC

jpt disse...

Assinada e partilhada.

Fernando Antolin disse...

Acabei de assinar. E nunca compreendi por que razão o nome de Gago Coutinho aparece a solo na avenida com início no Areeiro, relegando o nome de Sacadura Cabral para uma quase esquecida rua ao Campo Pequeno.

Cumprimentos

Fernando Antolin