segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A solidão de Marcelo


Decididamente este meu retorno à realidade está a ser demasiado variado e inesperado. Depois de ontem ter mostrado a minha surpresa por não ver o nosso PR no meu horário televisivo, eis que ele me sai, inteirinho, em 36 minutos de conversa com Ricardo Costa e Bernardo Serrão. Tratava-se, enfim, da sua primeira entrevista televisiva, por ocasião da passagem do primeiro aniversário na função de nos representar enquanto povo e nação.
Primeiro, não foi nem uma conversa nem uma entrevista, tal o atropelo a que os jornalistas o sujeitaram, sem lhe permitir que terminasse uma frase. Foi prova de um jornalismo sectário que considero lamentável.
Depois, tive a impressão de que ouvi Marcelo Rebelo de Sousa comentador e, não como eu esperava, o Presidente. Tudo o que disse não foi além do que já afirmara antes, nas sucessivas aparições que, ao longo do ano, fez. Logo, nada de novo. 
Porém, duas surpresas acabariam por surgir. Uma terá sido informar os ouvintes de que ainda não havia tomado qualquer decisão sobre a sua recandidatura a Belém e que só lá para Setembro de 2020 é que se pronunciaria sobre o assunto. A outra, mais intimista, foi revelar-nos que, embora o lugar que ocupa e as decisões que toma sejam extremamente solitárias, a sua vida existe para além dessa solidão profissional. 
Antes assim, porque me preocuparia muito ter como chefe de um país um homem solitário. A terra está cheia deles e não reza a história que façam avançar muito o mundo!
Quanto às restantes questões que foram postas - divida, investimento, TSU, consumo privado - alguém esperaria respostas diferentes daquelas que foram dadas? Não creio. Eu, pelo menos, não esperava...

HSC

5 comentários:

Virginia disse...



Não há homens solitários que façam avançar o mundo? Então os cientistas, tantos, que passavam horas enfiados nos laboratórios, os Papas, os revolucionários, etc.etc.
Ter uma mulher só para decoração não deve nunca ser desígnio de um político, embora haja muitos que as têm e vice-versa.

Helena Sacadura Cabral disse...

Virgínia quando falo de homens solitários não falo só de terem ou não uma mulher. Falo de solidão. Não de falta de companheira. Os homens que não vivem rodeados de afectos secam o mundo à sua volta. É o que penso,

João Menéres disse...

Atropelos ?
- Os do Bernardo até me irritaram !
O P. R. teve muita pachorra !

Melhores cumprimentos.

Helena Sacadura Cabral disse...

João Menéres
Tem toda a razão e por isso acrescentei o post de modo a torná-lo mais claro. Obrigada.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois é Drª. Helena os entrevistadores agora
funcionam assim(mal)...
E mesmo naqueles programas em que têm dois
comentadores há sempre um moderador que fala
que se farta, roubando o tempo aos comentadores.
Isso enerva-me muito e admira-me que o aceitem.
A entrevosta realmente não deu novidades a não
ser a data em que anunciará se é candidato ou não,
mas já é uma mudança, porque ao princípio ele falava
de só fazer um mandato.
Bjs.
Irene Alves