sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mãos à horta


O livro “Mãos à Horta”, produzido pela Associação Portuguesa de Horticultura - APH, tem a chancela da Agrobook  uma conhecida editora de conteúdos técnicos de agronomia. Escreveram-no 15 autores e destina-se a todos os leitores que gostam de plantas.
Quando me pediram para o prefaciar, fiquei aflita. De agricultura apenas percebia dos “cheiros” que tenho cultivados para as minhas experiências culinárias, o que me parecia manifestamente pouco para alinhavar umas linhas  sobre o assunto. Mas o pedido foi tão empenhado que aceitei ler o livro. Em boa hora o fiz!
“Mãos à Horta” pretende ajudar, incentivando cada um a criar a sua horta ou o seu jardim e ensina os princípios básicos para cuidar deles com amor e alegria.
Para mim, foi uma revelação. Tudo o que tinha cá em casa - coentros, salsa, rosmaninho, tomilho, orégãos, cebolinho – está agora mais viçoso. E se o meu campo dos produtos de eleição acabou por se tornar mais vasto, o meu jardim, até aí inexistente, começa agora a ser motivo de orgulho.
Assim, quem ficou a lucrar com o convite feito, fui eu. E a gente cá de casa, que sempre elogiou os meus pratos, diz agora que eles têm um toque de sabor especial, que atribuem à minha renovada horta!

HSC


3 comentários:

Benó disse...

Parabéns pela boa decisão tomada. Amante de jardinagem e horticultura gostaria de ter essa obra. Haverá em e-book? Preferia.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Vou comprar para o meu marido, que depois dos 70 anos se
começou a interessar por estas coisas.
Obrigada pela informação.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...


Helena
O meu tomilho como o poejo secaram, acho com água a mais. Neste momentos só tenho hortelã e manjericão. Ando numa fase inventar na culinária e tenho-me saído bem, enquanto cozinho a Tia Catia faz-me companhia.

Experimente serve de acompanhamento carne/peixe.

Marmelos no forno
Corte os marmelos em gomos, coloque por cima mel,acuçar amarelo qb, regue com vinagre balsâmico, junte passas, misture tudo. Vai forno deve ficar ligeiramente rijo, não demasiado assado, é delicioso. Pode usar outra fruta pêra, macã, mas pessoalmente prefiro o marmelo.
Outra que aprendi, salada de tomate com amendoins muito bom.


Abraço
Carla