quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Um novo 5 de Outubro


Como já devem ter observado, pouco ou nada falo aqui de política partidária nacional, desde que deixei de ter ligações familiares à mesma. Se antes a vida dos partidos nada me interessava, agora deixei de saber que ela existe. E, tirando o que se passa na Cultura, em que está um homem respeitável de quem me considero amiga, tudo o resto que envolva personagens ligadas à mesma, me passa ao lado, arquiteto Saraiva incluído.
Mas como hoje me levantei um pouco mais tarde, tomei o pequeno almoço ao som das celebrações do 5 de Outubro. E, confesso - eu que nem sempre estou do lado do estilo de Marcelo Rebelo de Sousa - e até sou crítica de tanta afectividade e presença distribuída a rodos, começo a pensar que o PR actual, sabe muito bem o que faz.
O seu discurso, hoje, sobre a Republica encerrou tudo o que o mais alto magistrado da Nação podia e devia dizer. Nem uma vírgula a mais ou a menos, no tempo record de 7 precisos minutos, antecedidos dos 13 gastos por Medina que esteve igualmente bem.
Se todos os oradores - religiosos e professores incluídos - percebessem que quanto mais curto, mais eficaz o discurso, poupavam-nos a muitas desatenções.
Parabéns pois, à forma como decorreu este novo modo de comemorar o 5 de Outubro, que pela primeira vez se não esqueceu de agradecer aos nossos antepassados, que sendo reis, souberam conduzir a grandeza deste país. E parabéns especiais a Marcelo, pela forma inteligente como o fez!

HSC

5 comentários:

Ältere Leute disse...

Senti tudo isto, inclusivamente a elegância simples do ritual da bandeira ! Deixe-me partilhar a forma elegante e simples como relata o momento !
MªAugusta Alves

Ailime disse...

Boa noite Senhora Dra. Helena,
Um momento maravilhoso e exemplar este que me proporcionou na Grande Entrevista.
Até a forma elegante como terminou pedindo o beija-mão ao Vítor Gonçalves, só uma Grande Senhora o poderia ter feito dessa forma.
Ainda estou a sorrir com o seu sorriso.
Muito obrigada pelo seu exemplo.
Beijinho respeitoso.
Ailime

Silenciosamente ouvindo... disse...

Concordo em absoluto com o seu texto.

Os mus cumprimentos.

Irene Alves

cgardaos disse...

Sempre uma SENHORA!
Gostei de ver a entrevista que passou hoje na RTP...

Portuguesinha disse...

Não acompanhei as comemorações mas acredito no que diz.
Só não sei se é assim tão surpreende Marcelo ter feito um discurso curto, focando todos os aspectos. Teve anos de «treino» como comentador televisivo. Por muito que a política ensine, creio que a TV ensine melhor, pois é onde cada segundo conta. Esse treino televisivo deve ter-lhe dado equivalência a um _MBA_ político :P