segunda-feira, 4 de julho de 2016

O ping pong

Portugal e Espanha vão ter mais três semanas – até 27 de Julho, para evitar as sanções europeias. Este adiamento ainda não foi confirmado oficialmente, mas uma das medidas, caso Portugal e Espanha não se corrijam, é o "congelamento de parte dos Fundos Estruturais no próximo ano" que, entre nós, "só poderá ser evitado com garantias do Executivo de António Costa"

Assim, o que era um problema de Pedro Passos Coelho - estava em causa o não cumprimento do défice em 2015 - passa a ser um problema de António Costa –uma vez que tudo irá agora depender do que fizer este governo e não do que fez o anterior.
A situação é complicada porque se Costa tomar medidas, pode ter problemas com o BE e o PCP; se não tomar, pode ter problemas com a UE. No entanto, o entendimento generalizado é que "António Costa nunca comprará uma guerra com Bruxelas".
Pedro Passos Coelho, por seu lado, publica um texto no DN nqual defende que “a desconfiança que se instalou, dentro e fora do país, envolvendo cidadãos, investidores, instituições e parceiros resulta da nova abordagem e da nova orientação política seguidas pelos socialistas e seus aliados”

Entramos, deste modo, num jogo de ping pong, cujo principal atingido é o país. Lá fora o PM e Passos parece estarem do mesmo lado da barricada, mas  cá dentro nao se entendem, sobretudo  desde que Maria Luis Albuquerque decidiu afirmar que com ela ao leme nada disto aconteceria. O passa culpas é irrelevante, já que somos todos nós que iremos sofrer as consequências. Mas, infelizmente, agarrados à partidarite aguda, ninguém parece capaz de considerar essa a prioridade...


HSC


Nota : Hoje há receitas novas na Agenda dos Sabores

7 comentários:

Anónimo disse...

O problema resolve-se comprando carros de luxo,como dizem,que Costa tem agora ao seu dispor.A Catarina e a Marisa ainda vão dar um bom passeio.
Comprem,comprem que o povo paga.Amigos do povo.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Drª. Helena estou imensamente preocupada!!!
Não consigo perceber porquê que o PS e o PPD
não estão unidos na defesa de Portugal e dos portugueses.
Eu sei que Passos Coelho nunca aceitou o actual governo
(que eu também não concordo) mas sendo o governo de Portugal,
e estando em perigo o que está, os partidos políticos teriam
obrigação de colocar Portugal acima de tudo e não o estão a fazer.
Se viermos a ter sanções estes dois partidos políticos perdem toda
a credibilidade.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Dalma disse...

"Wait and see"!

Anónimo disse...

" O problema de Costa"...
Mas Costa tem algum problema?! Essa agora!Tem é boa vida.A geringonça é um engodo.Eles preocupam-se lá com as dificuldades do povo.
Ó messa!Se o futuro dos jovens e idosos não se adivinhasse trágico até soltava uma gargalhada sonora.

Virginia disse...



Não gosto muito de discutir politica, mas parece-me que Passos Coelho está certo em afirmar que as medidas tomadas pela gerigonça levam a mau porto. É claro que ele poderia ser mais brando e cooperador, mas quem sofreu uma estocada daquelas - lembram-se? - tem atenuantes para proceder assim. A "generosidade" tem limites, como dizia não sei quem ;-)

Anónimo disse...

Grato pela açorda.Que delícia!

Gralhas

Anónimo disse...

"Ela não anda...Ela desfila".