domingo, 12 de junho de 2016

E onde é que o PR me situa?!

Eu sei que há frases infelizes e momentos menos bons. Sobretudo, quando se improvisa. Esta distinção que o PR resolveu fazer entre povo e elites, deixou-me, confesso, um bocado abalada.
Explico-me. Estudei sempre em escolas e Universidade públicas. Nesta última tive durante cinco anos direito a uma Bolsa distribuída aos melhores, de cerca de 1200 alunos da instituição. 
Dei explicações para pagar aquilo a que a esta não chegava. Fui "sebenteira" - isto é, fazia as sebentas que os professores não faziam - para ter direito aos livros grátis. Tomava os eléctricos de operários às 6 horas da matina para ter direito a uma viagem de retorno sem pagar. 
E sem quaisquer férias, durante todo o curso, ofereceram-me um emprego uma semana depois de o terminar, que aceitei cheia de orgulho.
Depois de tudo isto, alguém me clarifica onde é que o Presidente me coloca, depois das afirmações que fez? Vê-me como povo ou como élite? 
Eu sei que sou povo e me identifico com ele, continuando a trabalhar aos 80 anos, para manter a minha dignidade e independência, mesmo depois de tudo o que me tiraram. Mas não esperava que, alguma vez, o homem que chefia os destinos do meu país, criasse em mim a dúvida sobre "quem" sou, só porque tive a ambição de tirar um curso superior e de muito ter labutado por ele!

HSC

Nota hoje há http://agendadossabores.blogspot.pt/

8 comentários:

Ivete Ferreira disse...

É uma Senhora. Sem qualquer desprimor para o povo. O Sr. PR e que devia ter mais cuidado com as palavras. Quer agradar a gregos e a troianos e depois da raia. Votei nele mas hoje já o não faria. Tem sido uma desilusão.

Cumprimentos

I. Ferreira

Dalma disse...

Pois, falar de improviso é traiçoeiro, mesmo para quem está habituado... O nosso PR começa a exagerar!

João Menéres disse...

O discurso ?
Consequência da malha da geringonça : Afectos para aqui, afectos para acolá.
Deixe lá, HSC, o PR está metido numa camisa de três varas...
Já se esqueceu dele como comentador ?
Uma para a esquerda, outra para a direita.
Assim, não é fácil olhar em frente...

Melhores cumprimentos.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois em razão na sua interrogação?
Da maneira como o PR falou, fica a
dúvida onde queria chegar?
E ele é elite ou povo?
Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

É da POVÉLITE - mistura de genes do POVO com a ÉLITE.
Estamos entendidos?!

Anónimo disse...

EXCELEEEEENTE CV!
Aplausooooooooo.

Dalma disse...

Pensando bem a HSC pertence a uma elite sim, a uma elite intelectual, e disso se deve orgulhar, porque não?

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
Orgulho-me muito de ser portuguesa, pese embora saiba que isso tem um preço por vezes elevado. Não me sinto particularmente europeia. Sinto-me do povo, embora saiba que me foram concedidos outros méritos que nem todos puderam alcançar.
Mas não pertenço à elite intelectual do nosso país, por quem nutro menos respeito do que gostaria e de cujo mundo, de pavões, gosto muito pouco.
Enfim, diria que me sinto uma mulher letrada e por isso, sim, tenho um um grande respeito.