sexta-feira, 22 de abril de 2016

Um aplauso merecido

O livro "Nenhum caminho será longo - Para uma teologia da amizade" de José Tolentino Mendonça foi aplaudido pela "Nouvelle Revue Théologique", uma das mais antigas e prestigiadas revistas católicas de teologia.
A obra que havia sido publicada entre nós em 2012, pela Paulinas Editora, foi traduzida em francês em 2014, pelas edições Salvator, com o título "Petit traité de l'amitié".
Todos os que me lêem sabem a admiração que nutro pelo padre e pelo poeta e quanto, desde a morte do meu filho Miguel, lhe devo e não escondo de ninguém. Como também sabem o papel que a amizade – traduzida em afecto - desempenha na minha vida.
Neste livro trata-se a amizade como um sentimento forte e intenso e uma experiência que se exprime sempre com particular discrecção. Não é por acaso que nas nossas sociedades o amor se encontra institucionalmente protegido e, ao invés, não exista qualquer lei que proteja a amizade. Todavia, a amizade é um património da humanidade sem o qual as nossa vidas não seriam as mesmas ou, quem sabe, nem sequer seriam vidas.
Nenhum livro deste autor é fácil. Todos os que conheço e li obrigam a que sejamos capazes de olhar para dentro de nós, o que nem sempre é tarefa viável, tão míopes estamos em relação ao que somos, ao que importa, e ao que nos cerca. Esta obra não é excepção. Mas é uma preciosa “ferramenta” para quem esteja interessado em se encontrar nesse difícil caminho para chegar a Deus.


HSC

5 comentários:

Anónimo disse...

O som do sino é precioso

http://youtu.be/yakZhEZpBWY

Anónimo disse...

🌷

Tété disse...

"Nenhum livro deste autor é fácil". Grande verdade querida Helena. Tenho a sorte de o ter mas ainda não o acabei. Resolvo lê-lo por impulsos. É como consigo senti-lo melhor.
Um abraço

Anónimo disse...

🌹🌹🌹

Anónimo disse...

Tolentino Mendonça vence Grande Prémio de Literatura APE para crónica
O escritor José Tolentino Mendonça venceu a 1.ª edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé - Crónica e Dispersos Literários, foi hoje anunciado.

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻