quarta-feira, 23 de março de 2016

O País das Maravilhas


"Adoro Portugal. Mesmo hoje, quando há mais razões para sair do que para ficar. Porque fiquei quando podia ter saído, penaliza-me e entristece-me quando o vejo diminuido, dependente e incapaz de reagir.
Julguei, um dia, que este estado de espírito só se verificava nas chamadas ditaduras. E que quando a democracia se instalasse nunca tal fosse possível. Porque, pensava eu, uma revolução não se faz apenas para ter mais liberdade. Faz-se, também e sobretudo, para que todos possamos viver melhor...
O que é que nos aconteceu? Somos, de facto, mais livres. Mas somos melhores? Vivemos em melhores condições? Temos mais educação? Somos mais cultos? Valorizamos mais a excelência? Temos valores mais autênticos?
Temo que a resposta a estas perguntas não seja a mais animadora. Pior, receio que alguém se preocupe muito com este tipo de questões. Lamentável!"


Este texto é meu e foi publicado em 26 de Janeiro de 2009. Mandaram-mo hoje, sete anos passados, perguntando-me se mudava alguma coisa. É claro que, infelizmente, não  mudava nem uma letra...

HSC

6 comentários:

João Menéres disse...

Todas essas perguntas têm uma única resposta : NÃO !


Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...


Quem diz que nada mudou vivia, certamente, em alguma gaiola dourada antes do 25 de Abril.
Cumprimentos.
Inácio

Anónimo disse...

Para a Maravilha do País das Maravilhas

http://youtu.be/1jY4CqcLoO4

Ariel

Pt disse...

Também não mudava uma única coisa (a não ser o final, colocava ali um «ninguém» ao invés de alguém ;D). Concordo com tudo, cresci a intuir o mesmo, a constatar o mesmo. A olhar para as gerações anteriores e a refletir sobre tanta coisa - entre as quais a educação - que tantos não tiveram. Contudo, conseguiam ser educados. Cordiais. Interessados pelo país. Honrados. Vivendo com valores e muito solidários. Hoje a liberdade é excelente. Presumo que ninguém voltaria atrás. Mas trouxe mais idiotice que esclarecimento.

Boa páscoa

Anónimo disse...

🌹🌹🌹

maria isabel disse...

Doutora Helena

Desejo uma Páscoa Feliz

Maria Isabel