terça-feira, 15 de março de 2016

Litro a litro...enche o Estado o papo!


Os combustíveis voltaram ontem a aumentar. Mas ainda não subiram o suficiente para que o governo cumpra a promessa de descer o imposto sobre os produtos petrolíferos.
O ISP foi agravado com o Orçamento do governo de António Costa, mas com o compromisso de baixar logo que o preço suba, para manter a neutralidade ao consumidor. Mas, como de costume, tudo é uma questão de contas e de oportunidade. "Só preços 4,5 cêntimos superiores aos praticados em Janeiro irão permitir descer em um cêntimo o ISP", explicou ao DN o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Rocha Andrade foi o rosto da promessa no momento de subida do imposto. Falta concretizá-la. E já agora convém evitar apelos tristes, como o do ministro da Economia, ao invocar o patriotismo dos contribuintes que se abastecem em Espanha por só quererem poupar.

                   (retirado da  Comunicação Social)

Nem comento. Não vale a pena. Entre nós quem tem carro é rico e por isso pode pagar um litro de gasolina a um preço em que metade são impostos, taxas e tachinhas. Desde que se chegue ao governo, "o direito de tirar" parece instalar-se. 
Os anteriores tiravam directamente aos salários e pensões. Estes vão indirectamente aos bens de consumo.
É cobrando que o Estado se financia. Mas convém lembrar que há por aí bastante onde ele se financie, se tiver a coragem de tocar no que continua intocável... É a vida, mas é pena!

HSC

Nota; hoje há Estado da Arte

14 comentários:

Virginia disse...

O convite do secretário de Estado a que os condutores encham o depósito em Portugal virou-se contra ele. Aumentou o número de pessoas que vão à Raia meter quanta gasolina ou gasóleo podem todas as semanas. São pessoas que trabalham e que pagam do seu bolso as suas ajudas de custo. O meu filho que é juiz tem de entrar em Espanha todas as semanas para ir ao tribunal de Miranda do Douro. Escusado será dizer que enche lá o depósito. Só poupa 6 euros, mas é dinheiro. Aplaudi a decisão...

João Menéres disse...

Assertiva, como sempre !

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Governo?! Cara Dra Helena isto é um DESGOVRNO sem vergonha nem pudor em sacrificar quem vive do seu trabalho.
Ora digam lá se não vale a pena emigrar?! Afinal o Dr Passos previu o futuro...
E Espanha parece ser um bom porto.Que tristeza!

Anónimo disse...


Helena
Ouvi que nas bombas perto das fronteiras, o consumo baixou 40%.
E o nosso leite a ser derramado, quando existem tantos que não o podem comprar. Sabia que o leite do Açores foi considerado o melhor da europa?
Ouvi um produtor de leite dizer não pode dar o leite, tem que o jogar fora. Os nossos suinicultores a serem ultrapassados por os suinicultores espanhois, isto não está bonito. Sei dito por um talhante do PD ( onde compra os momentos unicos ) a carne marca PD é carne portuguesa, são porcos cruzados com o porco preto. A outra espanhola chegam camões todas as noites, Portugal não tem a produção necessária para o consumo. A diferença é notória entre uma e outra só compro carne PD, é deliciosa. Estou completamente contra o PD comprar o leite da sua marca aos franceses. Comprar o que é nosso sempre.

Desculpe passar dos combustiveís para outros temas, parece que as vozes de descontentamente estão a dar origem a alguém de direito se mexa. Não podemos dizer amém a tudo, o não é essencial às vezes.

Carla

Anónimo disse...

O Estado e o Estadão.Os bons amigos e os bons malandros.
http://youtu.be/s3mXoao5i7o
José Guilherme

Anónimo disse...

Vagabundagens...

Anónimo disse...

Vão-nós ao bolso sem nós querermos.Porreiro Pá!
Diogo

Anónimo disse...

É tão simples como isto: Dá-se num lado e logo tira-se no outro... Recomendação para não ir comprar a Espanha... Valha-nos Deus, parece que somos todos criancinhas...Como é que um senhor, que é ministro, se atreve a fazer tal recomendação!?

Anónimo disse...

Onde ir buscar os impostsos sem ser aqui? Concordo que há outras soluções. E talvez melhores. É capaz de sugerir? Há muito bolso rico, quer de pessoas singulares, quer, sobretudo, colectivas. Vamos apontá-las? Comece a Senhora. Eu depois darei umas dicas.

Anónimo disse...

Alguém disse que,este (des)governo - "com uma mão dão e com a outra tiram" ,e o Costa disse que "com uma mão dava e com a outra ia buscar". Helloooo!!! Pode repetir como se eu fosse ignorante?!
Isto é frase para sobredotados.E quem os deixou sentar... agora assoe-se ao guardanapo.
PM

Anónimo disse...

...enche a pança.

Anónimo disse...

Isto é coisa de Dalit.
Preparem-se para adoptar novos hábitos como a bicicleta,meio de transporte muito utilizado na Índia.

Anónimo disse...

Já decidi, como moro em Lisboa, irei dia sim, dia não, abastecer a Espanha!

E pouparei 6 euros, três vezes por semana...
E ficarei muito feliz, como imagino, a mãe do Sr.Dr. Juiz.

E aproveito janto uma bela "entremeada", mas, já perto de algum hospital público português.






Anónimo disse...

Olha olha a geringonça a piscar o olho á direita...Ganda lata! Para melhor dizer Latão.
O Latão da casa a "fazer-se" á Prata da Casa,será que ouvi bem!