quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

É estranho

Sempre ouvi dizer que o caso de Portugal era diferente da Irlanda, onde a crise fora provocada pela banca. Mas, por mais estranho que pareça, entre nós, já vamos no quarto banco com problemas: BPN, BPP, BES e BANIF, para não falar da situação difícil pela qual outros teriam passado, se não fosse a injecção de dinheiro oportunamente feita e que ainda nem todos pagaram.
A mim, enquanto economista - sou capaz de já nada saber! - esta situação causa-me alguma estranheza. A crise não foi provocada por eles, mas nós estamos todos a pagar a crise deles...

HSC

12 comentários:

Alcipe disse...

Eu pergunto-me é para que serve o regulador...

Bom Natal

Alcipe

João Menéres disse...

Se não houvesse o vil metal, não havia crise...


Melhores cumprimentos.

Virginia disse...


Se uma economista como a Helena não percebe o que se passa, como é que nós comuns dos mortais podemos perceber???

Talvez seja melhor entrevistar o amigo Santos Silva para ele explicar como é que movimentou milhões sem dar cavaco aos bancos!!!

Anónimo disse...

Esse regulador, tal como todos os outros, não cumpre de modo nenhum os objectivos. Cada vez percebo menos e, se a nossa querida Dra. Helena Sacadura Cabral, a primeira economista a trabalhar no Banco de Portugal (num tempo em que às meninas estava reservada uma vida de doméstica prendada, sem qualquer ofensa para quem o é, mas por escolha, se ela não entende, como posso eu entender?
Bom Natal para Alcipe e família e Santo Natal para ela e sua família

Helena Sacadura Cabral disse...

Boa pergunta, meu caro amigo! Mas creio que o Dr Constâncio também teria que vir cá dar umas explicações...

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Alcipe, que malcriada sou. Bom Natal para si e para os seus!

Anónimo disse...

O Dr.Constâncio e o Dr. Carlos Costa vão para o inferno de certeza!!! Mas a minha (pequena) satisfação é que não irão sozinhos...

Maria Silvestre

Anónimo disse...

Ao contrário do que diz, a crise foi em laraga escala provocada pela banca. Internacional, mas também nacional. E o comentador Alcipe faz uma pertinente observação. Como a Senhora, sobre Constâncio.
Boa noite,
Pedro Silva

Anónimo disse...


Helena
O caso do banif há muito que estava encoberto, só que não deu mais para esconder, já o sabia... o regulador é para regular/agir ou camuflar até não conseguir mais?
Passo a citar Terencio

"Sou homem: nada do que é humano me é estranho".

Carla

Silenciosamente ouvindo... disse...

Só sabemos que muito dinheiro dos contribuintes tem ido e vai continuar
a ir para a Banca. Aí são milhões = ordenado minímo uns eurotios
tanta polémica/discussão/reunião=tudo estranho(ou não?)
Um Santo e Feliz Natal.
Irene Alves

Anónimo disse...

Essa é que é essa! Governar o dinheiro dos outros, até eu o saberia fazer... e não sou economista!

Fatyly disse...

Eu só pergunto qual será o próximo cotão a sair debaixo do tapete? Sempre gritei que não vivi acima das minhas possibilidades e pago por quem só fez "porcaria" e pavoneia-se a "céu aberto" curtindo vencimentos e reformas de luxo. Melhor...largam o barco antes de explodir e vão para altos cargos.

Se a Senhora não entende, eu muito menos, apenas entendo o que acabei de dizer...e fazendo as contas ao número de bancos ainda faltam umas tremendas bolas de cotão.........e não só!!!!

O BPN-BURACO SEM FUNDO e desculpe a pergunta à qual gostaria de uma resposta sua, não teria sido preferível vender os tais "Mirós" em prol do valor que todos já fomos forçados a contribuir?

Vou vender as centenas de "Mirós" que tenho dos netos. Não, não vendo, porque valem o que ninguém "desses senhores" conseguiria dar!!!!

Desculpe Dª. Helena e receba um abraço sincero