quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cuidados Paliativos


Começou, agora, em Outubro, o mês dos Cuidados Paliativos. Em 15 de Outubro irá realizar-se, no Hospital da Luz, o 1º Encontro das Unidades de Cuidados Paliativos da Luz Saúde.
"Doentes escondidos, vidas escondidas", é o lema deste ano e foi escolhido  a proposito do preconceito e do desconhecimento que ainda existe face a este tipo de cuidados médicos.
Pesem embora todos os passos que já foram sendo dados continua a ser preciso falar e divulgar uma matéria  que está longe de constituir um "dado adquirido" para as familias portuguesas.
Morrer com dignidade e com o mínimo de sofrimento possível não pode ser só para alguns. Tem que ser para todos. E todos somos poucos para o alcançar!
Por mim, lá estarei no dia 15 para dar a minha modesta colaboração e, caso disso, ajudar a debater e divulgar o tema!


HSC

9 comentários:

Virginia disse...


Devia haver cursos de cuidados paliativos, como há de primeiros socorros, na Cruz Vermelha. Todos devíamos saber alguma coisa sobre o assunto até para nos auto-cuidarmos na velhice. Infelizmente haverá sempre cuidados nos hospitais ou instituições privadas e não nas públicas, pois o dinheiro não dá para pagar esses funcionários. O mesmo acontece com os psicólogos e assistentes sociais nas escolas, não existem, ou só em escasso número. Portugal é um país onde se dispensa tudo o que consideram supérfluo. Noutros países são profissões indispensáveis.

Fatyly disse...

Faço minhas as suas palavras, porque infelizmente estes "cuidados" ainda são muito insuficientes e disso não falam os governos:

"Morrer com dignidade e com o mínimo de sofrimento possível não pode ser só para alguns. Tem que ser para todos. E todos somos poucos para o alcançar!"

Anónimo disse...

Lá estarei também.
Sabe a que horas começa?

Tive a minha Mãe 13 anos com Alzheimer, foi muito bem cuidada, não em Lisboa, mas no Lar da Santa Casa da Misericórdia da terra dela, uma solução excepcional, não apenas do ponto de vista técnico, mas, um privilégio em termos humanos.

Se àmanhã me suceder o mesmo... grande problema...

CF disse...

É um tema que me apaixona, pela dignidade mesmo... Tremo de pensar as mortes que acontecem todos os dias, sem ela. E tenho a ideia de que ninguém vê, e encontro muitas vezes a sensação construída de que a vida e a morte são isto. A vida deverá ser o que fizermos dela, e morrer em sofrimento e sem assistência condigna é um claro sinal de que estamos a léguas de distância de um mundo melhor... Gostaria de ir consigo Helena. Não fossem as minhas obrigações profissionais, e tentava saber se era possível...

Um beijinho para si.

Anónimo disse...

http://www.linque.pt/

Todo o ser merece cuidados dignos.

FT

Helena Sacadura Cabral disse...

CF
Se por algum motivo se libertar mais cedo e no imediato não me encontrar, peça para falar com a Dra Isabel Galriça Neto. Ou vá directa à sala onde decorre o Encontro.
Atendendo ao tema da sua pós graduação, julgo que lhe seria muito útil estar connosco. E a mim dar-me-ia muito prazer revê-la.
Se de todo não conseguir eu tentarei reunir a documentação que possa, para lhe entregar.
Bjo

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 21:15
Começa às 09:00 com temas mais para especialistas. E às 15:00 o debate será mais para todos, para a sociedade em geral.
Apareça que será bem vinda!

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

One day all of us will be a Happy Star.

http://youtu.be/qrHFg47Mopk

A