sábado, 19 de setembro de 2015

Homem Irracional


Ontem, fazendo juz ao fim de semana que ia começar, fui ver o último Wody Allen. Quase a completar 80 anos de vida e com cerca cinquenta filmes, este homem continua a surpreender-nos. Homem Irracional – desta vez o título resulta da tradução literal – é um filme profundamente perturbador.
Trata-se de um drama com suspense e um humor  negro pesado, onde estão todos os fantasmas deste realizador que é bem mais apreciado entre os europeus do que no seu país natal. 
Embora a história nasça da ideia de que pode haver crimes perfeitos, ela irá desenrolar-se no sentido de que as nobres causas são, por si só, a justificação suficiente para tudo o que de mau possamos fazer. Não se trata propriamente de uma novidade nos temas que são caros a Woody Allen. Abordá-los sem que haja um sorriso audível na sala é que pode ser uma novidade.
Sou uma fã incondicional do realizador e das suas histórias. Nunca um filme seu me deixou indiferente e aqueles que mais me entusiasmam são os que a intelectualidade costuma denegrir. Por outro lado, gosto muito do actor principal, Joaquin Phoenix, o homem do lábio rachado que, a meu ver, será o mais inesperado protagonista de Allen. Pois, multifacetado como é, desempenha o seu papel de forma impecável.
Todavia, se não há crimes perfeitos há, pelo menos, crimes que compensam. Talvez por isso, nesta película, a “moral” toma as mais variadas e até perversas formas. O que me leva a dizer que, como sempre, gostei bastante do filme. Pese embora, na verdade, ele ter algo de sombrio que me desagradou...mas essa é, talvez, a química do filme!

HSC

12 comentários:

Anónimo disse...

Ó Dra Helena,por amor da Santa tirem-me deste filme que acabei de assistir no Jornal da TVI.

Costa disse: " ..."os golos entrados..."

Hmmmm! Como é que é?!Golos entrados?!
Mas há golos saídos? Hmmmm,não entendi!Saem para onde estes?!Hmmmm...
Onde é que Costa estudou? No colégio Moderno?

Os drs a falar.E ainda falam do Ronaldo que não é Dr.Hmmm...muito bom o que se aprende com o Sr.Costa.

Melhor mesmo é ir ver o filme de que fala no post.Obrigado!Bom domingo.

José

Anónimo disse...

homem irracional

"É como uma equipa de futebol que, quando está a perceber que já está a levar três a zero e que vai perder mesmo, porque sofreu mais golos do que aqueles que marcou começa a dizer: isto o que conta não são os golos entrados, o que conta é saber quantos jogadores estão em campo".
António Costa

( qualquer semelhança é um elogio )

Anónimo disse...

Ó Leninha muito obrigado pela dica.Mas para ver um irracional não é preciso ir ao cinema.Basta ouvir um que diz cá umas piadas de futebol,que até parece que anda a fazer concorrência ao JJ ou ao Quaresma.:-)))
Os jogadores dentro de campo com "golos entrados"até são os M-a-i-o-r-e-s,depois destas declarações,vão ter de se licenciar e tirar um mestrado em táctica de golos.Talvez aprendam a marcar golos saídos. Ihihihihihih
Esta frase dava um cartaz,né?!

E esta hein!

Diz seguro o Zé,né?!
E até bate o pé
Quando apetece bater é com a cabeça,né?!
Não vás ao médico não,Costa,né preciso,né?!

Vou antes ver o filme e obrigadinho.

Anónimo disse...

A ver.Confio na sua crítica.
Jo

Anónimo disse...

Gosto imenso deste actor que acho excelente.Um filme para a minha lista.
É o que já ri já valeu a pena. :)
Teresa

Anónimo disse...

🌟🌟🌟🌟🌟

Anónimo disse...

Mais uma do Irracional

Se isto não é um filme é uma sátira ás vacas.

Então,estava eu aqui calminho no meu sofá a ver o jornal da TVI e Costa volta a passar-se!!!

Pega num chocalho de diz: " com isto não me perco!"

Mais um tiro no pé.Ó Sô Costa.O Sr já se perdeu há muito tempo...e já nem com chocalho de vaca lá vai!

Pobres vacas...se isto vasa!

Mas há filme e ator melhor que Costa?Nem Eddy Murphy.

Rato Cheirosento

CF disse...

Gostei muito do filme Helena... Desde as questões existenciais às mentais, na supremacia da implementação da justiça sob ideia interna, aos pormenores como o da lanterna, tão típicos de Woody Allen, quase tudo me agradou. Não ficou na lista dos que considero brilhantes, mas agrupa-se bem no que julgo ser uma história que me faz pensar o que, por si só, já o eleva a um patamar digno de registo positivo... O carácter deprimente, para mim, é a história... :)

Um abraço :)

Paulo Abreu e Lima disse...

Eu passei pelas brasas intermitentemente ao longo do filme... devia ser bom, devia :)

Maria do Porto disse...

Eu não entendo muito bem, sinceramente, os comentários ao filme indicado no seu post!
Estamos a falar de política ou de um filme?
E sempre a "bater" no mesmo...
Não tenho simpatia especial por nenhum político, mas custa-me ver esta " orquestração" em todos os comentários mesmo que o assunto não se refira à política ou aos problemas dos Portugueses, desculpe a minha sinceridade.
Bjs

Anónimo disse...

Subscrevo o post da "Maria do Porto"!!!!

Helena Sacadura Cabral disse...

CF
É bem capaz de ter razão e de ser a história, o lado deprimente que pressinto. Mas, por outro lado, ela também é o filme!
Bjo