sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ana Hatherly, a pintora das palavras


Aos 86 anos, morreu Ana Hatherly, uma das personagens mais curiosas da cultura portuguesa que me foi dado conhecer. 
Ana Hatherly teve uma formação ecléctica e um percurso intenso e multifacetado. Nasceu no Porto em 1929. Teria 47 anos quando foi convidada a participar na mais importante bienal de artes plásticas do mundo – a de Veneza. Três décadas depois ganharia o Prémio da Crítica 2003 pelo livro O Pavão Negro editado pela Assírio & Alvim.

Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez estudos cinematográficos na London Film School e doutorou-se em Literaturas Hispânicas na Universidade de Berkeley. 
Foi ainda professora na Escola de Artes Visuais Ar.Co, na Escola Superior de Cinema e no Departamento de Literatura Portuguesa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Destacou-se como investigadora do barroco, como ensaísta, escritora e tradutora, mas talvez seja sobretudo reconhecida como artista plástica.
É uma perda para a Cultura portuguesa que, estranhamente, foi pouco destacada pela comunicação social.
HSC

6 comentários:

Anónimo disse...

🌷

Benó disse...

Prestei-lhe a minha homenagem transcrevendo parte do seu poema "Esta noite morrerás" na minha página do FB e também estranhei a ausência de informação nas nossas noticias.

Anónimo disse...

Quem dá cor ás palavras faz magia.Fascinante Senhora.

:-)

Silenciosamente ouvindo... disse...

A nossa Comunicação Social é o que é: uma lástima.
Paz à sua alma.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Maria do Porto disse...

De facto a comunicação social deu pouco destaque à notícia da sua morte. Esta portuense de nascimento teve ao menos uma condecoração no 10 de Junho, julgo que em 2009. Não será mais um condecorado póstumamente...
No entanto, no jornal Público li, sobre a sua morte, uma frase que a define bem: " a pintora das palavras"
Que descanse em Paz!
Bjs

Anónimo disse...

🌷