domingo, 12 de abril de 2015

Vá lá, um post de política...

“...Em Espanha, neste momento, há quatro partidos bem colocados para vencer as eleições autonómicas e legislativas. O bipartidarismo está condenado e os cenários de governo estável parecem complicados, o que levará a coligações. Um partido centrista, Cidadãos, irrompe na política espanhola de maneira espectacular e, em apenas dois meses, passou de menos de 13% das intenções de voto para mais de 19%. Este partido sem  militância nacional teve um resultado notável na Andaluzia e está a absorver uma formação centrista que nunca se afirmou. Entretanto, o Podemos entrou em queda acentuada, talvez vítima do seu apoio demasiado efusivo ao novo governo grego.
Na nossa Imprensa, há escassas hipóteses de ser referido um aspecto importante do cenário espanhol: o centro-direita recuperou 5 pontos percentuais em apenas dois meses e a esquerda tem caído de forma regular, apesar da subida do PSOE. A economia espanhola está a dar a volta, com perspectivas de crescimento que podem rondar 3% em 2015, e essa é a grande mudança...”

         (Luís Naves em Delito de Opinião)

E entre nós? Para quem, como eu, já tem muitos anos em cima, e se abstém de ouvir noticiários políticos, tudo parece velho, a repetir-se nos discursos e nos rostos. A única novidade, que já se antevia, é a enorme confusão entre legislativas e Presidenciais. Com efeito, para estas últimas, na esquerda já há três candidatos a candidatos enquanto dois já apareceram a dizer que o não eram. A direita, pianinho, está calada, para não meter água no barco.
E os candidatos a futuros lugares no próximo governo, parecem baratas tontas, na escuridão dos corredores em que se movem, sem saberem que tipo de sorte é que os espera, porque a leitura que os “especialistas” fazem das sondagens, não lhes permite ver qualquer luz ao fundo do túnel...


HSC

4 comentários:

Anónimo disse...

a direita calada? então e o candidato Marcelo que já é candidato a candidato há que séculos não conta? e o Santana Também não?
Parece que pianinho não anda ninguém...em vez de se preocuparem com as legislativas ...

Fatyly disse...

E com esta ciranda afastam o atenção dos problemas graves com que nos debatemos e pior do que isso...de outras medidas implementadas que vão passando despercebidas.

Sinceramente já desliguei, estou em off para não dar em doida!

Uma boa semana

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Anónimo das 01:39 esses são quase tão velhos como eu...
Andam nisso há séculos. Ora se protocandidatam ora se retiram.
Pianinho, a ver o que dá.
Eu falava de gente inesperada como o H. Neto ou o S. Nóvoa!

Anónimo disse...

Ó Dra Helena a direita tem charme,classe,tudo a seu tempo.(E essa do pianinho ahahah veio á memória o Y Varoufaki ao piano).Eles gostam todos de música.A concertina está prestes a começar e a dança das cadeiras também.Só ainda não sabemos é que somos nós todos quem os sentamos lá.