quarta-feira, 8 de abril de 2015

Uma tocante despedida!

Foi hoje o enterro de Silva Lopes. Tive que reorganizar toda a minha vida para conseguir estar presente. Não podia deixar de o fazer sem ficar com uma imensa mágoa. Ainda bem que assim foi, porque a missa, unindo católicos e ateus, foi bem a prova de quantos admiradores contava José da Silva Lopes. 
A cerimónia, lindíssima, pôs bem em evidência a força que une aquela família. Todos falaram dele com enorme afecto em português e também em inglês já que o filho vive na America e a filha em Londres e têm rebentos nascidos nesses países.
O varão - verdadeiro clone do pai - fez um testemunho impressionante sobre a vida pessoal e profissional do progenitor, que tinha um enorme orgulho da sua origem modesta de filho de um ferroviário. E lembrou que Silva Lopes sempre alertava para o facto de ser necessário ter cuidado, pensar bem, calcular riscos de tudo o que se decidisse fazer quer no plano individual, quer no plano nacional. No fundo e antes das decisões serem tomadas sempre alertou para os excessos de algumas delas. Sempre antes, quando ainda era possível reverte-las. E deu exemplos!
Vi uma Igreja apinhada de gente. Pessoas simples, antigos colaboradores, colegas, jornalistas e membros do governo. Vi também Mario Soares e Maria Barroso. Estamos todos mais velhos!

HSC 

7 comentários:

Anónimo disse...

Grande Homem e que faz muita falta às pessoas normais, porque falava numa linguagem que toda a gente entendia.
Paz à sua Alma!

Anónimo disse...


Bom dia Helena!
Acho, uma grande coragem os familiares, amigos, prestarem homenagem ao falecido.
Pessoalmente, não o consegueria fazer, hoje ainda choro quando falo do meu pai, nem sempre o faço, mas os olhos lacremejam sempre.
Fiquei, sensibilizada com o seu pedido a familares e amigos, não gastem dinheiro em flores, que entreguem essa verba ao Instituto de apoio à criança. Espero, que o seu desejo tenha sido cumprido.
O que descreve dele, e este seu último desejo demonstra bem os seus valores.

Carla

Helena Sacadura Cabral disse...

Carla
O seu desejo foi cumprido. Havia apenas um retrato seu, junto de um pote de flores. Nada mais ornamentava a sala, conforme seu desejo e modo de vida!

Anónimo disse...


Helena
Fez-se a sua vontade boa, IAC vai fazer algumas crianças sorrir.

:)
Carla

Anónimo disse...

Grande homem!
Até na sua ultima despedida demonstrou bem o que sempre foi.
Vamos todos sentir a sua falta.:(

Anónimo disse...

Um grande Senhor. Vou sentir a falta dos seus comentários televisivos, pois só o conhecia dai. Mas por ter ideias e palavras lucidas e de uma grandeza inexplicável faz muita falta. Portugal está a perder uma geração de grande sabedoria. Grandes figuras públicas que os mais novos não querem ouvir. O Sempre que desaparece uma pessoa destas desaparece muito saber. O Pais vai ficando mais pobre.

Maria M

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pena que os seus conselhos pouco
tivessem sido seguidos, sobretudo
pelos governantes de vários governos.
Paz à sua alma.
Cumprimentos.
Irene Alves