segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pessoas de quem eu gosto:Tolentino de Mendonça (8)


Acredito que nada na vida acontece por acaso. Há sempre uma qualquer razão que dita que encontremos certas pessoas. No caso do Padre Tolentino de Mendonça o acaso que me levou até ele foi a dor com a morte de um filho. Nada mais dramático para me aproximar de alguém.
Há muito que conhecia a sua escrita e desejava poder falar-lhe. Mas todos me diziam que o seu tempo disponível era muito escasso e, por isso, nem sequer tentava. Até que...a perda do Miguel me deu a coragem de o procurar e de pôr nas suas mãos as dificuldades pelas quais estava a passar.
Quando não se tem à nascença a dádiva da fé, como foi o meu caso, é preciso ir à luta para a encontrar. Foi o que sempre fiz desde que, aos 20 anos, escolhi baptizar-me. Desde então, essa busca jamais me abandonou. 
Eu não queria que o desaparecimento do Miguel fragilizasse a força de que carecia para continuar a viver e que ele sempre me pedira que jamais perdesse.
Foi assim, neste estado de espírito e completamente desarmada, que o procurei. Ninguém, naquela altura me poderia ter ajudado mais. Não com sermões - nunca mos deu - mas ouvindo-me sem me julgar e lançando as sementes que o tempo havia de fazer frutificar. 
Irão passar neste mês de Abril três anos sobre a nossa primeira conversa. Três longos anos em que a minha alma se foi da morte libertando. Não sei, ainda hoje, como teriam sido estes 1095 dias sem a sua ajuda. Mas sei que é por causa deles que estimo tanto o Padre Tolentino!

HSC

15 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

Emocionante e muito bonito.

Um beijinho

Miss Smile disse...

Partilho totalmente deste seu afeto. Não conheço pessoalmente o Padre Tolentino de Mendonça, mas o que escreve – poesia e prosa - toca-me profundamente. A inteligência, a clareza e a bondade que cada palavra sua encerra é para mim uma inspiração que pede uma reinvenção, uma mudança de respiração, um rumorejar de verdade.

Anónimo disse...

O Miguel, de quem fui muito amiga, adoraria ler este seu texto.
Grande e amigo abraço para si e para o mano Paulo, de quem ele tanto gostava

Anónimo disse...


Helena,
seria um bom livro a editar " Pessoas de que gosto".
Um dia, gostava de ler um livro do Padre Tolentino, sei que o admira muito, foi uma ajuda preciosa para si, sem dúvida.
Eu, ao invés sempre fui crente, mas só me batizei aos 38, crismada aos 39.
Aos 40 fiquei ceptica, questionei-me, hoje não sei em que creio.
Mas posso afirmar, que foi ajuda de um profissional, que me fez afastar da morte, viver mais o presente, é o tento fazer.

Carla

Virginia disse...


Não acredito em Deus, o dos Cristãos, um ente sobrenatural que assiste às atrocidades que se passam cá na Terra e fica indiferente.

Mas acredito em deuses humanos, pessoas quase sobrenaturais na sua capacidade de ajudar os outros em momentos difíceis , diria mesmo , lancinantes. Quando a minha filha adoeceu em Leeds, e mesmo depois, encontrei pessoas dessas que me deixaram marca indelével e ainda hoje são para mim especiais.

Quando era adolescente tive "adoração" por alguns padres, já que pertencia a uma paróquia que deu muito que falar : Santa Maria de Belém.

Agora confesso que a maioria dos padres não me dizem nada, também não os procuro em casos de aflição....prefiro os médicos do corpo aos da alma!

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Simplesmente OBRIGADA pelo post de hoje.
Nocas

TERESA PERALTA disse...

Querida guerreira:
"A coragem é sempre a qualidade humana que garante todas as outras…"
Um abraço grande

Anónimo disse...

Um Anjo na Terra.

:-)

Anónimo disse...

Hand On Hand.
http://youtu.be/EbD-YhN5obU
A

Anónimo disse...

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Anónimo disse...

Falar de Pe.Tolentino de Mendonça é de uma grande responsabilidade!
Essa "Luz especial" que dele emana, faz-nos sentir pequeninos...
Segui-lo nos seus escritos, é caminhar num "caminho iluminado", pois ele ensina-nos e ajuda-nos a olhar para a vida de uma forma renovada, mais rica, mais atenta ao pormenor e por isso mais profunda, com mais substância...
Procuro seguir este "caminho de luz" desde há uns 5 anos já, como se fosse um farol para a alma.
É também uma pessoa de quem gosto e respeito.

Anónimo disse...

E...se alguém lhe oferecer 1095 🌷 ... Isso é ...desenhar um jardim no seu ❤️.

:-)

Anónimo disse...

Não conheço pessoalmente o Padre TM. Só conheço pequenos apontamentos da sua escrita, que muito aprecio.
Há dois anos no Natal, encontrava-me de férias no Funchal, cruzei-me com ele (eu e as minhas amigas estavamos nas compras).Este olhou para mim/nós com muito carinho. E eu, por vergonhas não o cumprimentei e dizer que apreciava muito, o pouco que conhecia do seu trabalho.
VW

Anónimo disse...

Padre J Tolentino = Amor
"Se nada nos salva da morte,ao menos que o Amor nos salve da vida".
Pablo Neruda

Sara