sábado, 18 de abril de 2015

Opiniões e certezas


Há quem considere que quem emite opiniões tem, por norma, muitas certezas. Não é verdade. Muitas vezes pensamos sobre os assuntos e vamos progressivamente formando opiniões. As certezas são algo diferente. Quando muito, serão o resultado de termos formulado sucessivas opiniões e chegado a conclusões.
Eu, por exemplo, tenho muito poucas certezas. Mas as que tenho acompanham-me há muito tempo. Porém, sou opinativa, ou seja não me demito de ir tendo opiniões à medida que vou percebendo sobre os assuntos. E não me importo nada de mudar de opinião, se perceber que a que tinha havia resultado de defeito pessoal ou até, de carente informação, 
Muda-se tanta coisa ao longo da vida, que seria surpreendente não mudar de opinião. Se olhar para trás julgo poder dizer que me "enganei" várias vezes. Umas, porque era muito nova e pouco experiente. Outras, porque o campo de visão foi limitado por espartilhos pessoais. Outras, ainda, porque à época os elementos de que dispunha estavam longe de esgotar o assunto. 
Assim, sobre algumas áreas, seria surpreendente que, com esta idade, pensasse do mesmo modo como pensava quando tinha vinte anos. O que significa que, ao opinarmos, o fazemos num determinado contexto. Noutro contexto diferente, possivelmente a opinião seria distinta. É por tudo isto, que as certezas que tenho são muito limitadas!

HSC

6 comentários:

Fatyly disse...

A única certeza de todas as certezas que tenho é que um dia morrerei. Gosto de trocar ideias e já tantas vezes mudei de opinião porque estava errada. Não faço guerras com ninguém e por exemplo a nível político, falo do trabalho(?) do mesmo e jamais do "ser humano" que não conheço de todo, mas sempre na minha verdade sentida.

Um resto de bom sábado

Anónimo disse...

Pois então sou um louco,e,não me importo nada!...mas tenho uma certeza sobre si,é que é - FASCINANTE.

:-)

Miss Smile disse...

Penso que à medida que vamos ficando mais velhos o rol de certezas vai encolhendo. Pelo menos, é isso que acontece comigo. No entanto, guardo também um punhado delas que me servem de coordenadas neste mar agitado que é a vida. Sem elas, andaria à deriva. Quanto às opiniões, todos as temos, como é óbvio. Eu gosto de ouvir as suas pela inteligência, maturidade e bom senso que a caracterizam.

Anónimo disse...

A sua tese é bem melhor do que esta:«Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas». eheheheh

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...


Tenho poucas certezas, mas hoje tenho mais que há anos atrás. Todos, os dias questiono, creio que o ponto de interrogação mora comigo.

Carla