domingo, 15 de março de 2015

Modiano e o Nobel



Acabei hoje de ler o livro "Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier" do Nobel da literatura Patrick Modiano e, confesso-vos, a sua leitura foi um sacrifício. Felizmente o dia estava solar e eu tive a possibilidade de o terminar sentada numa bela esplanada, o que de certo modo compensou o desagrado que ele me deixou. A sua leitura demorou uma semana, o que em mim é raro quando uma obra me interessa.
É a terceira tentativa que faço com o autor e a sensação com que fico é sempre de insatisfação. Pelos temas e pela forma.
Conheço alguma coisa de literatura francesa. Posso não gostar de um livro por múltiplas razões, mas se ele for muito bem escrito, se o domínio da palavra conseguir cativar-me, por norma, cedo. Pode desagradar-me, mas sou capaz de lhe reconhecer o valor.
Quando penso na riqueza da França neste domínio pergunto-me como é que o Nobel foi dado a Modiano. A dificuldade, do meu ponto de vista, seria escolher entre os grandes, porque são muitos. Insuficiência minha decerto, mas este Nobel, que se me afigura obra menor, sabe-me a muito pouco...
Claro está que sou apenas uma leitora sem qualquer preparação para crítica literária. Acontece que os livros são feitos para os leitores e não para os críticos e por isso sinto-me no direito de dar uma opinião ao fim de três livros que considerei muito pouco interessantes!

HSC 

5 comentários:

Virginia disse...


Posso estar a dizer uma alacridade e a Helena que me desculpe, mas o mesmo me aconteceu com Saramago.

Isabel Mouzinho disse...

Gabo-lhe a paciência, Helena!
Quando um livro não me agrada, não insisto. Largo-o a meio sem qualquer problema, imaginando que outros, muito melhores, estão à minha espera e que, mesmo assim, não vou conseguir lê-los todos.

O facto de ter recebido o Nobel não quer dizer nada. Tirando algumas (raras) excepções, são sempre escritores menores que são galardoados. Por razões políticas, ou de marketing, ou não sei de quê...
(Veja-se o exemplo português).

Beijinho

Helena Sacadura Cabral disse...

Virgínia
Passa-se o mesmo comigo. Não gosto de Saramago pessoa - nada -mas gosto dos seus primeiros livros.
A partir do Ensaio sobre a Cegueira, deixei de o entender. Defeito meu, está visto, que não tenho capacidade para nobeis.
Já na economia me acontece um pouco o mesmo...

Anónimo disse...

Modiano ficou muitíssimo aquém das minhas expectativas. Não pelo Nobel, que pouco me interessa.

E, se me permite a pergunta, que pensa de Michel Houellebecq?

Obrigado.

Pedro Silva

Dalma disse...

Até ao fim só consegui ler o "Caín" que achei ilariante. Nas outras tentativas nem a meio fiquei!