terça-feira, 24 de março de 2015

Herberto Helder


Conheci tardiamente a sua poesia. Ainda bem, porque se tivesse acontecido mais cedo muito possivelmente pouco teria apreciado.
Era um poeta difícil. Obrigava a um esforço de adesão. Mas a experiência que tenho é de que essa reacção é apenas a do primeiro embate.
Ao que se diz, era um homem que, por opção, vivia solitariamente. Mas a sua imaginação ia muito para além dessa solidão, como mostra a sua obra. É um poeta que muitos consideram ao nível de Pessoa. Acabou de morrer!


HSC

5 comentários:

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Bom dia Drª Helena,
Também conheci a poesia de Herberto Hélder tardiamente. Cheguei a analisar alguns dos seus poemas no meu 10º ano de escolaridade, que frequentei também tardiamente, ou seja, numa idade madura. Nessa altura o professor de português que lecionou a disciplina, gostava muito da poesia deste autor (era literatura facultativa) mas…talvez por ser uma turma de adultos, quase todos já maduros, aquele professor (que por sinal era mais novo que muitos dos alunos), fez questão de nos proporcionar uma aula para analisar o modo como este poeta tratava as palavras. Apreciei a análise académica que me foi transmitida, talvez pelo modo apaixonado como o professor falava dele e da sua obra. Ao longo dos tempos tenho lido alguma coisa dele, mas concordo, era um poeta difícil. "Acabou de morrer!" Infelizmente partiu! Felizmente deixa obra feita...
Beijinho e tenha um bom dia
Maria M

Anónimo disse...

RIP

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 17:13
RIP?!
Não percebi!

Anónimo disse...

O coreógrafo Bob Wilson disse que quando alguém percebe integralmente uma obra, nesse momento a obra morre.

Não existe esse perigo relativamente à obra de Herberto Helder, um poeta maior, diferente de Fernando Pessoa, mas com igual grandeza.

Fernando Pessoa continua e continuará a ser descoberto e penso que o mesmo acontecerá a Herberto Helder.

Muitos pensam que 'sabem' quem é Pessoa (tem sido muito divulgado e pretensamente conhecido, logo 'assassinado') mas em geral, só sabem que é um poeta português célebre, como a Amália, o Eusébio, o Cristiano, mas da sua obra pouco sabem. Uma obra tão complexa como a de H Helder, só que muito mais famosa. O preço da fama...

H Helder escusou-se a entrevistas, a compactuar com os media, quis apenas deixar a sua obra. O preço da honestidade...

Li pela primeira vez H Helder, na minha juventud, o modo como usa as palavras tocou-me, tornou-se o meu poeta preferido. Mas tenho muito a descobrir dele. Há qq coisa de essencial em H Helder.

Vou talvez escrever 'uma heresia', mas Pessoa, o homem, nunca me entusiasmou. Já Helder, o homem, é um desconhecido.

Talvez poucos saibam que Daniel Oliveira, jornalista e político (Bloco Esquerda, Eixo do Mal, etc) é filho de H Helder.

Maria do Porto disse...

Penso que o que o " anónimo das 17,13h" quer dizer é "Rest In Peace"= RIP. Muito usado na Língua Inglesa.
Ou seja: Paz à sua alma!